Igualdade no Brasil



Igualdade no Brasil

O princípio da igualdade ou da isonomia é um princípio jurídico disposto pela Constituição da República Federativa do Brasil que diz que "todos são iguais perante a lei", independentemente da riqueza ou prestígio destes,sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, o princípio da isonomia trata-se de equilíbrio, de tratar desigualmente os desiguais, na medida de suas desigualdades, para evitar injustiças.
O princípio de igualdade, no entanto, não é adotado na prática para todas as pessoas, muitos são os que ainda passam fome e são abandonados, torturados, humilhados, explorados e violentados pelo mundo, os grupos vulneráveis, como as mulheres, crianças, negros, homossexuais e idosos, continuam sendo as maiores vítimas no Brasil.
No caso das mulheres, a tentativa é sempre de considerar o trabalho realizado fora da casa com uma extensão do seu papel de mãe. As se concentram em atividades consideradas tipicamente femininas como serviço domestico, professoras, enfermeiras, assistentes sociais.
A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, às vezes não porque querem, mas sim por não sobrarem alternativas.
Sabemos todos que vivemos num país marcado por profunda desigualdade social, fruto de persistente política oligárquica e da mais escandalosa concentração de renda, a solidariedade é, hoje, mais urgente do que nunca. Significa que todos somos responsáveis pelo bem comum, acreditamos que a transformação da sociedade começa com uma legislação que defenda os direitos à cidadania igualitária sem qualquer desvio e vá além dela, vá ao coração de cada cidadão na escola, nas universidades, no mercado de trabalho, nas ruas, na sociedade como um todo.


Autor: Jussara Araújo De Castro Tanouye


Artigos Relacionados


Crime, Sociedade E Etnia: O PrÍncÍpio Da Igualdade

Cotas Para Negros Nas Universidades: Boa Intenção Ou Racismo?

Foro Privilegiado E O Princípio Da Isonomia

ReflexÃo Acerca Da Isonomia No Direito Penal

Cota De Meia Para Idoso é Inconstitucional.

Crítica A Lei Maria Da Penha

Resumo: A Pobreza Dos Ricos