Perfilsul Alumínios
Adir Magalhães Azevedo
Portfólio - ESA I
PERFILSUL ALUMINIOS
Orientanda professora- Mirian Born
Londrina
2009
Adir Magalhães Azevedo
Portfólio - ESA I
PERFILSUL ALUMINIOS
Empresa do ramo de alumínios
Situada em Rolândia-Pr
Trabalho apresentado à disciplina Estágio Supervisionado em Administração I, do Curso de ADM, ministrado pela Prof.ª Mirian Born, da Faculdade Pitágoras ? Campus Metropolitano.
Londrina
2009
Sumário
1. Introdução: "A evolução de uma empresa" 04
2. Histórico Perfilsul Alumínios 05
3. Caracterização da empresa 06
4. Organograma 07
5. Características físicas 07
6. Políticas da empresa 09
7. Descrição das atividades de cada departamento 10
8. Produtos oferecidos pela empresa 12
9. Catálogo de produtos 13
10. Análise de pontos fortes e pontos fracos da empresa 35
11. Conclusão 36
12. Bibliografia 37
Introdução
Muitas são as empresas que querem se destacar no mercado, empresas antigas com mais de dez anos de mercado e outras novas que buscam inovar, com máquinas mais novas, vender produtos com novidade e sofisticação, seja no atacado ou no varejo proporcionando conforto e comodidade para seus clientes e quem sabe conquistar clientes novos ou de outras empresas. Apresentando com palavras e algumas Figuras o que uma empresa do norte de Paraná, situada na cidade de Rolândia, está fazendo para não só se manter no mercado cada vez mais competitivo, como também se sofisticar no atendimento, estabelecendo padrões de qualidade no "televendas", que se tornou um ponto forte, uma alavanca para uma empresa que pensou seriamente em fechar as portas, hoje com um catálogo de produtos contendo uma abrangência e uma extensão contendo uma grande variedade de opções, cores e modelos e uma equipe que é fera no quesito atendimento. Contando com pouco mais de 40 funcionários, a Perfilsul Alumínios vem crescendo cada dia, vendo há possibilidades de crescer mais, se uniram a outra empresa que também faz parte do mesmo grupo, a Hiperbrás, com pouco mais de 11 anos de mercado agora se prepara para um futuro promissor, com uma diretoria bem alicerçada, pessoas motivadas e espaços físicos bem divididos em departamentos. Mas ainda há muito que fazer, afinal para uma empresa crescer deve estar em constante transformação, agregando valor no atendimento, acrescentando algo mais nos catálogos de venda, aperfeiçoamento de funcionários, tudo o que houver de novo a empresa deve buscar sair na frente, e sair para vencer.
Evolução histórica da empresa
Em 1997, nasce a empresa Perfilsul Alumínio, fundada por dois irmãos, Roberto e João Trintin, que perceberam a oportunidade de ampliar seus negócios através de distribuição dos produtos industrializados pela Iperbrás Alumínio, empresa em que também são sócios. Em busca de inovação resolveram implantar um sistema de vendas conhecido como pronta-entrega, no qual utilizavam nove caminhonetes F-4. 000 para distribuição dos materiais nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Com o tempo, perceberam que as vendas estavam dando tão certo que somente a pronta-entrega não estava sendo mais suficiente. Então, no ano de 1999, a Perfilsul já não tinha a pronta-entrega como seu único canal de vendas. Foram contratados alguns representantes em diversas regiões do país para ampliar a cobertura da distribuidora. Como havia outra empresa concorrente no mercado surgiu um grande problema, pois a concorrente implantou um sistema de televendas de seus produtos, devido à rapidez e a facilidade para as negociações conquistando clientes da empresa Iperbrás, abalando todas as outras empresas do ramo. Com isso a Perfilsul começou a ter problemas com a perca de vários clientes que começaram a migrar para esta outra empresa. Diante das dificuldades e do fortalecimento das concorrentes, a empresa pensou seriamente em encerrar suas atividades. Através de uma reunião surgiu à idéia de contratar vendedores experientes para implantação de vendas na empresa, iniciou-se então uma grande transformação em toda a empresa a partir de 2005 com a redução de veículos de pronta entrega e dispensa de representantes, contratação de mais três novos funcionários para trabalhar com vendas pelo telefone. Foi uma grande mudança para toda a empresa, que pouco tempo depois obteve grande sucesso em vendas, e hoje toda a comercialização da empresa é feita através de televendas, abrangendo todo o país com seus vendedores altamente capacitados para exercer a função. Em 2008, a empresa conta com a colaboração de 41 funcionários no total, sendo 26 vendedores, 2 destes estão desde a fundação da empresa. O que seria na verdade uma experiência tornou-se uma forma lucrativa de distribuição, para tanto a empresa teve que reduzir sua frota e dispensar representantes, focalizando seus esforços num único objetivo, reestruturar sua equipe e rever seus planos para evitar possíveis erros. No objetivo de alcançar o sucesso de seu novo projeto, o "televendas". Agora contando com 11 (onze) anos de mercado ela está preparada para superar novas metas e encarar outros desafios de mercado.
