Regente Paulo Jorge Moreira



REGENTE

Paulo Jorge Moreira, natural de Jaguaruana - Ceará veio de uma família que morava na zona rural, agricultora e tinha uma vida tranqüila na roça junto com seus 10 irmãos. Aos 10 anos mudou-se para a cidade para começar seus estudos.
Foi na escola Gerardo Correa Lima em Jaguaruana, que surgiu a proposta para a formação de uma Banda da Escola. No primeiro momento não teve interesse em ingressar na vida musical. Dois meses depois, a Banda fez uma apresentação no pátio da escola e assim despertou a sua curiosidade pela música. Com a explicação que recebeu sobre o saxofone de um colega de classe, integrante da Banda, o interesse de Paulo Jorge aflorou a ponto de se interessar para fazer sua inscrição na Banda da Escola.
Em 1991, Paulo Jorge ingressou na Banda aos 19 anos como ouvinte, pois não havia instrumentos suficientes para os novos alunos. No entanto, com a saída de um integrante da bancada de saxofone Paulo assume a vaga.
As aulas com o Maestro da Banda Eduardo Costa se resumiam no desenvolvimento técnico para a execução de instrumentos, com o objetivo de fazer a Banda tocar o mais rápido possível, dessa maneira os alunos tinham que superar as dificuldades de execução o que poderia deixar certas lacunas em etapas para uma educação musical consistente.
A experiência vivida por Paulo Jorge não se difere das muitas encontradas em pessoas que costumam participar de Bandas de música. Em vista disso se poderia refletir sobre uma concepção diferenciada de educação musical. A qual defendida por estudiosos como Swanwick, vai além da prática de tocar um instrumento.

"concepção de educação musical como uma forma de estudos culturais ou reforço social tende a resultar num currículo muito diferente daquele que identifica a música como uma forma de discurso. O ensino musical, então, torna-se não uma questão de simplesmente transmitir a cultura, mas algo como um comprometimento com as tradições em um caminho vivo e criativo, em uma rede de conversações que possui muitos sotaques diferentes. Nessa conversação, todos nós temos uma "voz" musical e também ouvimos as "vozes" musicais de nossos alunos." (SWANWICK, 2003).

Swanwick revela uma preocupação com a prática musical dinâmica - caminho vivo e criativo - que respeita o conhecimento tanto de quem ministra como de quem observa, no entanto se a aula resume-se em apenas tocar determinado repertório as dificuldades para se entender outra concepção são ainda maiores. No relato do regente Paulo Jorge as aulas possuíam o seguinte caráter: divisão de compassos, observação de rítmo mais complexo, e o restante o aluno era encarregado de desvendar os símbolos musicais e executá-los.
Essa foi à formação musical adquirida por Paulo Jorge no Ceará. Segundo seu relato, a cidade de Jaguaruana não disponibilizava de cursos de qualificação musical. Também o regente constatou as dificuldades para seguir carreira musical e receber da música seu sustento. Isso o influenciou a interromper a carreira por alguns anos para trabalhar em outra cidade com vendas.
No ano de 1998, a convite de Flávio Jardelino que também era da mesma Banda da cidade de Jaguaruana, Paulo Jorge foi convidado para ser monitor de Banda e copista na cidade de Altamira no Pará. Decidiu então ir para Altamira para ajudar na formação da Banda Municipal da cidade. Como a Banda de Altamira pertencia ao projeto de interiorização da Fundação Carlos Gomes, representantes da mesma foram a Altamira e ministraram um Curso de Educação Musical ? Iniciação a Banda de Música - e ao final do Curso Paulo Jorge foi avaliado e aprovado, ficando apto a atuar como Monitor de Banda, recebendo assim seu primeiro certificado na área musical fornecido pela Fundação Carlos Gomes.
No final do ano de 1998, em uma apresentação onde secretários de Educação da região da transamazônica estavam presentes, a Secretária de Educação do Município de Uruará Elvira Comerlato, convidou o regente da Banda de Altamira Flávio Jardelino para iniciar um trabalho com flauta-doce no Município de Uruará. Como Flávio já era contratado no Município de Altamira, não podia ficar muitos dias em Uruará, então Paulo Jorge assumiu o cargo de regente da Banda Municipal de Uruará em janeiro de 1999.

"...na chegada em Uruará encontrei um Prefeito que era músico e que tinha todas as intenções de fazer um bom o trabalho junto com a Secretária de Educação, e como o ensino musical era novidade no município a procura era grande, infelizmente não tinha como atender a todos por questão de seleção por meio de aptidão musical, tinha também um pequeno efetivo instrumental de sopro com o qual comecei os primeiros ensaios, e para isso foi oferecida uma pequena sala na própria Secretaria de Educação para eu poder trabalhar." (Paulo Jorge, Anexo - E).

Como já tinha trabalhado em Altamira com formação de Banda, Paulo Jorge consegue ter o domínio básico dos instrumentos que a futura Banda possuía. Levou com ele as primeiras peças coletivas para instrumentos de sopro.

"Não tivemos monitores que viessem trabalhar exclusivamente em cada naipe, mas em Altamira eu aprendi a conhecer todas as texturas dos instrumentos, as posições e comecei a soprar diferentes instrumentos por necessidade, então eu consegui dar o primeiro pontapé, claro que chegava a certo ponto que já não tinha mais o que fazer pelo aluno mais sabia como orientar o aluno a chegar a um patamar maior." (Paulo Jorge, Anexo E)
Em Uruará, Paulo Jorge teve a oportunidade de ir a Belém por meio da Fundação Carlos Gomes junto com o Projeto de Interiorização e se qualificar com os Cursos de: Formação de Bandas, Formação de Monitores, Canto Coral, Flauta doce e 2 Cursos de Regência com o Trompetista e Maestro Barry Ford. Também o Regente Paulo Jorge foi aprovado no Concurso Municipal de Uruará - 2010 para Regente de Banda. O que se pode dizer é seu interesse em permanecer no Município objetiva dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado a quase 12 anos com a Banda de Música, e os ensinos de flauta doce, violão e teclado.

Autor: Lucas Correia Lima


Artigos Relacionados


Banda Municipal De Uruará

A História Do Green Day

A História Da Banda Pitty

A História Da Banda Jeito Moleque

A História Do Jota Quest

O Reggae Roots Da Tribo De Jah

A História Da Banda Levanoiz