"SATISFAÇÃO DO SEU CLIENTE"



"SATISFAÇÃO DO SEU CLIENTE"

Os clientes das construtoras e incorporadoras no momento da compra do imóvel agem com extrema emoção, ao ver seu sonho realizado. Neste caso a emoção assume praticamente todo o controle do comportamento humano.

Mas não podemos esquecer que estamos falando de administração e negócios, então vamos pensar da seguinte forma:

1 ? Arquitetos e Engenheiros fizeram a sua parte, que é: ENCANTAR os clientes;
2 ? Equipes de vendas também fizeram a sua parte, que é: EMOCIONAR os clientes;
3 ? Alguém tem que fazer a finalização que é: FIDELIZAR estes clientes.


FIDELIZAR CLIENTES

Fidelizar os clientes é uma estratégia obrigatória para as empresas em qualquer área nesta era de globalização. Você tem certeza que seus concorrentes estão sempre pensando em fazer algo diferente para conquistar novos clientes e permanecer com os atuais? Não seria ótimo ter clientes leias e que permanecesse fiel a sua empresa mesmo em tempos difíceis?

Quando utilizamos serviços de um médico, advogado ou uma oficina mecânica, e fomos bem tratados, e a prestação dos serviços foi excelente, sentimo-nos bem. E quando estes profissionais nos retornam, para saber como estamos, e qual o grau da nossa satisfação. Isso não tem preço. De imediato indicamos aos amigos.

Prestar serviços de qualidade aos clientes deve ser prioridade em qualquer segmento, e a tendência destes clientes é continuar com essas empresas. A satisfação do cliente lhe trará recompensas. Desta forma ira fidelizar os clientes atuais e trará novos.

TODOS GOSTAM DE SER BEM TRATADOS ? CREDIBILIDADE SE CONQUISTA

Devido à grande competitividade no mercado, algumas empresas trabalham com o sistema CRM (Customer Relationship Management) que significa o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Os sistemas de CRM é uma ferramenta importante e continua em evolução com tecnologias constantes. Um processo de CRM trará grandes benefícios para a empresa na gestão de relacionamento com o cliente, se for utilizado de forma correta. Caso contrario poderá causar o chamado efeito dominó, causando grandes perdas para a organização.

A velocidade do comentário via internet de um cliente, sobre um produto ou serviço seja positiva ou negativa pode ser instantâneo. Podendo até definir o fracasso ou o sucesso de uma marca (produto, serviço, empresa).

Para garantir o atendimento de qualidade aos clientes, as empresas têm que investir constantemente na capacitação e treinamento profissional, dos seus colaboradores. A equipe de CRM tem que ter um cronograma de treinamentos, palestras, cursos e workshop, o ideal é a cada quatro meses, e com possibilidades destas reciclagens serem em ambiente externo ao local de trabalho. Os treinamentos devem ser divididos entre integração e operacional.

Algumas empresas terceirizam a central de relacionamento, outras as centrais estão localizadas distantes da sede da empresa, e quando é os dois casos fica ainda pior.

DESVANTAGENS DAS CENTRAIS TERCEIRIZADAS

Trabalham com uma diversidade de produtos, e pode não dar a atenção merecida ao seu cliente e ao seu produto. O colaborador (atendente) que esta tratando direto com o seu cliente, muitas vezes podem não estar tecnicamente preparado, recebeu apenas um rápido treinamento, e o colocaram na linha de frente. Objetivando a redução de seus custos, a contratada pode dar treinamento falho aos funcionários, neste caso a empresa perde parte de seu controle sobre a qualificação dos funcionários, também pode utilizar empregados com baixos salários e, por conseguinte, de baixa qualidade profissional. Os terceirizados não apresentam lealdade com a organização, podem apresentar elevados índices de rotatividade o que inviabiliza qualquer programa de treinamento implantado.


VANTAGENS DAS CENTRAIS TERCEIRIZADAS

A empresa reduz seus problemas administrativos e de pessoal, reduz a carga sobre seu departamento de pessoal, e alivia as responsabilidades paralelas à folha de pagamento. Transfere para a contratada a responsabilidade de supervisionar a equipe. A contratada é capaz de substituir ou fornecer funcionários extras em curto espaço de tempo, quando necessário e assume os riscos da responsabilidade civil.

É BOM LEMBRAR QUE SE ALGO DER ERRADO, ALGUÉM VAI TER QUE SE EXPLICAR.



