PODER E CONFLITO NAS ORGANIZAÇÕES



1. INTRODUÇÃO

Ao abordar-se uma organização é importante a observação de critérios de divisão de tarefas, a distribuição da autoridade em seu meio e comportamento das pessoas diante de toda essa estrutura. Existem diferentes formas de estruturas organizacionais, algumas flexíveis, em constante redefinição, cujo o ambiente muda rapidamente, outras rígidas, mecânicas, com ambientes previsíveis e cujas tarefas são muito bem definidas e verticalizadas, partem de cima para baixo, é comum observar diferentes formas de poder e critérios de estabelecimento destes poderes, é comum também a ocorrência de conflitos entre os integrantes do grupo, podendo estes conflitos ser utilizados de forma positiva, fazendo com que se busquem, possíveis resoluções de problemas e proporcionando crescimento organizacional.

2. DESENVOLVIMENTO

Para compreender a amplitude do poder e dos conflitos relacionados ao poder é necessário que se saiba onde os mesmos estão inseridos. O poder e o conflito podem estar inseridos em diferentes organizações, conforme diz BERNARDES (1995), grupos formais são aqueles estruturados com metas co-orientadas, como no emprego ou na escola, já os grupos informais podem ser formados por membros de uma família e até um grupo de amigos, a razão pela qual existem diferentes grupos sociais é devido ao fato das pessoas perceberem que unidas atingem mais facilmente seus objetivos pessoais, devido a influência do meio, estes grupos são diferentes uns dos outros.
O poder e o conflito estão presentes em todos os tipos de organizações, estas duas fontes podem ser vivenciadas em sociedade, de acordo com os níveis hierárquicos e normas de submissão, estas organizações podem ser vistas como estruturas políticas, instrumentos de resolução de problemas ou sistemas socio-técnicos, onde as personalidades políticas desempenham papeis preponderantes os de tomar decisões. Neste cenário acontece a influência de fatores de personalidade e uso sensível de forças e limitações das pessoas em relação à tomada de decisões e distribuição de poder, melhorando a qualidade de vida dentro da organização.
De acordo com ROBBINS (2002, p. 342), "o poder se refere à capacidade que A tem para influenciar o comportamento de B, de maneira que B aja de acordo com a vontade de A.". O poder pode existir, mas não ser exercido. Ele é, portanto, uma capacidade ou potencial. Uma pessoa pode ter poder e não utilizá-lo. Existe uma diferença em relação aos termos poder e liderança. O primeiro não requer compatibilidade de objetivos, apenas a relação de dependência, já a liderança requer uma congruência entre os objetivos do líder e de seus liderados.
Segundo THOMAS, citado por McINTYRE (2007, p. 297) "o conflito é o processo que começa quando uma das partes percebe que a outra parte a afetou de forma negativa, ou que a irá afetar de igual forma." Esta definição possui três características: o conflito deve ser percebido, ou não haverá conflito; é necessário que exista uma interação, uma incompatibilidade entre as partes.
O conflito pode ser visto como uma fonte favorável, onde os mesmos influenciam os membros da organização a incrementar seus conhecimentos e habilidades e contribuir com processos inovadores, ou prejudiciais, provocando reações distintas, divergindo as metas e atrapalhando a busca pelos objetivos.
A visão de conflito passou a mudar a partir da segunda metade do século xx, hoje em dia a existência de conflitos indica a eficácia da organização, pois desde que bem geridos possibilitam a resolução de problemas através de um esforço conjunto, sendo um fenômeno incontornável, torna-se necessário a sua gestão e compreensão de modo a que as que as suas vantagens sejam aproveitados e os seus efeitos nefastos sejam diminuídos ou anulados.

3. CONCLUSÃO

A competição e a cooperação surgem da cultura da sociedade, pois desde criança os indivíduos disputam a atenção e prestígio dos pais com seus irmãos, mais tarde na escola são influenciados pelo poder de tirar as melhores notas e na fase adulta acostumados com essa rotina os mesmos continuam a disputa por política, esportes, profissão, mas tudo devido à esta colaboração cultural, essa disputa é desencadeada pelo poder, implícito na vida das pessoas desde muito cedo e presente por toda a vida, a principal finalidade do poder é manter o equilíbrio na organização, sendo necessário dentro de qualquer tipo de sociedade, uma cadeia hierárquica, que possa orientar os objetivos a serem alcançados e as atividades que precisam ser desempenhadas, mas a disputa pelo poder muitas vezes desenvolve conflitos que podem ser tanto contributivos como degradantes para a organização.
Os conflitos são construtivos quando melhoram a qualidade das decisões, estimulam a criatividade e inovação e encorajam interesses e a curiosidade entre membros de equipes, fornecem meios pelos quais os problemas podem ser manifestados, diminuindo tensões, e fomentam um ambiente de auto-avaliação e mudança, cabendo aos líderes e ao grupo aproveitar o surgimento dos conflitos de forma positiva.
Autor: Cléia Moraes


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