Intolerância a lactose



A intolerâcia a lactose embora atinja uma considerável parcela da população mundial e brasileira ainda é desconhecida de muitos e pouco diagnosticada.

É bem verdade que seus sintomas são facilmente confundidos com diversos outros problemas, e apenas com um exame específico pedido pelo médico especializado no aparelho digestivo pode ser diagnosticado.

A intolerância a lactose não passa de uma simples falta ou diminuição da produção da enzima lactase pelo organismo. Essa enzima lactase tem a função de quebrar o lactose em duas partes menos complexas e liberá-las
a corrente sanguínea.

Com a falta da enzima lactase isso não acontece, ou acontece muito precariamente, e toda a lactose consumida vai sobrecarregar o intestino, e não percorrer o seu caminho natural que seria para a corrente sanguínea como glucose e galactose.

Um dos exames mais comuns é a ingestão de uma certa quantia de lactose e progressivos cheques na quantidade de glicose no sangue. Através desse teste é possível saber se a quantidade de açúcar no sangue está de acordo com a quantidade de lactose consumida, e diagnosticar dessa maneira uma deficiência no trabalho das enzimas lactase, obviamente pela falta ou pequeno número destas.

Após o diagnóstico a pessoa portadora dessa intolerância deve tomar os cuidados necessários com a alimentação para uma melhor qualidade de vida, caso queira se tornar livre dos incovenientes como náuseas, gases, diarréias e tudo mais que a intolerância a lactose infelizmente proporciona.

Entre os métodos comuns para se evitar os problemas da intolerância a lactose estão a completa retirada de alimentos que possuem lactose em sua composição e a ingestão da enzima lactase que pode ser industrial ou manipulada.

É bom saber que o problema pode ter soluções simples e que quanto mais pessoas se diagnosticarem intolerantes mais a indústria alimentícia irá mirar os olhos a essas parcela da população e lançar produtos sem a lactose, o que já vem acontecendo bastante ultimamente.
Autor: Carlos Cunha


Artigos Relacionados


IntolerÂncia A Lactose

As Principais Diferenças Entre O Leite Tradicional E Os Derivados De Plantas

DoenÇa De Crohn

DoenÇa De Crohn

Alergia Alimentar

Identifique As Melhores SoluÇÕes Para O InchaÇo

O Beneficio Do Consumo Do Leite E Seus Derivados