Produção de Material Pedagógico



No mundo contemporâneo -em transformação- as tecnologias digitais, significam o novo. A educação convencional aliada às informações tecnológicas resultará em informações diferentes, provocando mudanças no dia-a-dia da sala de aula. Se bem planejados os conteúdos convencionais, poderão ser trabalhados através de instrumentos tecnológicos variados, ganhando o aluno, com aulas diferentes, atraentes e interessantes.
Acho que não é necessário substituir o meio convencional pelo digital, os métodos de ensino serão eficazes juntos, na formação do indivíduo, despertando no aluno curiosidade, interesse e aprendizagem.
A Tecnologia digital torna o processo ilustrativo na educação mais atraente e mais contextualizado; ao longo dos anos as tecnologias vêm sendo acrescentadas ou substituídas dentro da educação, é inegável que o avanço tem que estar sempre presente, algumas tecnologias são auxiliares e outras são incorporadas em lugar de instrumentos que vão sendo abolidos no mundo moderno, como as fitas K7 ou a máquina de escrever.
As vantagens de se utilizar tecnologias digitais dizem respeito à funcionalidade, a velocidade de informação e a motivação dos alunos. O Professor necessita ter acesso à web para planejar e atualizar suas pesquisas, o aluno tem maior fonte de pesquisa com o advento da Web. Os vídeos, fotografias digitais acrescentam à educação, pois permitem ao aluno ter melhor qualidade na ilustração de pesquisas, divulgação de trabalhos e intercâmbio com aluno, professores e trabalhos realizados em locais distantes; livros digitais proporcionam ao aluno uma fonte de pesquisa dentro da mídia que lhe é mais atraente que é o computador; o aluno que diz não se interessar por leitura em livro pode usar o computador para fazer uma leitura e até mesmo tomar gosto por ela.
Naturalmente que tudo que se relaciona com utilização de novas tecnologias na educação necessitam de Planejamento para não correr o risco de apenas utilizar vídeos, filmes, web ou outro meio para cobrir tempo vago das aulas, sem conteúdo ou que se relacione com o conteúdo da disciplina.
O uso das tecnologias digitais é importante para que o processo de ensino e aprendizagem se torne ilustrativo e interessante, concordo que é fundamental o planejamento e o equilíbrio do uso para que o que é recurso não se torne o fator principal.
Até vejo com bons olhos os impactos provocados pelo uso das tecnologias, pois assim acredito que exijam análise, reflexão e uma constante organização quando ao trabalho a ser realizado utilizando-se a tecnologia em sala de aula. Sabemos que tudo que provoca incômodo, gera debates e os debates acerca das transformações tecnológicas no contexto escolar são sempre bem vindos neste cenário contemporâneo em que vemos cada vez mais necessário a revisão do papel da escola como intermediária na construção de um novo tempo, de novos pensadores, de novas ideologias e do desenvolvimento de novas competências e habilidades primordiais para o mundo moderno.
Diante das vantagens apresentadas no desenvolvimento de conteúdos, é necessário o uso das tecnologias digitais, sempre que for possível. O registro das atividades dos alunos, no decorrer do ano letivo, através das fotos, contribuirá para a sensibilização e informação dos fatos que fizeram ao longo do ano.
No mundo contemporâneo -em transformação- as tecnologias digitais, significam o novo. A educação convencional aliada às informações tecnológicas resultará em informações diferentes, provocando mudanças no dia-a-dia da sala de aula. Se bem planejados os conteúdos convencionais, poderão ser trabalhados através de instrumentos tecnológicos variados. É necessário substituir o meio convencional pelo digital, os métodos de ensino serão eficazes juntos, na formação do indivíduo, despertando no aluno curiosidade, interesse e aprendizagem.
O uso da tecnologia convencional com a digital no ensino, utilizada sem critério de forma instrumental pouco ou nada contribuirá para o aprendizado. Todos deveriam compreender as tecnologias digitais não como meros instrumentos, porém como uma nova forma de cultura e comunicação. Quanto ao professor o desafio está segundo Marco Silva, em modificar sua comunicação em sala de aula e na educação. Isso significa modificar sua autoria enquanto docente e inventar um novo modelo de educação.
A sala de aula deve mudar de seu jeito expositivo, comunicação unidirecional (o professor fala o aluno escuta) para uma forma de comunicação professor-aluno bidirecional, interativa, assim como o é a própria Internet. Professores e alunos são co-autores na criação do conhecimento. Devemos usar o potencial cognitivo e interativo das tecnologias de informação como recurso pedagógico e de divulgação de conhecimento na Era Digital.
