Eles chegaram primeiro ou os pioneiros de Rondônia



Nestes momentos de importantes decisões políticas para o estado e para país, vamos falar de coisas sérias e que realmente tem importância para nossa história. Vamos falar do pioneirismo, em Rondônia.
Vez por outra nos vemos envolvidos na pergunta: quem foi ou quais foram os pioneiros de Rondônia e de nossas cidades rondonianas?
As respostas são as mais diferentes. Depende apenas de para onde voltamos nossos olhos. Lembrando que, em termos de história, mais do que saber quem foi o primeiro, é importante saber por que esse primeiro fez o que fez. Porque deixou suas terras e migrou?
Entretanto, enquanto não resolvemos o problema das causas, vamos pensar sobre os fatos.
O fato é que não sabemos quem pode ser considerado pioneiro. Vejamos por quê: para alguns Rondon e sua equipe são os principais pioneiros, com a instalação das linhas telegráficas, pois com isso se definiu o traçado para a posterior abertura da BR 364. Outros afirmam que no final do século XIX e começo do século XX ocorreu uma ação pioneira, desenvolvida por milhares de trabalhadores que construíram a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A maioria dos quais, a bem da verdade, nunca mais saiu da Amazônia, pois aqui ficaram enterrados. Alguns defendem a primazia das duas ondas de trabalhadores para os seringais, como pioneiros de Rondônia. Lembrando que um grupo ocupou o atual Acre, conquistando-o para o Brasil; depois vieram os soldados da borracha que, esquecidos pelo sistema, prestaram grandes serviços no processo de ocupação da região. A seu modo, também são pioneiros.
Séculos antes alguns bandeirantes haviam cruzado as brenhas amazônicas, passando por Rondônia. Primeiro de norte a sul (Francisco M. Palheta) e depois de sul a norte (Raposo Tavares): definindo territórios e procurando pedras preciosas. Também aqui, muitos morreram tentando.
Ao longo desses séculos, foram inúmeros os grupos que cruzaram estas brenhas. O objetivo era o mesmo: coletar riquezas tanto na forma das drogas do sertão como de pedras preciosas, como ouro, diamante, esmeralda ou prata.
Mas quem foi o primeiro?
É evidente que, se formos analisar cada uma das nossas cidades, teremos mais uma longa lista de colonos que, ao seu modo, "amansaram", a floresta, derrubando árvores e plantando cereais e capim. Mas isso só depois dos anos 1960, desenvolvendo o processo que instalou o que chamamos de civilização... Mesmo assim, e com tudo isso, a resposta permanece sendo esperada: quem foi o primeiro?
Uma primeira resposta pode ser esta: em se tratando da história de Rondônia não temos um primeiro ou um pioneiro. Na realidade foram inúmeros aventureiros, desbravadores, e colonos que ajudaram a abrir as portas para o atual estágio de desenvolvimento. Entretanto, isso também não apresenta uma resposta definitiva, pois sempre podemos retroceder por mais alguns anos, para antes do primeiro colono, antes do primeiro bandeirante. E procedendo assim, onde chegaríamos?
Ao período pré-colombiano.
Nos milhares de anos, antes da chegada do colono, branco. Nesse longo período quem vamos encontrar nas terras de Rondônia? Aqueles vários povos aos quais a linguagem dominante chamou de índios.
Quais foram esses povos? Também aqui não se tem resposta definitiva. Os pesquisadores não são unânimes ? nem poderia, pois a unanimidade mataria a ciência ? mas sabemos dos Cinta Larga, Caripunas, Caritianas Pacaás, Gaviões, Suruis, Araras, entre inúmeros outros. Ou aqueles povos que foram extintos no processo de oclonização.
Mas também se fala que por aqui andaram os Incas. Isso para falar apenas dos grupos com os quais os homens brancos mantiveram algum contato. Mas poderíamos mencionar, também, aqueles povos que nem chegamos a ter notícias sobre quem são, os quais apenas deixaram vestígios arqueológicos. Entre esses podemos lembrar as "oficinas líticas" como aquelas que estão sendo localizadas e estudadas pelo Dr Joaquim, do Laboratório Osvaldo Cruz, de Rolim de Moura.
O fato é que não sabemos quem foram os primeiros, mas sabemos, com certeza, que não foram os colonos ou aventureiros brancos. Os processos de ocupação e colonização do homem branco nestas nossas terras de Rondônia tem menos que 500 anos. Mas os povos pré-colombianos são milenares, na região.
Por isso podemos dizer, sem sobras de dúvidas, que antes da chegada dos primeiros brancos, aqueles a quem chamamos indistintamente de índios já estavam aqui e por todo o Brasil. Eles foram os que chegaram primeiro.

Neri de Paula Carneiro ? Mestre em Educação, Filósofo, Teólogo, Historiador.
Leia mais: ; ;
; ;
Autor: Neri P. Carneiro


Artigos Relacionados


O Milagre Da Br 364

Migrações Para Amazônia

A Cidade Inchou: Rondônia?

Das Lendas às Riquezas De Rondônia

Brasileiros Nas Terras De Galvez: De Quem Era O Acre?

Rondônia é Bela

Demarcação De Terras Indígenas Respeitando Os Preceitos Constitucionais.