'a Guerra Suja' Argentina E A Guerra Das Malvinas



Em março de 1976, Isabelita Perón foi deposta por um golpe militar. O general Jorge Rafael Videla, assumiu o poder, fechou o Congresso dissolveu os partidos políticos e iniciou uma "guerra suja" contra os oposicionistas. Milhares de pessoas foram feitas prisioneiras, perseguidas, torturadas e assassinadas. Até 1983, ano do fim da ditadura desapareceram mais de 30 mil pessoas. As mães dos "desaparecidos", faziam semanalmente manifestações públicas na Plaza de Maio, no centro de Buenos Aires, exigindo esclarecimento sobre o paradeiro de seus filhos.

As Malvinas haviam sido ocupadas pelos ingleses em 1833, a marinha argentina já havia pensado na idéia de ocupar as ilhas em 1977, porém só com Leopoldo Galtieri é que a idéia foi retomada, então em 2 de abril de 1982, as Forças Armadas desembarcaram e ocuparam as Malvinas, vencendo a pequena resistência das tropas britânicas. A população argentina festejava a conquista, dezenas de pessoas se reuniram na Praça de Maio para comemorar a vitória sobre os britânicos, o governo atingiu seu objetivo, a população esqueceu os 30.000 desaparecidos. No dia 17 os britânicos estavam com suas tropas prontas para serem enviada para Falklands como era conhecida as Malvinas pelos ingleses.

A Argentina não conseguiu o apoio dos países latinos, tentou a intervenção do governo americano, através da Organização dos Estados Americanos, o que não aconteceu. Assim a Argentina buscou aliados impossíveis como União Soviética e Cuba. A Argentina acabou ficando sozinha, no dia 1 de Maio começaram os ataques aéreos as ilhas, a aviação Argentina bombardeou a frota britânica causando alguns danos em 24 de maio os ingleses desembarcaram e se estabeleceram no Porto de São Carlos, em 10 de junho Galtieri se dirigiu pela última vez junto a Praça de Maio, assim depois de 74 dias iniciado o conflito que acabou deixando mais de 700 mil mortos e quase 1300 feridos, da invasão mal sucedida Galtieri é obrigado a deixar o poder e o povo entende que o poder dos militares não foi usado como devia por ter entrado em uma batalha moderna da qual não estava preparado, voltando assim para as causas internas que não haviam sido modificadas e permaneciam as mesmas. O general Reynaldo Bignone assumiu a Presidência e iniciou as negociações para devolver o poder aos civis. Em dezembro de 1983, um civil Raul Alfonsín, da União Cívica Radical venceu as eleições presidenciais. Era o fim da ditadura.


Autor: Jéferson Mendes


Artigos Relacionados


Guerra Das Malvinas

Conflito Nas Malvinas

Guerra Do Paraguai

Liderança Feminina

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

As Pontuais Mudanças Trazidas Pela Lei 11.689/08 = Júri

Livro Denuncia Que Crianças Estão Sendo Mortas Em Rituais Satânicos .