Caracterização da empresa
Nome da empresa
R.M. TRINTIN - ME
Forma jurídica
Sociedade por Cotas de Responsabilidade Ltda.
Ramo de atividade
Distribuidora Atacadista de Perfilados de Alumínio.
Total de empregados
41 Funcionários.
Total de Empregados por Setor
- Diretoria: 1
- Administrativo: 13
- Comercial: 26
- Serviços Gerais: 1
Capital Social atual
Não informado.
Endereço detalhado e telefone
1-Perfilsul Aluminios
2-R :José Nicola Caliento, 110
3-Parque Industrial Roland - Rolândia ? PR
4-CEP: 86600-000
5-Telefone : (43) 3255-7030 / 0800 - 643 70 30.
ORGANOGRAMA DA EMPRESA:
Figura 1: Organograma de setores
Características Física da Empresa
O ambiente físico da empresa é dividido de forma que cada funcionário tenha seu próprio espaço e privacidade, na Figura 1 é possível observar o layout da sala de vendas e do Administrativo juntamente com o refeitório.
Figura 2 - Layout da sala de vendas
Pode-se observar que cada vendedor tem seu espaço definido de modo que o proporcione privacidade para que possa estar atendendo seus clientes com tranqüilidade.
Na sala de vendas, ainda encontra-se disponível um aparelho de fax e uma impressora que está compartilhada para que todos possam utilizá-la. E também se encontra disponível dois sanitários (feminino e masculino).
Figura 3 - Layout do setor administrativo
O Administrativo encontra-se no subsolo do prédio, o qual dá saída para um barracão (7) que se encontra ao lado do prédio. Encontram-se as salas da Cobrança (3), Faturamento (2) e o Centro Processamento de Dados (4). Nesta mesma área, encontra-se um sanitário - feminino/masculino (5) e o refeitório (6) que possui fogão, geladeira e mesas à disposição de todos. E também é onde se realiza as reuniões de equipe, ou palestras com videoclipe no qual se utiliza um aparelho de "TV" (1).
Políticas da empresa
Produção
Toda a produção da empresa é terceirizada. De acordo com uma entrevista realizada com a gerente de vendas Márcia Regina Teixeira (gerente comercial), a empresa trabalha da seguinte forma:
? Os vendedores fazem uma venda para uma empresa em Alagoas.
? Fechando a venda entram em contato com a indústria que trabalha com o determinado produto, para fazer o pedido e enviá-lo para a empresa que efetuou a compra.
? Quando a entrega é realizada a indústria entra em contato com a Perfilsul para receber o produto entregue.
Vendas
A empresa conta com 23 vendedores que trabalham por cotas mensais e individuais, e recebem um salário fixo mais uma comissão que é determinada pela empresa de acordo com as vendas realizadas.
Gestão de Pessoas
Proporciona um ambiente agradável, limpo e organizado, salas bem divididas e espaçosas com refeitório, geladeira, fogão, uma varanda com mesa de jogos para entretenimento em horário de descanso, se tornando uma empresa que preza pela qualidade de vida de seus funcionários. Motivando-os a trabalhar com alegria e produzir melhor desenvolvendo suas atividades.
Treinamento
A empresa dá treinamentos internos e às vezes são proporcionados pelo SEBRAE, ou até mesmo quando há algum curso na cidade que possua informações úteis para a empresa ela incentiva seus colaboradores a fazê-lo. A empresa prefere dar treinamentos a pessoas que não tem informação sobre o produto, à gerente informou que se torna até mais fácil, pois as pessoas se mostram mais interessadas em saber o que não conhecem ou não sabem.
Comunicação
A comunicação é simples, os setores se comunicam pelo telefone, reuniões quando precisam traçar metas de venda, por escrito quando envolve problemas com "clientes" e pessoalmente.
Descrição das atividades de cada departamento da empresa
Com base no organograma, já apresentado, percebe-se que a empresa se concentra em duas áreas principais: Vendas e Administração que são controladas pelo Diretor Geral.
