Reflexão sobre Produção de Material Pedagógico
CEAD
PÓLO DE DURANDÉ
CURSO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO
PROFESSORA: ROSILANA APARECIDA DIAS BAESSO
TUTOR: GUSTAVO PASQUALINI DE SOUSA
ALUNO: ANINHA DAS MÃES SILVA EVANGELISTA
ATIVIDADE: ARTIGO DE OPINIÃO
Introdução
Este artigo baseia-se na reflexão sobre a produção de material pedagógico a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino fundamental.
Refletir sobre o porquê da utilização dos recursos tecnológicos, a importância do uso pedagógico das tecnologias é um trabalho que deve ser considerado como um recurso auxiliar na prática pedagógica. Sendo assim, é de fundamental importância o professor conhecer os benefícios metodológicos que as tecnologias trazem para trabalhar o conteúdo, através de atividades lúdicas, de um processo de desenvolvimento consciente e reflexivo do conhecimento, usando pedagogicamente esses recursos como uma perspectiva transformadora, significativa, criativa e inteligente para a aprendizagem.
È sabido que as mídias têm grande poder pedagógico, pois se utilizam de imagem. Sendo assim, torna-se cada vez mais necessário que a escola aproprie aos recursos tecnológicos, dinamizando o processo de aprendizagem.
Para que esse processo ocorra, é preciso que professor/aluno estejam presentes e atuantes, desencadeando o método de ensino em sala de aula, tornando-a um espaço de aprendizagens significativas.
A partir das concepções que os alunos têm sobre as tecnologias, é essencial que as instituições façam um envolvimento entre diretores, professores, pedagogos, supervisores e repense o processo ensino-aprendizagem no desenvolvimento educacional para elaborar, desenvolver e avaliar práticas que promovam uma disposição reflexiva sobre a importância dos conhecimentos e os usos tecnológicos promovendo uma aprendizagem qualitativa. Fazer esse envolvimento é um grande passo para a interatividade global, pois, é sabido que a tecnologia vem avançando e ocupando um espaço muito grande na sociedade contemporânea em termos de conversão.
Considerando esse recurso um grande propulsor de novos conhecimentos, a inserção das tecnologias em sala de aula deve ser acompanhada por uma metodologia adequada às necessidades dos alunos, utilizando-se deles de maneira significativa, questionando o objetivo que se pretende atingir, levando-se em consideração o lado positivo e as limitações que eles apresentam.
Desenvolvimento
As tecnologias ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. DEMO (2008), sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação, aponta: "Toda proposta que investe na introdução das TICs na escola só pode dar certo passando pelas mãos dos professores. O que transforma tecnologia em aprendizagem, não é a máquina, o programa eletrônico, o software, mas o professor, em especial em sua condição socrática."
A utilização das TICs no processo de ensino aprendizagem, a serviço dos currículos e em contexto de sala de aula é um tema muito interessante para ser discutido, favorecendo assim a integração dos alunos nas novas tecnologias pois as mídias têm grande poder pedagógico visto que se utilizam da imagem. Assim, torna-se cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos tecnológicos, dinamizando o processo de aprendizagem.
Tendo em vista as mudanças, que vêm sendo discutidas há algum tempo, em âmbito nacional e internacional, em fazer uma educação preocupada com as necessidades dos alunos, será apresentada algumas das Tecnologias de Informação e Comunicação TIC?s que podem e devem ser trabalhadas na sala de aula como forma de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e inserção do presente jovem na sociedade tecnológica.
Moodle, Webquest, Blog, etc. São alguns documentos que permitem a exploração, a construção e utilização de ferramentas de trabalho pedagógico importantes no processo ensino/aprendizagem. Eles servem como recurso, estratégias pedagógicas e pretendem partilhar experiências no âmbito da formação na utilização educativa na Internet.
"Os alunos por crescerem em uma sociedade permeada de recursos tecnológicos, são hábeis manipuladores da tecnologia e a dominam com maior rapidez e desenvoltura que seus professores. Mesmo os alunos pertencentes a camadas menos favorecidas têm contato com recursos tecnológicos na rua, na televisão, etc., e sua percepção sobre tais recursos é diferente da percepção de uma pessoa que cresceu numa época em que o convívio com a tecnologia era muito restrito". (ALMEIDA, 2000, p. 108)
Conclusão
As tecnologias estão, a cada dia, mais presentes em todos os ambientes. Na escola, professores e alunos já estão utilizando a TV, o vídeo, o DVD, o rádio, os computadores e a Internet na prática pedagógica, tornando o processo ensino-aprendizagem mais significativo. Portanto, as mudanças que vêem acontecendo, hoje, na educação são significativas para formarmos uma nova concepção do que seria desenvolver uma prática contextualizada.
Os objetivos e as atividades desenvolvidas foram apresentados como apoio ao desenvolvimento curricular, propondo a produção de conteúdos educativos em formato digital e a realização de atividades práticas por parte dos alunos e dos professores no processo de ensino e aprendizagem.
Na realidade, a idéia de fazer uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas é mais abrangente. O uso das mídias; impressa, áudio-visual e sonora trabalhadas de forma integrada vêem nortear a inserção dos envolvidos, quaisquer que sejam, no cenário atual, sociedade tecnológica, além de que viabiliza o processo educacional em âmbito escolar, na modalidade presencial e/ou à distância.
"Num mundo globalizado, que derruba barreiras de tempo e espaço, o acesso à tecnologia exige atitude crítica e inovadora, possibilitando o relacionamento com a sociedade como um todo. O desafio passa por criar e permitir uma nova ação docente na qual professor e alunos participam de um processo conjunto para aprender de forma criativa, dinâmica, encorajadora e que tenha como essência o diálogo e a descoberta. (BEHRENS, 2000, p. 77)
Diante dessa realidade, devemos fazer uso das tecnologias de informação e comunicação, nas quais viabilizem a inserção de ferramentas enquanto meio as nossas atividades curriculares, de forma que venham somar aos estudos até então abordados, no contexto pedagógico, e proporcionar aos aprendizes a liberdade responsável no uso das mídias implicando o aumento da autonomia e da responsabilidade.
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Paulo Nunes. Dinâmica Lúdica: Jogos pedagógicos para escolas de 1º e 2º graus. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2000.
BEHRENS, Marilda Aparecida, "Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente", em MORAN, José Manuel, Novas tecnologias e mediação pedagógica, Campinas: Papirus, 2000, p. 77.
DEMO, Pedro. TICs e educação, 2008 http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br.
Autor: Aninha Das Mães Silva Evangelista
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