Trabalhando Projetos Interdisciplinares Com Adolescentes Do Ensino Médio Através Das Tecnologias De Informação E Comunicação



Carlos Klein,
Licenciatura em Computação Centro Universitário Feevale
Rs 239, 2755 Vila Nova Novo Hamburgo / RS
Brasil CEP 93352-000
[email protected]


Resumo. Este artigo trata de um relato, no âmbito da Informática na Educação, no que se refere à utilização computador como recurso para a aquisição de conhecimento. Portanto, tem como objetivo estudar os métodos que podem ser utilizados para que seja possível construir uma verdadeira interdisciplinaridade. Especificamente faz-se um estudo com alunos que estão no ensino médio, realizando atividades com o auxílio da informática, Internet, visto que o computador acaba auxiliando no planejamento das aulas pelo professor. Neste sentido, estudos voltados a adolescência, foram realizados para contextualização do tema, além de pesquisas sobre formas de trabalhos com a utilização da informática.  Partindo deste contexto, apresenta-se o local onde as atividades aconteceram, caracterização das turmas que utilizaram o laboratório, a adolescência e suas fases. Foram adotadas metodologias que proporcionassem aos alunos aptidões do educando ao esforço da busca, da pesquisa, da elaboração e da reflexão. A maneira ativa de aprender predispõe o educando para o trabalho, porque aprender é trabalhar.

Palavras Chave. Adolescência, Projetos Interdisciplinares, Formação de Professores, tecnologia de informação.


Abstract. This article deals with a story, in the scope of Computer science in the Education, as for the use computer as resource for the acquisition of knowledge. Therefore, it has as objective to study the methods that can be used so that it is possible to construct a true interdisciplinaridade. Specifically a study with pupils becomes who are in average education, carrying through activities with the aid of computer science, Internet, since the computer finishes assisting in the planning them lessons for the professor. In this direction, directed studies the adolescence, had been carried through for contextualização of the subject, beyond research on forms of works with the use of computer science.  Leaving of this context, they present the place where the activities had happened, characterization of the groups who had used the laboratory, the adolescence and its phases. Methodologies had been adopted that provided to the pupils aptitudes of educating to the effort of the search, the research, the elaboration and the reflection. The active way to learn premakes use educating for the work, because to learn it is to work.

Keywords: Adolescence, Interdisciplinares Projects, Formation of Professors, technology of information.

1. Introdução

Já é fato dizer que o computador se transformou em um componente fundamental para a integralização da sociedade com a informação. Por esse motivo, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional, pois se transforma em um instrumento para o professor capacitar e cativar seus alunos a participarem motivados das aulas. Sua utilização como instrumento de aprendizagem, não pode ser explicada exclusivamente a partir da perspectiva cognitivo-individualista, pois envolve igualmente a dimensão social e afetiva, aonde os processos de interação com o objeto / meio social vem aumentando de forma rápida entre a sociedade, desempenhando assim um papel fundamental na educação. A utilização de novos métodos, como projetos de ensino possibilitam ações interdisciplinares capazes de compartilhar idéias entre escola, professores e alunos.

Sendo os adolescentes os principais sujeitos desta fase educacional, pretende-se apresentar as atividades realizadas na escola Estadual de primeiro e segundos graus Fernando Ferrari, no primeiro semestre de 2006. Assim, os adolescentes utilizaram o computador para apoiar o seu estudo, em condições onde fosse possível relacionar os conteúdos com a prática vivenciada em sala de aula. Neste pensamento, a realização de atividades no ensino médio com auxílio do computador representa, conforme Nogueira (2001), Dorin, 2001, Zabala (1995), uma prática educativa capaz de integrar diferentes áreas do conhecimento.

A informática atualmente já faz parte do cotidiano das pessoas e mudou direta ou indiretamente a forma como elas se relacionam, se divertem, estudam, trabalham. Com isso, o computador entra na sala de aula podendo fazer com que os alunos tenham uma motivação maior para participação das atividades educacionais. Contribui desta forma na escola, construindo junto ao corpo docente e discente uma estrutura de ensino aprendizagem contínua, para a construção do conhecimento tanto do aluno como do professor.

Utilizando os recursos disponíveis na escola, buscou-se trabalhar sobre metodologias de ensino-aprendizagem  que favorecessem a transformação, inovação e estimulo a realização das atividades realizadas em sala de aula. Nesse sentido, os momentos de aprendizagem se configuraram em situações das quais procuravam relacionar os conteúdos vivenciados na prática pedagógica. Após cada atividade, reflexões junto aos professores eram realizadas a fim de contribuírem para solução de fatores que mereciam maiôs atenção. A cada interação dos alunos com o laboratório, optou-se dar a liberdade ao aluno para compartilhar seu conhecimento com seus colegas, abrindo espaços para troca de idéias e discussões sobre diferentes assuntos.

Para que a execução das tarefas fosse de forma construtiva, diálogos, observações das turmas eram constantemente realizadas; no intuito de elaborar atividades das quais não ficassem distantes dos conteúdos aplicados em sala de aula.

Na primeira seção apresenta-se a caracterização do ambiente de ensino onde as atividades foram realizadas. Na segunda seção, constam as observações e acompanhamentos realizados em sala de aula, das quais contribuíram para a construção das atividades realizadas, partindo deste princípio, a quarta seção caracteriza o embasamento teórico. A quinta seção caracteriza-se pelas reflexões e atividades práticas que aconteceram ao longo da prática, encerrando assim este trabalho com as considerações finais.


Autor: Carlos Klein


Artigos Relacionados


Soneto Do Adeus

Camaleão

Acalanto

Sentença

...e Quem Não Quer Possuí-la ?!!

About Me

Uma Folha