O FUTURO PROFISSIONAL DA LOGÍSTICA



O FUTURO PROFISSIONAL DA LOGÍSTICA

Analisaremos o futuro profissional da logística a partir dessa última crise mundial que ocorreu em 2008, deixando um pouco de lado a evolução da logística a partir da implantação do "PLANO REAL", no qual onde tudo começou. Há dez anos não tínhamos nem sequer correio eletrônico implantados na empresa, hoje a globalização e as mudanças tecnológicas não é mais uma promessa e sim uma necessidade dentro de uma organização, no qual é preciso conhecimento adequado do profissional de logística tanto da tecnologia quanto nos processos logísticos.
Com o aumento da logística no Brasil muitas empresas se reestruturam para conduzir de forma eficiente suas operações logísticas. Uma questão pouco abordada, é a da "TERCEIRIZAÇÃO" das atividades logísticas, que hoje é uma realidade. Dados mostram que no ano 2000 a receita média das prestadoras de serviços logísticos (PSLs) foi de 32 milhões e que em 2007 a receita foi de 203 milhões.
Dentre as atividades mais terceirizadas encontram-se as classificadas como básicas, que são aquelas mais voltadas para a operação, que exigem menos gestão. Por outro lado, são as atividades mais sofisticadas as que apresentam as maiores possibilidades de crescimento nos próximos três anos. Entre os motivos que levam à substituição de PSLs, o mais citado é a "má qualidade dos serviços prestados". Neste caso, a seleção do parceiro logístico, quando feita exclusivamente por preço, pode trazer num curto prazo problemas no nível de serviço prestado.
A terceirização da logística brasileira já é uma realidade, embora ainda existam alguns gaps de percepção entre as expectativas dos embarcadores versus operadores logísticos. Esses gaps devem ser minimizados, a fim de garantir uma boa e longa parceria.

Autor: Emerson Aguiar Carvalho


Artigos Relacionados


LogÍstica Hospitalar

Logística De Distribuição: Um Estudo De Caso

Inteligência Logística: Um Diferencial Competitivo

LogÍstica Interna – ReorganizaÇÃo De Processos

Logística Integrada E Seus Processos.

Redução De Custos Logísticos

Desenvolvendo A Inteligência Logística Na Organização