OS ANOS JK - uma trajetória política



O filme traz uma abordagem a respeito da história do Brasil, com relação às eleições de JK, o nascimento de Brasília, o grande sucesso de Jânio Quadros que logo renuncia.
A produção cinematográfica trabalhada por Hélio Paulo Ferraz, inicialmente procura destacar as problemáticas e o contexto vivido na época; promovendo uma breve apresentação da crise política, o golpe militar, e a cassação dos direitos políticos de Juscelino Kubitschek.
O foco propriamente dito e a trajetória política de Juscelino Kubitschek, aquele conhecido como o "presidente bossa nova", popular entre os grandes números de artistas, que objetiva o aceleramento no desenvolvimento do País rumo a modernidade e a ocupação de destaque entre as potencias mundiais.
Podemos notar que o filme trabalha a trajetória de Juscelino, mas não deixa de fazer uma análise da sociedade na época como relação ao econômico, político, social e cultural; um movimento de confronto direto entre grupos distintos que busca o controle do poder.
O filme é um referencial bibliográfico que não só trabalha a trajetória de Juscelino, destacando também todos os processos históricos que se inicia ante dos anos 50 e que permanecem como um grande marco até hoje na contemporaneidade.
Afinal, podemos afirmar que o grande movimento político e populista de Juscelino Kubitscheck mudou o rumo e as estruturas da história brasileira.


Autor: Dhiogo José Caetano


Artigos Relacionados


Voto No Brasil

Presidentes Que Marcaram A História Do Brasil

O Brasileiro Lula é O Líder Mundial Da Time

O Poder Alucina E Mata!

Roteiro Do Filme Jango

50 Anos Da Campanha Da Legalidade

A Busca Pela Modernização Da Imprensa Brasileira