Biomedicina na prática



O estágio curricular supervisionado é um processo de aprendizagem indispensável para a formação integral do profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua carreira (NUBE, 2010). Neste período, o aluno tem a oportunidade de construir o conhecimento a partir da realidade do exercício prático, que proporciona o aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico durante sua formação acadêmica (BRASIL, 2002). No caso do curso de Biomedicina, o estágio supervisionado proporciona um período de exercício pré-profissional, sendo considerada uma atividade privilegiada do curso, pois permite ao aluno observar, analisar, discutir e colocar em prática as metodologias aprendidas durante a graduação, além de garantir um contato direto com pacientes e equipes de saúde, visando desenvolver um dos principais objetivos preconizado pelo SUS no Brasil, a humanização dos profissionais da saúde (BRASIL, 2010; CFBM, 2010).
O Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica José Santiago de Moura (CRDT), situado na Avenida Contorno, nº 2151, setor Norte Ferroviário ? Goiânia/GO, foi criado em 2001 (registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde ? CNES nº 2339242), por um convênio entre o município de Goiânia (Secretaria de Saúde) e o governo federal (Ministério da Saúde/SUS), sua gestão está sob comando municipal, sendo suas atividades financiadas pelo Fundo Municipal de Saúde. O local compreende uma área de 219,80 m2, divididos em quatro prédios espacialmente separados (A, B, C e D), sendo o bloco A destinado ao atendimento exclusivo de trabalhadores da prefeitura e os demais blocos ao atendimento do público em geral que são encaminhados de outras unidades de saúde para realizar exames e consultas médicas especializadas no CRDT.
O bloco A compreende o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), que desenvolve atividades referentes ao atendimento de trabalhadores da prefeitura que irão realizar o exame adimissional ou demissional, que sofreram acidentes de trabalho, incapacitação ou necessitam de retirar atestado de saúde.
O bloco B sedia o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), reinaugurado em 2009, este bloco destina-se ao atendimento de casos especiais encaminhados de outras unidades de saúde para tratamentos de periodontia, odontoradiologia, próteses dentárias e outros serviços relacionados à saúde bucal.
O bloco C compreende a maior área construída, abrigando os serviços de atendimento médico ambulatorial, farmácia, realização de exames clínicos e os gabinetes da administração e diretoria geral do CRDT. Este bloco é dividido por áreas, tais como (1) Serviço de atenção as pessoas ostomizadas, (2) Serviço de controle do tabagismo, (3) Serviço de atenção ao paciente com tuberculose, (4) Serviço de atenção ao paciente com hanseníase (ligado ao serviço de baciloscopia do laboratório), (5) Serviço de diagnóstico por imagem (ultrasonografia, mamografia e radiologia), (6) Serviço de diagnóstico por métodos grafico-dinâmicos (teste ergométrico, teste holter, exame eletroencefalográfico, exame eletrocardiográfico), (7) Serviço de endoscopia e colonoscopia, (8) Serviço ambulatorial (cardiologia, clínica médica, coloproctologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, infectologia, mastologia, neurologia, urologia) e (9) Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que é um ambulatório especial que recebe pacientes encaminhados de outras unidades de saúde para realização de exames clínicos e laboratoriais para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, este ambulatório é formado por uma equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, psicólogos e biomédicos) cujo objetivo tem por base a informação, detecção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis.
Por último, no bloco D, está localizado o laboratório municipal, local onde é realizado o estágio dos acadêmicos de biomedicina. O laboratório do CRDT conta com uma equipe de mais de 15 profissionais, divididos entre os cargos de auxiliar administrativo, auxiliar de laboratório, técnico de laboratório, biomédicos e médicos patologistas, que trabalham nas seções de coleta, recepção, digitação, separação, bioquímica, hematologia, imunologia, parasitologia, uranálise, citopatologia, baciloscopia e biossegurança.
Diariamente são realizados mais de duzentos exames laboratoriais, pois além de atender o público encaminhado diretamente ao CRDT, o laboratório recebe amostras biológicas de outras unidades de saúde (CIAMS) para realização dos exames da qual essas unidades não possuem estrutura ou kit. Para atender esta demanda, o laboratório possui equipamentos de última geração, automatizados e padronizados conforme especificações da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. O laboratório realiza mais de 60 diferentes exames, divididos dentro das áreas de Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Hormônios, Uroanálise, Parasitologia, Citopatologia e Baciloscopia.
O Laboratório também conta com um programa educativo continuado, recebendo estagiários de diversas instituições de ensino além da UFG, como a Pontifícia Universidade Católica e o Colégio Oswado Cruz.
Por essas características, o CRDT é considerado uma unidade de saúde avançada, que atende casos especiais encaminhados de outros serviços públicos de saúde, contando com uma equipe e estrutura especializada, principalmente em relação ao laboratório, proporcionando assim, um ótimo campo de estágio para os acadêmicos de biomedicina.
Autor: Ildefonso Alves Da Silva Junior


Artigos Relacionados


Os Reagentes De Laboratório Se Destacam Pela ótima Qualidade Na Realização De Diagnósticos

Tfd: Garantia De SaÚde PÚblica E De Qualidade Para Todos

Estrutura Laboratorial - Montagem

Farmácia Clínica

O Reconhecimento Dos Profissionais De Saúde Do Processo De Humanização No Atendimento Ao Público No Cotidiano De Um Hospital Geral De Grande Porte Em Goiânia

A Enfermagem Diante Da Mulher VÍtima De ViolÊncia DomÉstica

A AtualizaÇÃo Multidisciplinar Em Ambiente Hospitalar E O Aspecto Financeiro.