Qualificação e Tecnologia para Agentes de Viagens




QUALIFICAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AGENTES DE VIAGENS


Larissa Andrade Paiva
Professor Orientador: Alice Bringhenti


RESUMO: Este artigo apresentará uma opção para melhoria dos agentes de viagens, com uma proposta de treinamento e tecnologia como apoio para o seu trabalho. O mercado de trabalho nas agências de viagens em amplo crescimento, necessitando cada vez mais de um profissional qualificado e apto para exercer uma profissão tão importante e pouco reconhecida.
Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Capacitação Profissional.


A tecnologia como uma ferramenta para o serviço das pessoas que trabalham com turismo, está cada vez mais elaborada, tornando-se dia a dia um canal de informação mais aberto, o qual proporciona acesso tanto de pessoas que querem trabalhar com turismo quanto do próprio turista. Este canal de acesso permite que o agente de viagens possa apresentar ao seu cliente uma viagem como se já conhecesse o destino, sem se quer ter saído de sua cadeira, podendo oferecer com mais firmeza e confiança o que está sendo pedido. Trazendo para a rotina do turismo uma necessidade eminente de aperfeiçoamento dos serviços, da qualidade e rapidez de informações, conforme cresce a exigência do publico usuário do serviço turístico.
Cabe salientar que a comercialização do turismo através da internet jamais dispensará a atuação eficaz e flexível do atendente operacional, e que o agente de viagens, ao utilizar esta ferramenta, poderá se manter atualizado e informado, submetendo-se a orientações e treinamentos de mercado, podendo assim , desempenhar com excelência sua função.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

CONCEITO DE TURISMO

A atividade turística apresenta-se como forma de integração social e experiência cultural, que enriquece o visitante que adquire novas informações sobre a população local, troca de experiências, faz com que se abra os olhos para uma nova percepção

Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros motivos que não lucrativo, são caracterizadas como Turismo.

TECNOLOGIA PARA O TURISMO

A tecnologia exerce uma grande influência no setor de turismo, as informações e a comunicações, interligadas ao mundo da internet tem mudado a forma de vender serviços, tornando necessária a adaptação dos agentes de viagens as novas formas de operação para acompanhar o mercado e a evolução dos próprios clientes. A chave para esta adaptação está em aceitar a tecnologia e tudo aquilo que pode ser transformando em benefício.

Segundo Marín, a definição de internet para o mercado turístico:
"A capacidade de incluir não só informação codificada, mas também textos formatados, imagens e até mesmo gravações de áudio e vídeo on demand fez com que muitos produtores e agentes de viagens aderissem ao comércio eletrônco à procura de novos canais de venda e redução de custos , pois a natureza intangível dos serviços turísticos os converte em excelentes produtos para a venda eletrônica"". (MARÍN, 2004. p 125)

A internet estruturou-se nessa atividade como opção de serviço, como uma base para todo atendimento que deverá ser ofertado ao cliente, ao turista, e as empresas devem se adaptar e utilizar esta ferramenta a seu favor. Como acesso à internet é geral, muitas pessoas tem pesquisado muito sobre os destinos que pretendem visitar, sobre informações locais, cultura, preços, opções de passeios, e quando chegam ao agente de viagens já tem muita informação.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

A qualificação profissional não é uma formação completa, mas é utilizado como complemento de educação, capacitando o profissional da área, para que possa exercer melhor sua profissão. Seu objetivo é incorporar os conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais por meios de processos educativos desenvolvidos em diversas instâncias (sindicato, empresa ou associação).
De acordo com Chiavenato (1999, p. 294) "O treinamento é uma maneira eficaz de delegar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações".
Segundo Chiavenato:

O aperfeiçoamento da estruturação de trabalho na empresa moderna, associado ao impacto provocado pela inovação e avanço tecnológicos, proporcionando maior agilidade no acesso à informação e à globalização, vem impelindo as organizações para um redimensionamento, considerando a competitividade como palavra-chave. (CHIAVENATO, 2000, p. 388)

No mundo atual em que vivemos, o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente, e na maioria das vezes uma boa colocação profissional não depende de sorte ou empenho, e sim de uma boa qualificação, que dever ser vista como um fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma melhor colocação no mercado de trabalho.
O profissional que atua no mercado de trabalho turístico carece de qualificação, ou treinamentos específicos para exercer esta atividade. Por não ser uma profissão reconhecida, o agente de viagens em sua grande maioria já atuou em outras áreas, e muitas vezes acaba caindo no turismo sem ter nenhuma experiência prévia o que dificulta a relação comercial existente no mercado, envolvendo operadores e agências de viagens.