"A tecnologia é um instrumento capaz de aumentar a motivação dos alunos, se a sua utilização estiver inserida num ambiente de aprendizagem desafiador. Não é por si só um elemento motivador. Se a proposta de trabalho não for interessante, os alunos rapidamente perdem a motivação. "(Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2001).
Utilizar tecnologias digitais no cotidiano escolar auxilia no aprendizado do aluno deixando as atividades inovadoras e otimizando o processo de ensino aprendizagem. Com o computador posso utilizar desde softwares educativos, simuladores e vídeos em que a execução leva à fascinação do aluno em relação a descobertas. A cada dia nossos alunos possuem um contato maior com estas tecnologias, então existe sim uma necessidade de nos organizarmos para buscarmos mudanças que sejam determinantes no aprendizado do aluno. O professor não pode deixar de registrar as atividades executadas em sala de aula, para posteriormente mostrar o trabalho realizado e as diversas diferenças que se faz no dia- dia escolar.
As habilidades e competências com o uso da Internet são diversas, depende do trabalho que se pretende realizar. Porém não devemos esquecer que nem sempre e nem todos possuem este recurso para apreciação e uso. Ainda estamos muito longe de sermos um país totalmente inserido na Globalização, fato este que os meios e recursos tecnológicos ainda se concentram nas mãos de poucos, até mesmo as escolas sofrem com o descaso do governo em não informatizá-las de acordo com o que deveria ser. Ainda estamos à mercê da própria sorte. Mas vejo a possibilidade de um crescimento educacional com os próprios meios que utilizamos. A exclusão social e digital é um dos fatores mais agravantes em nossa sociedade.
Vejo estas competências como as mais importantes na inserção digital, pois são fatores relevantes que fazem de nossa história um mundo de contrastes e disparidades entre o Norte e o Sul. Sendo um mundo capitalista as divergências sociais a cada dia aumentam as disparidades entre as classes sociais.
*Entender a globalização como um processo de interação cada vez mais efetiva do espaço geográfico mundial;
*Verificar como o desenvolvimento das telecomunicações e dos meios de transporte, impulsionado pela revolução tecnocientífica, tem promovido a integração do espaço geográfico;
*Perceber como os avanços tecnológicos alteraram o modo de vida de muitas pessoas;
*Verificar a diferença de acesso às tecnologias entre os países do mundo.
Hoje podemos perceber que há uma grande diferença entre os recursos recebidos nas escolas centrais em relação às escolas de periferia. As desigualdades são resultantes de uma massa da população excluída das ações do governo, não dando acesso a informação e as tecnologias exigidas pelo mercado de trabalho.
Resta a nós educadores lutarmos com nossas próprias armas, levar o conhecimento, a informação, a tecnologia a nossos alunos não deixando que os mesmos se tornem mais uma vez excluídos do sistema.
Posso concluir que neste período de estudo aprendi muito com a TICs. A utilização das disciplinas Computador em Sala de Aula, Produção de material Pedagógico, Educação por Internet Introdução a Informática, Técnicas e Métodos para o Uso da TICs em Sala Aula me fizeram rever muitos conceitos e aderir a outros. É impossível pensar nos dias de hoje em aprendizado sem o recurso do computador, desde que haja um bom planejamento, objetivos concretos para a formação de opiniões e melhor desempenho nas atividades propostas, isso sim faz a diferença em sala de aula.
Com os novos recursos aprendidos neste curso como: Webquest, Audacity, Inserção de vídeo no You Tube, Camtasia, Rádio Tan Tan, Construção de Vídeo,Blog dentre outros, proporcionou a mim grande desenvoltura no meu trabalho pedagógico e um grande crescimento profissional.


Referências bibliográficas:
http://geisanm.blogspot.com/2009_12_01_archive.html
www.ciplanconsultoria.com.br/.../ser_professor_em_meio_as_mudanças.doc
www.scribd.com/.../Volume-1-5-a-8-Serie
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=O+computador+na+sala+de+aula
http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm
http://webinsider.uol.com.br/2002/09/09/a-inteligencia-coletiva-segundo-pierre-levy/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_L%C3%A9vy
http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_a_dist%C3%A2ncia








Autor: Raquel Cristina Silva


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