As Dimensões Da Autoridade Cristã



Texto Efésios 1-16:23

Título: As dimensões da autoridade cristã

Tema: As dimensões espantosas de autoridade espiritual do crente sobre o mal

"16. Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:

17. Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;

18. Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;

19. E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,

20. Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.

21. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;

22. E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,

23. Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos."

Introdução

Uma exegese da palavra "Poder";

"Em 1952, o Senhor Jesus Cristo me apareceu numa visão e falou comigo por mais ou menos uma hora e meia sobre o diabo,demônios e possessão demoníaca. No final daquela visão, um espírito maligno que parecia um macaquinho ou um duende correu entre mim e Jesus, espalhando alguma coisa parecida como fumaça ou nuvem escura. Então este demônio começou a pular, gritando com uma voz estridente: Iaqueti-iac, Iaqueti-iac, Iaqueti-iac. Eu não podia ver a Jesus, nem entender o que Ele dizia. (Durante todo o tempo dessa experiência, Jesus estava me ensinado alguma coisa.E se prestar atençãovocê encontrará resposta que para muitas coisas que têm perturbado.) Não podia compreender por que Jesus permitia ao demônio fazer tanta algazarra. Fiquei imaginando a razão por que Jesus não repreendeu o demônio para que eu pudesse ouvir o que Ele falava. Esperei algum tempo mas Jesus não tomou nenhuma atitude com relação ao demônio; Jesus ainda estava falando mas eu não podia entender uma palavra sequer do que dizia e eu precisava ouvir, porque Ele dava instruções referentes ao diabo, demônios e como exercer autoridade.

Pensei comigo mesmo: "Será que o Senhor não sabe que não estou ouvindo o que Ele queria que eu ouvisse"? Preciso ouvir isto. Estou perdendo!

Quase entrei em pânico. "Fiquei tão desesperado que gritei: No nome de Jesus, espírito tolo, te ordeno que pares". No mesmo instante que disse isso o demoniozinho caiu no chão como um saco de feijãoe a nuvem negra desapareceu. O demônio ficou ali no chão tremendo, choramingando e gemendo como um cachorrinho acoado. Nem olhava para mim. " Não somente cales a boca , mas saias daqui emNome de Jesus!" ordenei. Ele foi embora correndo.

O Senhor sabia exatamente o que estava na minha mente. Eu estava pensando: Por que Ele não fez nada? Porque Ele permitiu isso? "Jesus me olhou e me disse: Se você não tivesse tomado uma atitude a respeito, eu não poderia também".

O testemunho de Kenneth E. Hagin ( O Demônio com o Qual Jesus se recusou a lidar).

O texto bíblico acima é uma oração de Paulo expressa a nós, A edificação da Igreja, como seja osua Chamada, sua Herança, mas nos v.v. 19-23 expressa e procura levar os crentes a compreenderem o poder (autoridade) que lhes tem sido concedido.

O v.v. 23 contém uma frase de difícil compreensão mas de profundo significado, que afirma na realidade ser a Igreja o complemento de Cristo.

EX: Cabeça x Corpo

Noivo x Noiva

Nós somos as mãos e os pés do Senhor!!!

Isso não é para contradizer as declarações da bíblia de que Cristo é completamente Auto-suficiente, Todo-poderoso, Controlador de todas as coisas com seu poder e soberania, mas enfatiza o fato de que nós oscrentes temoso privilegio de executar o plano de Deus no mundo. Embora Cristo possa fazer todas as coisas.

1ª Mt. 28.18 "Toda autoridade me é dada no céu e na terra",mas imediatamente Ele a delega a igreja, e somente pode operar através da igreja, pois é a cabeça dela (ex: comando da cabeça sobre o corpo)

2ª Mc. 16.15-18 "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho...". "João F. Almeida Revista e Atualizadas"" hão de acompanhar".

O 1º Sinal que ele disse: "Expulsarão demônios", isso significa que em nome de Jesus exerceremos autoridade sobre o diabo!

3ª Cl . 1.13 " Aquele que nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino de seu Filho do seu amor...( outra tradução diz: "libertou do (poder= autoridade) das trevas") portanto se estamos livres do poder das trevas, temos o direito de falar a ela, dar-lhe ordens!

4ª Tg.4.7 " Resiste ao daibo e ele fugirá de vós"( o sujeito do verbo "resistir" é "vós")

Significado da palavra fugir (Fugir aterrorizado)

Se não fosse para o crente ter autoridade sobre o diabo a bíblia não daria nenhuma orientação a esse respeito.

- Autoridade sobre o diabo x Autoridade sobre a vontade humana.

5ª 1ª Pe 5.8-9 "Sede sobrios: vigiai; porque o diabo vosso adversário, anda ao derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" "ao qual resisti firmis na fé, sabendo que ..."

Pedro ao escrever esta carta não disse aos irmão segundo o que tinha ouvido de que Paulo estava curando enfermos e expulsando demônios com seus lenços, então que eles comprassem os lenços e aventais, mas que eles tinham ao seu alcance o mesmo poder que estava disponível para ele Pedro e Paulo.

Conclusão

Jesus acrescentou: Ais estão às provas, e isto estabelece o fato de que crente tem autoridade sobre a terra, pois foi delegada por Jesus, e se você não fizer alguma coisa nada será feito. E assim que entendemos o porquê de muitos acontecimentos, pois nós permitimos acontecer. Desconhecendo a autoridade que temos, ou não descobrimos ainda, ou simplesmente não a utilizando.

Um exemplo que gosto muito de utilizar é o de um patrulheiro que com toda sua fragilidade se posiciona frente a frente de grandes veículos sinalizando para que parem, e estes imediata obedecem, embora sendo muito maiores e mais fortes, mas por estar o patrulheiro investido de uma autoridade do estado, o veiculo para imediatamente. Quão maior então não é a autoridade do Senhor Jesus investida em nós.


Autor: José Cardoso


Artigos Relacionados


As Dimensões Da Autoridade Cristã

Eu Jamais Entenderei

O Salmo 23 Explicitado

Nossa Literatura

Tudo Qua Há De Bom Nessa Vida...

Vida(s)

Pra Lhe Ter...