O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCACIONAL






No livro didático a história é vista como algo pitoresco uma verdadeira epopéia de acontecimentos marcantes onde se reforça as ideias nele contidas, dogmatizando a história.
Através da analise de José Alberto Baldissera, podemos notar a limitação e omissão em quase todos os livros didáticos, os autores de tais acabam deixando lacunas com relação a ideias e fatos inesquecíveis e de ilustre contribuição para aprendizagem. A partir de tal hipótese podemos deparar com inúmeras problematizações apresentadas em diversos livros didáticos analisados.
Propriamente dito podemos citar como problemática: A dogmatização da história, omissão por parte dos autores que deixam lacunas com relação aos fatos e a própria periodização da história, tornando os conceitos insuficientes para se trabalhar e ter uma maior compreensão dos fatos ocorridos.
Outro ponto enfocado é a dificuldade de interpretação dos mapas, não podendo esquecer da análise dos diversos fatores dentro de um processo que não ocorreu pelo um único motivo ou fator que provocou a causa do mesmo. Não podemos esquecer de comentar também o mau uso das sínteses para a contextualização dos períodos históricos, contribuindo para a confusão de conceitos.
Na compreensão parcial pode-se entender que os livros didáticos, geralmente exageram no entulho de informações, algo sem abordagem, definição e classificação dos períodos e conceitos ficando claramente visível que pouco ou nada oportunizam a aprendizagem significativa. Resta-nós assim como professores esperar por um desenvolvimento ampliado na complexidade do livro didático, onde prismasse a eliminação das deficiências pedagógicas.


Autor: Dhiogo José Caetano


Artigos Relacionados


A Representação Da Cultura Negra Nos Livros Didáticos De História Da Modalidade Da Eja

O Livro Didático

Graves Erros De Conceitos Em Livros Didáticos De Ciência.

Resenha ExtraÍda Do Livro: Mapas Conceituais & Diagramas V

Graves Erros De Conceito Em Livros Didáticos De Ciência

Analise Do Livro Didático História Do Amazonas De Francisco Jorge Dos Santos.

Problema Da História