Percepção das Gravidas Sobre os Beneficios da Fisioterapia no PSF - Programa de Saúde da Família



RESUMO

SANTANA, Suely Maria. PERCEPÇÃO DAS GRÁVIDAS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA NO PSF - PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. João Pessoa, 2009. Monografia de graduação (Bacharelado em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ.

Nos últimos anos o setor saúde no Brasil tem vivenciado várias mudanças no que diz respeito à assistência prestada á população. Uma destas mudanças foi à implantação do Programa de Saúde da Família, o qual é composto por Unidades de Saúde de Família que têm como objetivo prestar cuidados no âmbito preventivo e curativo, visando à promoção de saúde. Este trabalho é realizado por meio de uma equipe multidisciplinar composta por vários profissionais, dentre eles o fisioterapeuta, que desenvolve assistência voltada para atividades domiciliares e grupos de atendimento formados, na sua maioria, por grávidas. Levando em considerações estas vertentes, o fisioterapeuta, na obstetrícia, auxilia a gestante a adaptar-se ás mudanças que ocorrem em seu corpo, visando diminuir os desconfortos e o estresse, preparando-a para o parto, sendo hoje um foco de muita relevância dentro da sociedade. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de campo, de abordagem quali-quantitativa, que buscou analisar a percepção das grávidas sobre os benefícios da Fisioterapia em Unidade de Saúde Família - USF, no município de Cabedelo - Pb. A amostra constou de 15 grávidas com idade de 18 a 38 anos, que estavam sendo atendidas pela fisioterapia da USF dos Jardins, no município de Cabedelo. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com questões objetivas e subjetivas que constavam das características sociodemográficas, clínicas, avaliação da dor e os benefícios da fisioterapia no período gestacional. Após a coleta, os dados foram analisados e transcritos para tabelas. Os resultados mostraram que as grávidas atendidas pela fisioterapia na USF relataram diminuição considerável de alguns desconfortos, em especial da dor e postura, onde 46% das grávidas avaliam o atendimento da fisioterapia como ótimo, trazendo assim benefícios para as mesmas, diante disso considera de grande importância a inclusão do fisioterapeuta no Programa de Saúde da Família podendo assim fornecer uma melhoria qualidade de vida. Portanto, conclui-se que as atividades preventivas, fazendo parte de um programa de exercícios e orientações foi eficaz sobre as dúvidas no período gestacional, favorecendo a diminuição da ocorrência e características desconfortos no período gestacional.
Palavras - Chave: Atenção Básica; Fisioterapia; Grávidas
Autor: Suely Maria Santana


Artigos Relacionados


Programa Saúde Da Familia Em Anápolis-goiás, Uma Análise á Sua Aplicação.

A Estratégia Saúde Da Família Na Promoção Da Saúde

Práticas Integradas Em Saúde Coletiva: Relato De Caso De Acompanhamento Interdisciplinar à Paciente Acometido Por Acidente Vascular Encefálico

A AtuaÇÃo Do Enfermeiro Na EducaÇÃo Em SaÚde Na Perspectiva De SaÚde Da FamÍlia.

PercepÇÃo Corporal Do Paciente VÍtima De Acidente

O Idoso No Contexto Da Atenção Básica à Saúde Do Município De Almadina-ba

Vivência De Adolescentes Diante Da Maternidade Precoce