A Ressignificação da Prática Pedagógica através das TICs





Tutor(a) Aline Silva Polo: Pompéu
Aluno(a) Cristina Mara

A Ressignificação da Prática Pedagógica através das TICs

Resumo:
Este trabalho é uma reflexão sobre a utilização dos recursos tecnológicos como aliados na construção do saber no ensino-aprendizagem.

Palavras- chave: Tecnologia da informação e comunicação. Ferramentas digitais. Mutimeios. Aprendizagem colaborativa.


INTRODUÇÃO
Uma das funções da escola moderna é preparar o aluno para a sociedade digital. Esta preparação requer objetivos, que por um lado, não só capacitem o aluno a interagir com as ferramentas digitais, mas também o habilitem a desenvolver o senso investigativo, a capacidade crítica, a resolução de problemas . Por outro lado, o educando também deve ser alguém capaz de se envolver em projetos colaborativos, em trabalho de equipe, construindo uma sociedade cada vez mais interativa, criativa e produtiva , de forma que haja realmente um mundo em que as pessoas, através da tecnologia, possam responder às solicitações dos variados contextos mundiais.
Para atingir essas diretrizes, a escola precisa abraçar esses desafios, remoldurar suas práticas educativas. O professor precisa se ressignificar e ressignificar suas práticas pedagógicas, expandi-las, incorporando o uso das tecnologias de informação e comunicação, asTICs. Segundo Lévy(1995) " A escola como instituição, define a priori ( em função de suas tradições e da percepção da demanda social) os conhecimentos indispensáveis, corretos, válidos que sejam para a cultura geral ou saberes especializados."
As TICs estão no dia a dia dos alunos, por isso também tem que estar no cotidiano da escola. Assim, cabe ao professor ser o implementador dos usos das TICs. Contudo, os métodos tradicionais não poderão ser esquecidos ou abolidos, mas devem ser complementados e integralizados pelos materiais pedagógicos digitalizados. A tecnologia é uma facilitadora para a vida do homem , também deve se prestar a mesma finalidade no tocante ao processo ensino-aprendizagem. Com a apropriação das TICs, o ensino-aprendizagem se reveste de formas criativas e criadoras de conhecimento, proporcionando um contexto interacional.
Dessa forma, o professor através da prática educativa pode promover a instrumentalização do aluno a adquirir a sua autonomia no conhecimento das tecnologias ofertadas nos computadores e outras tecnologias como as máquinas digitais. A internet possibilita uma infinidade de informações que permite ao processo ensino-aprendizagem transformá-la em conhecimento.
Por meio das TICs, o professor juntamente com seus alunos podem ser autores e criadores de seus próprios materiais pedagógicos. Através de blogs ou weblogs, chats, wikis, webquests, vídeos, podcasts, screencasts , jogos interativos, revistas e jornais digitais, dentre outros, a escola estará conectada ao ciberespaço, isto é, fará parte da inteligência coletiva. Para Lévy (1999), o ciberespaço " é o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores".
Na dinâmica da produção de materiais a partir das TICs, o ensino-aprendizagem reflete uma aprendizagem diferente, pois professor e aluno tornam-se parceiros, são coadjuvantes. O saber é ampliado em ambas as partes, o professor não será apenas um transmissor de conhecimentos , mas um empreendedor, o aluno sairá da passividade e será construtor de sua própria aprendizagem. Moran (2007) afirma " o computador passa a ser o ?aliado? do professor na aprendizagem , proporcionado transformações no ambiente de aprender e questionando as formas de ensinar ".
As relações entre professor e aluno ganham novas perspectivas, são transformadas pela mediação tão necessária no processo de ensinar e de aprender. A produção de materiais pedagógicos tecnológicos desenvolve a imaginação, amplia a capacidade de pensamento e modifica a visão unilateral tornando-a globalizada, mas resguardando o seu próprio olhar.
A produção de materiais pedagógicos tecnológicos incita o professor e o aluno a buscar novas alternativas, novos caminhos, novas possibilidades que possam construir um conhecimento pautado pelo que é significativo e , ao mesmo tempo, interagir no ciberespaço, transpondo o tempo e o espaço. Segundo Valente "a utilização da informática na educação deve ser analisada como processo de modernização, renovação e troca de resultados".
Nessa nova perspectiva de ensino, de produção e construção de conhecimentos através da TICs, os projetos de aprendizagem ganharão o enfoque real de interação e colaboração, não somente entre professor - aluno, mas entre professor ? professor , escola - escola, criando verdadeiras redes sociais. Nesse sentido, a produção de materiais pedagógicos desenvolve as habilidades tecnológicas, cognitivas e afetivas e avança para criar uma sociedade real e virtual.
Diante do desenvolvimento tecnológico, a escola deve procurar reencontrar seu caminho, não deve ser vista como um elo perdido. Os professores devem se esforçar para que o ensino tenha sua significância real. Os multimeios, poucos ou muitos, estão à espera, para que a partir deles, as práticas pedagógicas sejam potencializadas e também inovadoras. A produção de materiais pedagógicos a partir das TICs compreende as necessidades do mundo contemporâneo, no qual pretende-se promover o crescimento de todos de forma igualitária.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
As TICs aliadas à educação promovem um saber ampliado e desenvolvem o espírito investigativo e colaborativo. Professores e alunos constroem juntamente os saberes, proporcionando ao ensino-aprendizagem um valor real e universal. As TICs tornam-se o esteio para uma educação contemporânea e interativa, traduzindo os anseios de uma sociedade cada vez mais conectata ao ciberespaço.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LÉVY, Pierre. As árvores do conhecimento. São Paulo, 1995.

LÉVY. Pierre. Ciberespaço. São Paulo: Editora: 34, 1999.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007

VALENTE, José Armando. O computador e a educação: uma análise sobre funções e competências. Disponível em Acesso: 12.11.2010

Autor: Cristina Mara França Pinto Fonseca


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