EM BUSCA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ATRAVÉS DAS DIFERENÇAS PESSOAIS



ESTILOS DE APRENDIZAGEM: EM BUSCA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ATRAVÉS DAS DIFERENÇAS PESSOAIS

Andréia Félix Azarias
Andreza Maria Pelanda Scroccaro
Dyone Scroccaro? Jaqueline Zampoli Silva

INTRODUÇÃO: O projeto teve seu foco em atender as diferenças pessoais em seus estilos de aprendizagem: visual, auditivo e cinestésico contribuindo para a alfabetização e letramento. Modificando a prática pedagógica com diferentes estratégias em sala de aula, visando um redirecionamento para trabalhar com todos os alunos e atingindo os que necessitam de um trabalho diferenciado, contribuindo para a aquisição da alfabetização e letramento.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: O trabalho foi aplicado na turma do 3º ANO da tarde. O trabalho foi realizado contemplando os estilos de aprendizagem: visual, auditivo e tátil. Com isso elaboramos, adaptamos e criamos situações e atividades diferenciadas para a alfabetização como: leituras diárias, estimulando no estudante a criticidade e a criatividade, oportunizando momentos para expressar sentimentos e opiniões; análise não somente de algo escrito, mas também de algo ouvido, visto ou sentido; jogos pedagógicos para a autonomia das habilidades visual, auditiva e cinestésico; diferentes formas de movimentar-se corporalmente, seguindo ritmos diversos. Ao final do trabalho podemos observar os avanços na oralidade, leitura e escrita das crianças e junto com a alfabetização houve um aumento no interesse da leitura e escrita das crianças, através do uso e dos empréstimos dos livros e variedades literárias da biblioteca da escola.
CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através das atividades diárias, pode-se observar avanços em relação à alfabetização, nas produções textuais quanto ao enriquecimento de ideias, organização de parágrafos, uso de pontuação adequada e grafia correta das palavras. Durante o trabalho, os alunos mostraram enorme interesse e retorno pedagógico desenvolvendo a oralidade, leitura e escrita. Foi possível também melhorar o trabalho em grupo, tornaram-se mais independentes e tiveram mais segurança na realização das atividades.


Autor: Andréia Félix Azarias


Artigos Relacionados


Desenvolvendo Habilidades De Leitura: AtravÉs Do Mundo MÁgico Da Literatura

Letramento E AlfabetizaÇÃo

A Questão Do Letramento Na Alfabetização De Jovens E Adultos

Aprendizagens Escolares Mediantes A Alfabetização E O Letramento Digital

Os Fundamentos Da Prática De Ensino Da Alfabetização E Do Letramento Para Crianças De Seis Anos

AlfabetizaÇÃo Segundo Magda Soares

Alfabetização De Crianças De Baixa Renda No Ensino Fundamental