PLANEJAMENTO


Percebe-se que a falta de intimidade e insegurança é um dos maiores causadores desta resistência em utilização da venda via internet, o que acaba tornando inútil o investimento feito pela empresa no web-site, já que 80% dos atendimentos se dão através de e-mail ou telefone. A falta de incentivo também é um dos fatores que levam a esta falha do mercado turístico, onde a concorrência é muito grande, sendo muitas vezes necessária à implantação de sistemas de bonificação , que incentive esta busca pelo acesso on-line em benefício do próprio agente de viagens.
A proposta de intervenção para a empresa, consiste em formar pequenos grupos de agências de viagens da Capital e Região Metropolitana, em encontros sem característica formal ou de reunião, com a intenção de familiarizar e identificar o profissional com a política da empresa, para que se apresente o web-site como uma ferramenta facilitadora em seu trabalho, agilizando o atendimento e buscando o sucesso na venda.
Trazendo assim, uma maior independência do agente de viagens para iniciar o processo de venda de um pacote turístico, com informações oferecidas via internet, para que este possa definir qual o foco a ser desenvolvido para o sucesso da viagem, junto com o seu cliente.


EXECUÇÃO


A proposta de intervenção foi programada para ser aplicada durante o período de dois meses, da seguinte maneira:

1. Levantamento dos agentes de viagens que mais vendem os produtos da empresa na Capital e Região Metropolitana, e que ainda oferecem alguma resistência em utilizar as ferramentas on-line que a Operadora oferece;
2. Agendamento das visitas;
3. Visitação as agências de viagem da Capital e Região Metropolitana e apresentação do web-site;
4. Treinamento e reconhecimento dos produtos que a empresa vende;
5. Manutenção do treinamento aplicado, praticada pelo setor comercial;
6. Balanço dos resultados do treinamento aplicado.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


Com uma aproximação dos agentes de viagens com a empresa, através da internet, pode promover um aumento na procura da mesma na medida que o agente de viagens vai se sentindo seguro na utilização do site, procurando a ferramenta como um facilitador do seu trabalho, principalmente no momento da cotação rápida com o seu cliente que está sentado a sua frente.
Visando um rápido retorno nos processos de venda, aumentando desta forma a lucratividade, além de ir em busca de uma fidelização das agências de viagens, reforçando a marca empresa no Estado e conquistando espaço entre os operadores preferidos pelos agentes de viagens.
Através deste estudo, será repassado a empresa uma proposta de realização de reuniões e encontros com os seus principais clientes da Capital e Região Metropolitana, buscando uma fidelização destes clientes, oferecendo um treinamento com dicas úteis de melhor aproveitamento do web-site. Este trabalho feito em parceria com as agencias de viagens deverá melhorar as relações comerciais e qualificar tanto o trabalho do agente de viagens quanto do atendimento na operadora, que juntos poderão qualificar pessoas e assim fortalecer o mercado de trabalho turístico, possibilitando o crescimento e a evolução na atividade de acordo com a necessidade do mercado


REFERENCIAL TEÓRICO


CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora Campus. 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Marin, Aitor. Tecnologia da Informação nas Agências de Viagens ? Em busca da Produtividade e do Valor Agregado. São Paulo; Aleph, 2004

Petrocchi, Mario e Bona, André Agências de Turismo ? Planejamento e Gestão São Paulo: Futura, 2003.

OMT ? Organização Mundial do Turismo - http://www.unwto.org/index_s.php, acessado em 28 de agosto de 2010.



Autor: Larissa Andrade Paiva


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