GESTÃO DE PRODUTOS: Tecnologia na escola



Altina Costa Magalhães

Cumprir a função social da escola nestes tempos de inserção das tecnologias em todos os setores da vida social é promover o avançar do educando dentro e fora do âmbito escolar, em todas as dimensões de sua vida. Atualmente este avanço acontece a partir da utilização das mídias no contexto educacional, no que se refere aos aspectos: administrativo e pedagógico. Este último por sua vez deverá ser pensado, planejado, projetado para suprir as necessidades do educando e de uma sociedade que está cada vez mais dinâmica, por conta do processo de globalização e assim deve envolver toda a comunidade escolar: gestores, professores, coordenadores, profissionais de apoio, família e especialmente os alunos que necessitam de uma educação que os qualifique para conhecer, analisar e transformar a realidade em que atuam. É preciso que se pense neste desafio, pois adequar a escola à nova ordem social é garantir aos seus partícipes uma educação qualitativamente superior a esta que vem sendo oferecida hoje em todos os aspectos.
Atualmente há de se considerar que as tecnologias midiáticas não servem apenas como instrumento de informação, pesquisa, digitação, comunicação on line, ou entretenimento, mas, principalmente ao propósito de educar, pois leva o internauta a buscar informações e transformá-las em conhecimentos, entretanto para isto as mídias devem ser utilizadas em uma perspectiva integradora que leve o aluno a comunicar-se com seus pares, a participar da busca de informações e sobretudo da produção de novos conhecimentos que proporcionem a descoberta do conhecimento científico, tecnológico e humanístico.
A escola pode e deve trabalhar no sentido de preparar seus alunos para tornarem-se cidadãos do ciberespaço, capazes de solucionar problemas, desenvolver projetos, e com sua capacidade crítica e criativa realizar inventos e produções artísticas, literárias, tornando-se produtores de conhecimentos que poderão ser publicado na rede mundial para que outros tenham acesso e assim possam produzir mais e mais informações e novos conhecimentos. Nestes moldes a escola estará caminhando para desenvolver cidadania plena no tocante ao desenvolvimento de inúmeras competências e habilidades inclusive de sonhar e lutar por justiça, igualdade, solidariedade e felicidade nesta sociedade tão carente destes valores.
Fazer a gestão de produtos no contexto escolar é adequar-se aos novos tempos e aos novos desafios driblando as dificuldades inerentes ao processo, transformando estas em potencialidades com o uso das ferramentas tecnológicas existentes na escola de forma criteriosa, organizada, atrativa, e inovadora.
Em se tratando de escola pública o desenrolar deste processo de utilização das mídias, ou seja, da gestão de produtos ainda anda a passos lentos. Na verdade, pelos questionários analisados percebe-se que há ainda muito que ser feito. É preciso que cada um que participa da comunidade escolar faça sua parte, mas é preciso que as políticas públicas voltadas para educação dêem mais prioridade ao assunto, investindo em equipamentos, manutenção dos já existentes, formação dos professores e outros profissionais da escola que possam ser inseridos neste contexto.
Autor: Altina Costa Magalhães


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