As Cavernas da Vida



As cavernas da vida

Nossa fragilidade de lidar com as circunstâncias e com a pressão acabam nos colocando dentro das cavernas da vida.
Muitos preferem se omitir a enfrentar as circunstâncias.
Quantos têm dissipado a pressão das circunstâncias nestes dias com desculpas plausíveis?
O Senhor espera que tenhamos coração certo a motivação certa, mesmo que o resultado não seja o esperado.
Não é interessante que o profeta Jeremias obteve poucos frutos de seu ministério. Já o profeta João Batista obteve muito mais. Ambos tinham uma mensagem firme.
Ambos tinham motivações corretas, mas obtiveram resultados bem diferentes.

Nem todos têm o mesmo resultado, mas todos deverão dar o melhor em prol da obra de Deus.
E cada um frutificará a seu tempo e segundo o seu potencial.
Não adianta ficar se escondendo em cavernas pensando em esperar as coisas passarem e dizer tudo bem da próxima vez vai dar.
A caverna é um péssimo lugar de se ficar. Na experiência do homem vemos ele buscando um escape quando as coisas não vão bem.
É melhor se expor, enfrentar e aprender do que esquivar-se nas cavernas da vida.
Caverna pode ser: trabalho em excesso, estar com o pé atrás (frustrações, desilusões, decepções, se der errado estou fora, nunca esta inteiro), descompromisso (não quer responsabilidade)quando se casa chamou a responsabilidade pra si..., lazer e o hobby (quando todo o tempo que sobra é canalizado para isso), complexo (coitadinho de mim), isolamento, etc.
Você tem convicção que esta fazendo para Deus? Se tem, então não deixe que nada atrapalhe o seu servir a Deus.
E se você esta em alguma caverna hoje é dia de sair para fora e avançar.

A palavra caverna na bíblia está relacionada a algo pejorativo, sempre que lemos sobre caverna na bíblia algo ruim irá ou esta acontecendo.
A primeira vez que lemos na bíblia sobre caverna foi quando o Senhor Deus falou para Ló habitar em Zoar. Todavia Ló foi para a caverna. Lá suas duas filhas cometeram incesto com o pai de onde originou os Moabitas e Amonitas. Caverna aqui esta relacionada ao pecado (Gn 19:30-32).
Encontramos o rei David quando fugia da perseguição do rei Saul, refugiando-se na caverna de Adulão. Caverna aqui esta relacionada ao sofrimento (I Sm 22:1).
Encontramos o rei Saul quando perseguia a Davi, entrando na caverna para aliviar o seu ventre. Foi naquele momento que Davi cortou a orla do manto de Saul. Caverna aqui esta relacionada à tristeza (I Sm 24:3-6 e 16).
E encontramos um grande homem de Deus o profeta Elias, adentrando a uma caverna com medo de Jezabel por causa de um recado que ela mandou para ele (I Rs 19:3-4 e 9).
O contexto da caverna de Elias
Em I Rs 17:1, Elias apresenta-se como um grande homem de Deus e determina que não irá chover por três anos e isto acontece.
Depois disso, segundo a ordem do Senhor é sustentado por corvos os quais lhe traziam pão e carne na fonte de Querite.
Outra vez o Senhor ordena que Elias saía de onde está e vá até a casa de uma viúva em Sarepta e faz ali o milagre da farinha que não se acaba na panela e do azeite que não acaba na botija.
Em I Reis 18 novamente o Senhor fala com Elias "Muito tempo depois, veio à palavra do Senhor a Elias, e debaixo desta palavra ele enfrenta os quatrocentos profetas de Baal e os mata, após a morte dos profetas de Baal, ele então ora e novamente chove, após três longos anos de seca.
Entretanto em I Rs 19:3-4, Elias fica com medo de Jezabel e foge desejando a morte e vai parar em uma caverna (v.9).

Nós jejuamos e oramos, e estamos na reta final pelo último encontro deste ano.
Ouvimos de Deus, avançamos, evangelizamos, oramos, expulsamos demônio, determinamos cura, edificamos, consolidamos, discipulamos e etc.
Já realizamos vários Encontros cheios da unção do Espírito e de vidas, em fim as coisas aconteceram e ainda acontecerão neste próximo final de semana.
A pergunta agora é a seguinte como agiremos daqui por diante?
Continuaremos a avançar contra o diabo, estabelecendo o reino de Deus ou vamos recuar para alguma caverna?

