Site ou posicionamento digital? Tá aí a questão
Transportando esse pensamento para o cenário real da internet, podemos identificar como nos apresentamos neste universo. Se nossa presença é significante ou não, pois não bastar estar presente, mas sim se fazer presente refletindo na direção do nosso alvo. Então aí iniciamos alguns questionamentos: O que é presença digital? É ter um site? Se eu tenho um site tenho presença digital?
Podemos dizer que é possível ter presença digital sem ter um site, assim como podemos ter um mega site e ter uma presença digital bastante insignificante. O termo presença digital, explorado na web 2.0, se define pela forma de relacionamento, contato e apresentação corporativa das empresas ou marcas na internet, diante dos seus públicos consumidores. Com a transformação cultural, as empresas já não têm mais o poder de decisão, não basta oferecer um site com informações estáticas ou um link de contato. Os clientes/consumidores buscam mais informações a partir das percepções de outros consumidores e das experiências relacionadas às marcas. Com isso, para que uma marca tenha presença digital é necessário que ela esteja onde o seu público está, estreitando o relacionamento, o contato e entregando mais do que o esperado por estes públicos.
Nesse universo temos como aliadas as redes sociais, grandes canais para desenvolvimento de estratégias de presença digital. Para isso, é importante conhecer e entender como cada uma funciona, para quem se destinam, de que forma os usuários interagem através delas e como a marca pode ser trabalhada em cada uma. Temos também as estratégias de posicionamento orgânico e links patrocinados, que podem ser trabalhadas através de conteúdos estratégicos para que sejamos encontrados e vistos através das "lunetas", as ferramentas de busca.
Os links patrocinados (anúncios publicitários que conduzem o internauta ao canal do anunciante) são importantes nas estratégias de presença digital, pois são mais uma forma de atrair e chamar a atenção dos consumidores para o site da empresa, podendo converter a visita em venda ou simplesmente no conhecimento do produto ou serviço. Esta estratégia pode ser usada dentro de um trabalho de SEO, que compreende a otimização de um site através do uso palavras chave em seus conteúdos, elevando o posicionamento orgânico em sites de busca e links patrocinados.
Para visualizar esse processo, podemos exemplificar da seguinte forma: se os produtos que você comercializa são artigos esportivos, e você se posiciona estrategicamente, marcando presença junto aos nichos de públicos interessados, atletas e esportistas, você estará gerando presença de marca, lembrança e reconhecimento. Além disso, se você oferecer mais do que produtos, oferecer também conteúdo relacionado às praticas esportivas, saúde e tudo mais, no momento que seus consumidores pegarem suas lunetas para encontrar as informações que buscam você será encontrado, brilhando mais que seus concorrentes.
Adequar as ações estratégicas à cultura do seu público alvo é o melhor negócio. Os resultados de uma boa consultoria em presença digital podem trazer presença positiva na web, alavancando confiança e, consequentemente, vendas. Para isso, algo importante é preciso saber, já não basta mais contratar um profissional de internet para o seu posicionamento e sim um profissional de negócios com foco em ações digitais.
Autor: Roberto Soares Costa - @Robertocosta
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