O setor de Vendas subdivide-se em quatro partes diretamente interligadas que compreendem:
? Gerência de Vendas: cuja função administrar toda área referente ao departamento comercial, desde os problemas mais complexos até situações mais informais, pois tudo o que está ligado a este departamento passa por sua supervisão;
? Assistência de Vendas: que é composto por 3 pessoas com as funções de verificar o histórico dos clientes, confirmar a saída de carregamento, efetuar calculo de comissões dos vendedores, consultar o relacionamento dos clientes novos com seus principais fornecedores, fazer um lançamento em planilha dos débitos e créditos gerados pelos vendedores durante as vendas, e tudo mais que se relaciona com o processo de aprovação de pedidos;
? Vendas: nesta área há um conjunto de vinte e seis funcionários, que são os principais responsáveis pelo andamento da empresa, pois sem eles as vendas não ocorrem e, conseqüentemente a empresa não fatura. Os vendedores têm como função estar constantemente contatando seus clientes, tanto para efetuar vendas, quanto para identificar o grau de satisfação do cliente após receber a mercadoria, de modo que isso possa melhorar de alguma forma o desempenho da empresa. Para isso, fazem uso de vários recursos como: sistemas operacionais, amostras, catálogos e acesso constante a gerencia para eventuais problemas e duvidas.
O Administrativo encontra-se dividido em:
? Gerência Administrativa: responsável pelos demais setores a ele subordinado, dando liberdade total para os funcionários de outros setores se expressarem, seja com reclamações ou para dar sugestões de melhorias relacionadas ao dia-a-dia de trabalho;
? Faturamento: composto por três funcionários que tem a função de verificar os dados dos pedidos, enviando para a indústria a ordem de produção. Assim que os materiais estão prontos para serem embarcados, o responsável pela expedição de materiais da indústria passa a ordem de faturamento. A partir daí as notas fiscais são emitidas e os materiais são despachados via transportadora ou pelo próprio caminhão da empresa;
? Departamento de Cobrança: São responsáveis pela emissão das duplicatas controlando os vencimentos e verificando a viabilidade de continuar concedendo crédito para determinados clientes;
? Contas a Pagar: tem o compromisso de quitar os investimentos da empresa, estando atento para que todas as contas sejam pagas em dia, garantindo com isso uma boa imagem da empresa do mercado.
? Departamento de Pessoal: o setor onde haja talvez, maior necessidade de mudanças dentro da organização. Não há um lugar especifico nem uma pessoa determinada a cuidar dos assuntos deste departamento. A parte mais burocrática é feita pela assistente administrativa, e a parte de contratação e demissão ainda é feita pela gerente de vendas com o auxílio da assistente administrativa;
? Processamento de Dados: composto por uma pessoa que monitora e controla toda a área de informática da empresa, bem como problemas com os softwares, computadores e impressoras;
? Serviços Gerais: são realizados por uma única funcionária que se responsabiliza por toda a parte de limpeza da empresa, e também pela parte de alimentação.
Desta forma, verifica-se a importância de cada um destes setores dentro da Perfilsul, sendo que cada um destes contribui de determinada forma para que se alcance com sucesso o objetivo principal da empresa: o faturamento.
Produtos oferecidos pela empresa
1-Materiais de construção
Trilhos para cortina, réguas para pedreiro, braços de chuveiro, vedantes de porta, cantoneiras para piso e azulejo, extensor para cortina de banheiro, protetores de pia dentre outros.
2-Vidraçaria
Todos os perfis de alumínio para as linhas Box leve e Box tradicional, incluindo também os acessórios e chapas pet. E para as linhas Box temperado e engenharia de portas e janelas de vidro, a empresa oferece todos os perfis de alumínio para vidro de 8 mm.
3- Esquadrias de madeira
Para este ramo, os itens que a empresa oferece são somente os trilhos pantográficos, roldanas, barras chatas e vergalhões, utilizados em sua maioria para portas e janelas de madeira.
4- Decoração
Inclui-se neste ramo, os varões de madeira, polywood e alumínio polido, para qualquer um destes tipos de varões, a empresa oferece todos os acessórios necessários para sua instalação (argolas, suportes, etc.), inclusive disponibiliza também os kits já prontos de 2 MT e 3 MT.
5- Serralheria
As serralherias trabalham com os baguetes U que são utilizados principalmente para o acabamento de vidros e decorações em muros; e as cantoneiras L que também são utilizadas para efeito de acabamento em diversos casos.
6- Ferragens
Este ramo une dois ramos de atividade: o de material de construção e o de esquadria de madeira, trabalhando com os determinados itens especificados anteriormente.
7- Fábrica de móveis
Neste segmento são utilizados os tubos em alumínio para fabricação de mesas e cadeiras. Estes tubos são diferenciados tendo formas, modelos e tamanhos diferentes. Recentemente a empresa está produzindo mais um tipo de perfil moveleiro que é destinado à fabricação de armários e guarda-roupas.