Até aparecer Jezabel diante de Elias, Elias se via em Deus, ouvia de Deus e se sentia fortalecido em Deus.
Quando Jezabel envia uma mensagem a Elias ele não vai buscar de Deus, ele não se vê em Deus, simplesmente ele olha para si, e começa a fugir achando-se o último homem fiel a Deus (I Rs 19:13-14).
"Lidamos com problemas proporcionais ao nosso tamanho. Gente grande lida com problemas grandes, e gente pequena lida com problemas pequenos."
Quanto melhor a imagem que uma pessoa faz a respeito de si em Deus, mais disposta a pessoa estará de cuidar daquele problema.
Muitos matadores de gigantes se prostram diante de inimigos insignificantes, porque perderam a visão de si mesmo em Deus.

Qual era o tamanho do problema de Elias? O tamanho de um recado. O que é isso diante de 450 profetas?
Há pessoas que estão em cavernas como Elias por causa de coisas tão pequenas.
Qual é o tamanho do seu problema? Aqueles que estão em cavernas precisam começar a olhar para o tamanho do Deus que está dentro de si.
O Senhor é maior do que tudo e te deu autoridade para determinar a vitória.
Se você concorda com o que o céu concorda esta concordado. Se você desliga o que o céu desliga esta desligado. É você que determina!
"Há pessoas que determinam as circunstancias e há pessoas que vivem de acordo com as circunstancias".

Elias determinou circunstancias um certo tempo: - Determina a seca. - Vive o milagre de ser alimentado por corvos. - Ele determina o milagre da farinha e do azeite na casa da viúva. - Ele determina o fogo do céu e a morte dos quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal. - Ele determina o retorno da chuva.
Estes fatos estão ligados a um homem que determina circunstancias.
Todavia, depois disso ele foge para uma caverna agora não determinando circunstancias, mas fugindo das circunstancias.
É um fato, ou você determina ou foge das circunstâncias.

De que forma você tem vivido? Determinando circunstancias ou vivendo as circunstancias?
Irmãos temos vivido dias maravilhosos de mover de Deus, determinando circunstancias.
Podemos continuar avançando, derrotando os nossos inimigos e fazendo acontecer ou podemos ouvir o que nosso inimigo tem a declarar e correr.
Os problemas podem ser obstáculos temporários, mas só você, pode ser um obstáculo permanente para si mesmo.
Quando Elias estava na caverna I Re 19:13 o Senhor Deus falou com ele: Que fazes aqui Elias?

A caverna da qual estou falando não é literária como a que Elias entrou.
A caverna da qual estou falando é aquela que está dentro de você, e você corre para ela todas as vezes que tem diante de você uma circunstancia a resolver.
Se caverna fosse algo bom na palavra do Senhor estaria escrito assim: E correu Elias para a caverna e ficou fortalecido e foi à luta.
Mas não, o Senhor perguntou para Elias: O que você está fazendo ai?
A pergunta do Senhor para nós é: o que vamos ser?
Grandes homens que lidam com grandes problemas e os vence ou pequenos homens derrotados pelos pequenos problemas, que vivem colocando a culpa nos outros e nas circunstâncias?
Conclusão
A imagem que deve marcar o seu espírito, alma e corpo é a que a Palavra de Deus diz e não a que as circunstâncias dizem.
Vejamos estes textos: Dt 33:27; Josué 1:5; Isaias 58:11-12; Isaias 61:1-4.
Se você se vê através da Palavra do Senhor, nada, absolutamente nada, poderá parar a sua vida, você avançará, determinará e viverá para ser um vencedor.


Autor: Gérson Corrêa Da Silva


Artigos Relacionados


Saindo Da Caverna

Elias, O Profeta Misterioso

Dê-me Porção Dobrada De Ti,,,

Eles TambÉm Erraram...

Elias, Um Profeta Misterioso

ForÇa Que Vem De Deus

Elias, Um Profeta Misterioso