ADOLESCÊNCIA



ADOLESCÊNCIA





A adolescência caracteriza-se por profundas mudanças físicas que culminam com o alcance da maturidade sexual e da capacidade reprodutiva (puberdade), pela busca de uma identidade própria (quem sou eu?) que leva a uma crise psicológica (síndrome da adolescência normal) e pela definição do papel a ser desempenhado na sociedade (como devo agir?) determinado pelo ambiente. Essas modificações são vividas pelas pessoas de formas diferentes, mas encontram-se intimamente ligadas, cada aspecto influenciado e sendo influenciado pelos outros.

O inicio da adolescência, em nossa cultura, é frequentemente associado ao início das mudanças da puberdade, mas o seu final é difícil de ser definido, pois está relacionado ao assumir de funções e responsabilidades do individuo adulto, o que varia muito de acordo com os padrões culturais É considerada o período de transição entre a infância e a idade adulta ? Adolescer (em latim) significa crescer, desenvolver-se.
Para Knobel (, no livro Síndrome da Adolescência Normal), Você define biologicamente, socialmente, espiritualmente e psicologicamente um adolescente. Quando tem necessidade de se sentir mais forte., de intelectualizar e de fantasiar. Quando Tem crises religiosas. Tem deslocamento temporal,quando acham que não são os fatos que importam, mas nossa opinião sobre eles. Quando se tem a sensação de eternidade (seu amor é para sempre ? mesmo que dure um mês). Evolução sexual onde ocorre ás vezes, uma fase homossexual, mas que precisa ser ultrapassada. Atitude social reivindicatória (está sempre contra todas as opiniões, sempre contestando). É contraditório. No adolescente há uma alteração estrutural no cérebro. O que faz adolescente ser basicamente contraditório. Há uma grande separação dos pais ? que vão sendo substituídos pelos amigos, ídolos, música e tv. Há muita flutuação de humor. Knobel concluiu que não se atinge a maturidade antes de passar por um certo grau de "conduta patológica".
Izildo (Séc.II.a.c. ) dizia "que não vejo esperança para o futuro do nosso povo se ele depender da frívola mocidade de hoje...", isto mostra que o adolescente sempre foi visto com dificuldades pelos mais velhos, mas a adolescência deve ser reforçada positivamente, pois o adolescente precisa do reforço para se encaminhar, pois está num momento em que busca por si mesmo e por sua identidade.
Para os pais é um momento muito delicado para criar seus filhos, que adolesceram, por isso devem procurar meio termo em todas as conversas e regras. O adolescente vai contestar muito e isso gera conflitos, por isso o respeito mútuo, o dialogo e o amor são muito importantes, mas o limite também é necessário e o respeito a liberdade também. Nesse momento , será refletido na vida da família o que foi passado na infância, porque se na infância do individuo, os papeis foram indeterminados, não se sabia quem era quem, os limites fracos (muita semelhança entre o sim e o não), a comunicação equivocada ou deficiente (ninguém diz o que pensa, ninguém diz o que faz). Não ouvir, quem não é ouvido não é visto e como já disse Içami Tiba, . Quem convive com violência-surda, maneira agressiva no falar ou rótulos vexatórios ou depreciativos. Deixar o adolescente ficar em isolamento, pois nessa fase ele cria uma casca para se proteger, finge que nada está acontecendo e só mostra o exterior.Lazer individualizado, quando cada um faz o que quer sozinho e quando há ausência de espaço afetivo,pois muitas vezes este espaço é preenchido por coisas com sofrimento.
Todos esses comportamentos na criação da criação se refletirão na adolescência e trará conseqüências e talvez conflitos graves, nos mostrando que já devemos estar atentos na criação da criança, fase onde tudo pode ser mudado, melhorado, compreendido.
O potencial do adolescente é muito bom, desde que a gente não o estrague, pois nessa fase precisamos, além de muita paciência, muita atenção e muita informação, semear amor e sempre procurar reforçar a sua auto estima, valorizando o que ele faz.


BIBLIOGRAFIA;

A. Aberastury e M. KNOBEL, Síndrome da Adolescência Normal, Ed. Panorama do Desenvolvimento Psico-social (1981).

TIBA, Içami, Quem ama , educa ? SP ? Ed. Gente. 2002:

Autor: Tania Lucia Marques Pereira


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