Catálogo de varões:
VARÕES PARA CORTINA
? REVESTIDO COM LAMINAS EM MADEIRA E POLYWOOD.
? ACOMPANHADOS COM PONTEIRAS.
SUPORTES EM MADEIRA ABERTO
? SIMPLES E DUPLOS
? BRANCO, MARFIM, CEREJEIRA, MOGNO, IMBUIA
SUPORTES EM MADEIRA FECHADO
? SIMPLES E DUPLOS
? BRANCO, MARFIM, CEREJEIRA, MOGNO, IMBUIA.
ACESSÓRIOS COMPLEMENTARES
? GANCHOS
? ROSETAS
? PONTEIRAS (ACOMPANHA OS VARÕES)
VAROES EM KITS
? VARÃO COM 2MT OU 3MT (BRANCO, MARFIM, CEREJEIRA, MOGNO, IMBUIA)
? PARAFUSOS COM BUCHAS
? SUPORTES SIMPLES ABERTO
? PONTEIRAS
Catálogo de braço de chuveiro:
Catálogo de cantoneiras L:
Catálogo de trilhos de cortina:
Catálogo de trilho pantográfico:
Catálogo de trilho J:
Catálogo de vedante e extensor:
Catálogo de baguete:
Catálogo de tubos:
Catálogo de réguas de pedreiro:
Catálogo de cantoneiras p/ acabamento:
Catálogo de vergalhões e barras chatas:
Catálogo de acessórios para madeira:
Catálogo de varais:
Catálogo de Box linha leve:
Catálogo de Box temperado:
Catálogo de Box tradicional:
Catálogo de perfil para engenharia:
Esquema de montagem de Box linha leve:
Análise dos Pontos Forte e Fracos da Empresa
Pontos fortes
Analisando a empresa de forma geral, possui uma base sólida, pois está a anos no mercado realizando pesquisas e se adequando ou mercado consumidor cada vez mais exigente, se destacando em alguns itens a seguir:
? Salas de trabalho bem divididas
? Tele vendas;
? Pós venda;
? Profissionais treinados (vendas);
? Qualidade no atendimento;
? Catálogo de produtos com abrangência e extensão de boa aceitação no mercado.
Pontos fracos
A empresa ainda precisa melhorar em alguns pontos, ainda que realize suas vendas por telefone e não seja responsável pela produção são eles:
? Pintura do prédio onde se encontram suas instalações.
? Placa ou outdoor indicando a sua localização.
? Publicidade e propaganda; (divulgação da empresa e seus produtos) em outros canais de mídia como:
Ø Televisão
Ø Propagandas em outros sites na web
? Maiores informações em seu endereço eletrônico constando:
Ø Parcerias
Ø Formas de entrega dos produtos
Ø Atendimento online; (a empresa possui 2(dois) sites na web).
É uma empresa que trabalha com produtos de acabamento atendendo o Brasil em todos os estados. Está localizada em Rolândia-Pr, mas atende a todo o país por telefone, sua metodologia de vendas funciona bem, ainda que possa acontecer algum atraso no que se refere às vendas realizadas ou na resposta por uma reclamação ou sobre os produtos oferecidos por ela, até onde se sabe todos que entram em contato com a empresa sentem-se satisfeitos.
Conclusão:
De acordo com o trabalho realizado nesta empresa do ramo de alumínio e outros materiais até o presente momento, percebe-se que trabalha apenas realizando vendas, o que fica claro que não se trata de uma indústria, mas sim de uma verdadeira central de vendas, dividida por departamentos, com estrutura de uma empresa, visto que, ela não produz e sim vende produtos fabricados por outras empresas, valendo-se de seu ponto forte de maior importância que é o "televendas". Dessa forma não têm que se preocuparem com compra de matérias primas, funcionários de produção e entregas próprias, o que seria oneroso para a mesma. Com salas bem divididas, pessoal bem treinado e um catálogo de produtos diversificado, procuram manter-se informados sobre as últimas tendências e também treinando constantemente profissionais com cursos de aperfeiçoamento, na própria empresa, na cidade onde está a sede da empresa ou outros cursos, quando ofertados pelo SEBRAE. Conclui-se que, a empresa aqui apresentada se destaca no quesito vendas e prospecção de clientes em todo o território nacional, visando o lucro e crescimento.
Bibliografia:
Sites visitados para coleta de dados:
http://www.perfilsulaluminio.com.br/
http://www.iperbras.com.br/
Entrevista:
Márcia Regina Teixeira
Cargo: gerente comercial
Supervisora do Estágio Supervisionado de Administração I.
Autor: Adir Magalhães Azevedo
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