EDUCAÇÃO ESPECIAL
Pretende-se que a sala de recurso multifuncional seja um ambiente democrático e preparado para receber os alunos, ela está em fase de ajustes, e conta atualmente com 18 alunos que participam individualmente ou em grupos de atividades elaboradas exclusivamente para suprir suas necessidades de aprendizagem percebidas em suas turmas regulares.
O foco específico dessa sala é o atendimento psicopedagógico especial, promovendo o acompanhamento de alunos em seu desenvolvimento escolar. A escola esta promovendo a inclusão dos alunos "especiais" dando-lhes oportunidades de integração social e educativa. As ações envolvem a conscientização de pais, alunos, professores, gestores e toda a comunidade fora o eixo escolar, com o objetivo de quebrar preconceitos e informações distorcidas sobre o assunto.
A integração é um processo dinâmico de participação das pessoas num contexto de relações, o que determina a sua interação com os diversos grupos sociais. Integração implica reciprocidade. Sob o enfoque escolar, é um processo gradual e dinâmico que pode adotar formas diferentes de acordo com as necessidades e habilidades dos alunos.
Autor: Milvane Gomes
Artigos Relacionados
Escola Inclusiva: Direito De Todos
InclusÃo No EspaÇo Escolar Abordado Por Culturas Institucionais E PrÁtica PedagÓgica.
Alunos Especiais
A Tecnologia Na Educação Básica
A ImportÂncia Da ParticipaÇÃo Dos Pais Na Escola Inclusiva
Nova Perspectiva De Inclusão
A Inclusão Das Crianças Com Necessidades Educativas Especiais Na Educação Infantil Desafios E Conquistas Do Século Xxi