ANALISE SWOT

Ambiente Interno>>>>>Pontos Fortes>>>>>>Nosso Produto é de Qualidade
Ambiente Interno>>>>>Pontos Fracos>>>>> Nosso CRM e Outros Departºs

Ambiente Externo>>>>>Oportunidades>>>>>>Clientes Atuais / Novos Ambiente Externo>>>>> Ameaças>>>>>>>>>>Concorrência no Mercado


GESTÃO DE ESTRATÉGIAS

1 ? Desenvolver nos membros das equipes maior interesse pela organização;

2 ? Permitir uma visão clara do negocio, frente aos colaboradores;

3 ? Canalizar os esforços na conquista de objetivos;

4 ? Ordenar as prioridades (estudo de tempo);

5 ? Contribuir para a motivação geral e estimular a cooperação entre departamentos;

6 ? Oferecer vantagens frente aos seus concorrentes.


GUT

Gravidade = Representa perigo para a organização;
Urgência = Ordem lógica das prioridades;
Tendências = O que se torna mais grave.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

A) Estratégico = Objetivos a longo prazo;
B) Tático = Objetivos a médio prazo;
C) Operacional = Objetivos a curto prazo;
D) Técnico = No momento das necessidades;
E) Supervisão = Monitoração, Avaliação e Controle.


DEPARTAMENTO DE QUALIDADE / PÓS-VENDAS

São departamentos distintos, mas podem trabalhar em conjunto. O setor de qualidade e o de pós-vendas busca a excelência na satisfação do cliente. Muitas organizações têm seu foco direcionado para atrair novos clientes, e a preocupação é concentrada toda na pré-venda, e esquecem-se da retenção de clientes existentes e deixam de construir um solido e sustentável relacionamento na pós-venda.

A administração do relacionamento com os clientes é uma ferramenta que a empresa vai adquirir vantagens competitivas no mercado, diante da concorrência. O Objetivo é fidelizar este cliente, através da confiança e credibilidade, e ele ira sentir a sensação de segurança transmitida pela empresa. Este deve ser um processo solido e continuo de toda a empresa.


SIMULAÇÃO

Em alguns casos o cliente faz contato com a central, para tirar duvidas ou efetuar uma reclamação. Vamos dizer que neste caso a reclamação, é que o boleto foi gerado errado, e quem gerou este boleto foi o setor financeiro. Esta será a primeira frase do atendente.

? Discutir com o cliente vai resolver? Se o erro é da empresa. Quem esta perdendo é a empresa, que deixou de creditar valores em sua conta, e seu cliente ficou estressado.

? O que vai acontecer? Neste caso o atendente vai informar via correio eletrônico o setor financeiro para gerar outro boleto. E com certeza este cliente não indicara esta empresa a um amigo, e pior a sua próxima compra será com a concorrente.


SIMULAÇÃO COM A GESTÃO ESTRATÉGICA

O atendente recebeu a informação do cliente, e com uma postura cordial, ouviu a reclamação e informou ao mesmo quais seriam as ações a serem seguidas. Em seguida informou o setor financeiro, e também os demais setores de qualidade e pós-vendas. E estes terão a incumbência de verificar se o cliente recebeu o novo boleto, e quando efetuou o pagamento e se necessita de algo mais. Este contato tem que ser de uma forma mais humana, afinal o cliente estava disposto a pagar em dia, e ele está certo.

Toda venda efetuada uma copia da documentação deste novo cliente, deve ser encaminhada para o departamento de qualidade / pós-vendas, esta equipe estará encarregada de contatar e verificar as necessidades e o grau de satisfação deste cliente.

FERRAMENTAS QUE DEVEM SER UTILIZADAS

Fale Conosco (SAC), 0800, CRM, Pesquisa de Satisfação, Ouvidoria, Cliente oculto.


CLIENTE OCULTO

É a contratação de consultoria especializada, ou setor de qualidade, que entrara em contato como possíveis clientes em potencial. Eles avaliam constantemente a qualidade no atendimento e a qualidade dos serviços e produtos diante de situações difíceis.

Todas as ferramentas são importantes. O setor responsável pela solução do problema tem que ter total autonomia.

O importante não é só a ferramenta e o setor responsável pela solução, é a estratégia de resposta ao seu cliente.

É constatado que profissionais em diversas áreas, qualificados e bem remunerados exercem suas atividades com rendimentos satisfatórios em qualquer segmento.

Desta forma você poderá ENCANTAR, EMOCIONAR E FIDELIZAR o seu cliente.

Autor: Nunes, Nivaldo


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