As novas medidas econômicas a serem adotadas no futuro governo Dilma e seus impactos na economia do Distrito Federal



O estágio econômico do Brasil atualmente é reflexo de ações tomadas no âmbito do Governo Lula pelos seus agentes, liderado pelo emérito Ministro da Fazenda Guido Mantega, e as síndromes de culpa impostas a vítima do momento: o câmbio. Este é um dos temas que a equipe de transição da Presidente eleita Dilma Rousseff confrontará para definir qual o rumo de política economia o Brasil adotará nos próximos quatro anos.

Matéria do jornal Valor Econômico no dia 11/10/2010, página A8, mostra que a política macroeconômica adotada pelo Governo Federal nos últimos 08 anos tornou-se contraditória ao ratificar nas urnas o que as pesquisas de opinião revelavam com a eleição da primeira mulher presidente do país. O título da matéria é o seguinte: "Mantega prevê juro menor em governo Dilma e defende corte de despesas". Se analisarmos a curva de juros desde o início do plano Real realmente teremos uma curva descendente devido a austeridade dos últimos 16 anos da política macroeconômica do estado brasileiro.

Mas, essa curva declinante não é suficiente devido à atual conjuntura econômica mundial. O mundo vive uma crise sistêmica de confiança, a americana, e fiscal, no caso da União Européia. A taxa de juros real nos Estados Unidos tende a zero e da Zona do Euro são menores que as praticadas no Brasil. Quando temos uma taxa de juros real maior dos que as operadas pelo resto do mundo, a propensão aos gastos governamentais diminui se o governo pratica uma política de austeridade e as contas públicas estejam equilibradas e não reflitam dicotomia, já que a taxa de juros é a fonte que financia o déficit do setor público e poderá corroer a economia com déficits gêmeos .

O Brasil é uma economia emergente e em tempos de crise os agentes econômicos que atuam com expectativas racionais aportarão recursos em papéis que lhe dão uma boa fonte de retorno. No caso não existe problema nessa lógica, desde que a poupança externa (que gera o déficit em transações correntes no Balanço de Pagamentos) financie o setor privado, do qual alocará esses recursos na ampliação de portfólios para novos projetos, pois poupança e investimento é a mesma moeda.

O governo sobrevive dos recursos promovidos pelo setor privado da economia. Para isso existem os tributos que são gerados pelas fontes de circulação de bens e mercadorias das empresas às famílias e da fonte de renda adquirida pelas famílias que ofertam sua mão de obra às empresas que giram a roda da economia. O que o governo promove neste circuito é eliminar aquilo que existe falhas, ou seja, na transição das mercadorias entre os agentes, promovendo obras de infraestrutura, por exemplo, para circulação dos bens.

Quando o governo é o propulsor maior do bem-estar econômico, ele transcorre em erro. Primeiro porque ele escolherá quem receberá a maior parcela de recursos, eliminando o bem-estar do outro. A melhora de um é a piora do outro. Segundo que ele onerará justamente o mecanismo que mais gera renda, ou seja, o setor produtivo, principalmente as indústrias.

Ao explanar as ideias acima, monta-se o mote das diretrizes econômicas macro que impactam diretamente no bem-estar econômico do Distrito Federal. A economia da capital federal é totalmente direcionada ao setor público. A maioria da população anseia um lugar ao "sol" e para isso maximizam seu bem-estar com a estabilidade prometida pelo agente econômico público: o estado.

Para mantermos uma máquina cara e ineficiente, como é o governo brasileiro, os agentes privados demandam tributos pesados que vá desde a folha de pagamento ao contratar um funcionário formal ao produto final que será ofertado nessa economia pelo setor produtivo. E não se pára por aí. As falhas de mercados não são respeitadas como descrevem os livros textos de finanças públicas. Até em mercados que tende a competição perfeita, eles não estão isentos de impostos e da máquina estatal pesada que iniba o equilíbrio de mercado promovido pela oferta e demanda.

O Distrito Federal apresenta, segundo o último Informativo Mensal da Federação das Indústrias do Distrito Federal, edição nº 81, de agosto de 2010, uma capacidade da indústria local ociosa na faixa de 67,55%. Portanto, o Distrito Federal pode crescer 32,45% em industrialização setorial, mas não atinge porque seu quadrilátero já é ocupado por mais de 2,4 milhões de habitantes, segundo estimativa do último Censo do IBGE, distribuídas em 5.783 km², correspondendo a uma densidade demográfica na ordem de 427 pessoas por km².

A maior indústria que cresce em Brasília é da construção civil que visa à diluição do déficit habitacional no DF, com lastros de recursos da Caixa Econômica Federal, 100% estatal, provida do Tesouro Nacional e de seus correntistas, a maioria servidor público e trabalhadores formais, aposentados e assistidos em programas do governo federal dependentes dos programas de seguridades e sociais. Mais uma vez o estado distorce a teoria de Welfare State (bem-estar).

Os maiores compradores da indústria da moradia é a classe média brasiliense, que em sua maioria é formada por servidores públicos das esferas federal e local, que imigram anualmente para o DF quando são contratados pelo estado, afetando o preço do m² das moradias existentes e especulando sobre os novos investimentos.

Os desafios das políticas econômicas em âmbito local não fogem da espera nacional, até porque Brasília é a Capital Federal. Agora não pode a macroeconomia influenciar tão negativamente a microeconomia local ao ponto de imaginarmos que uma bolha imobiliária afetará a economia local em futuro não tão distante como a maioria pensa e nem tão próximo como os pessimistas acreditam.
Autor: Sérgio Ricardo Da Silva Farias


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