EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRIVILÉGIO DE POUCOS



EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PRIVILÉGIO DE POUCOS
Por Rodrigo Dallacosta
24/11/2010


A educação ambiental, matéria interdisciplinar aplicada nas escolas publica e privadas do BRASIL, vem nessa ultima década, aquecendo seus motores e dando os primeiros passos para despertar a sociedade, da importância de sua existência e da necessidade de se tornar obrigatória como disciplina escolar. O meio ambiente sofreu e está sofrendo sérios problemas provocados pela falta de conscientização humana, especialmente pela falta de uma consciência e educação ambiental, que deviria ser formada no homem desde sua infância. O retardo dessa conscientização citada acima, deixou um enorme rastro de destruição na natureza, que o homem deve preocupar-se em amenizar seus efeitos e recuperar o tempo perdido, investindo pesado nesse século em educação ambiental para os jovens de todo o mundo, especialmente aqui no Brasil, pois somos detentores de enormes riquezas naturais, que temos por obrigação preserva-la e utiliza-la de forma sustentável, garantindo assim o futuro das próximas gerações.

O ser humano deve apreender desde cedo, que ele é parte inseparável do meio ambiente, e que jamais vai conseguir viver sem ele, e que não existe nenhum tipo de tecnologia para substituí-lo. Muitas pessoas possuem plena consciência disso, o grande problema é que o despertar da consciência ecologia ou ambiental, geralmente se forma na sociedade tardiamente, principalmente no BRASIL, privilegiando poucas pessoas e privando muitas outras do acesso ao conhecimento ambiental, e isso, se faz por meio de faculdades e cursos técnicos e profissionalizantes, onde a consciência de preservação do nosso meio ambiente deveria ser introduzida nos jovens e crianças já nos seus primeiros contatos com a educação.

Qual seriam os resultados para a natureza e o meio ambiente da introdução da disciplina educação ambiental, como matéria obrigatória da grade curricular, assim como matemática ou língua portuguesa,já nos primeiros anos de vida de uma pessoa? Talvez os melhores possíveis, e conseguiríamos obter grandes mudanças no comportamento das pessoas, principalmente no que diz respeito ao consumismo, responsável por muitos problemas ambientais deste século, considerado vilão em primeiro grau da natureza, por forçar as pessoas a comprar sem uma real necessidade de possuir algum tipo de produto ou serviço. E para concluir, destaco que considero a educação ambiental em nosso país, um privilégio de poucas pessoas, aquelas que por interesse ou pura necessidade buscam essa formação de consciência ambiental em universidades e cursos, que realmente são uma minoria em nosso BRASIL.
[email protected]

Autor: Rodrigo Dallacosta


Artigos Relacionados


Consumismo NÃo É Consumo

A Importância Da Educação Ambiental No Canteiro De Obras

Educação Ambiental

Sustentabilidade

EducaÇÃo Ambiental Direcionada Para O Lixo Do Âmbito Escolar

Programa De EducaÇÃo Ambiental (pea)

EstratÉgias E Subsidios Para A SensibilizaÇÃo Da Sociedade Para O Uso Racional Da Água