O uso das TICs na elaboração de materiais pedagógicos
Por: Eliza Barboza dos Santos Gadêlha
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como objetivos fazer uma análise sobre o uso das tecnologias de informação no âmbito educacional. Partindo do pressuposto que esses meios já estão presentes dentro da sala de aula, nos mais diferentes tipos de escolas, se faz necessário uma reflexão mais aprofundada sobre as necessidades de todos terem o acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) dentro de suas respectivas escolas.
DESENVOLVIMENTO
No mundo atual, denominado de pós-moderno, todos, desde o mais novo e o mais experiente, tem ou já tiveram algum contato com algum tipo tecnologias. Com o avanço tecnológico não de se estranhar que crianças já saibam manusear os mais complicados do mercado. Levando em consideração que as crianças, principalmente as que estão em salas de aulas, têm algum contato com essas tecnologias porque ainda temos que usar quadros, giz e livros didáticos apenas como materiais pedagógicos? Não que essas ferramentas estejam ultrapassadas, mas fato é que não podemos pensar na construção do conhecimento sem inserias as Tecnologias de Informação e Comunicação dentro desse processo pedagógico.
Talvez a falta de infraestrutura e capacitação especializadas dos professores sejam as principais dificuldades na utilização e disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação nas instituições escolares. Dentro deste contexto aluno - sala de aula ? professor, nota-se um pano de fundo importantíssimo e promissor: as novas tecnologias e suas ferramentas, que se utilizadas de forma correta podem se tonar um "divisor de águas" na construção do conhecimento, isto é, ensino ? aprendizagem, como por exemplo, a produção do material pedagógico escolar, auxiliando o educador e promovendo o maior interesse dos alunos para aprenderem. Para isso é necessário que as escolas viabilizem o aperfeiçoamento dos professores promovendo seminários, cursos, palestras e criando espaço onde cada docente, dentro da sala de aula, tenha condições de aplicar tais tecnologias introduzindo seus alunos nas mesmas.
Hoje em dia, os estudantes já estão de certa forma, tendo contato com as novas tecnologias criando blogs, desenvolvendo páginas na web, se relacionando em redes sociais, produzem filmes e publicam na internet, etc. Dentro da sala de aula o professor pode e deve se valer dessas TICs, dominada por muito de seus alunos, para promover o conhecimento. A integralização dessas tecnologias em sala de aula (computador, internet, Home Page, redes sociais, MP3 e MP4, produções de vídeos, micro blog, etc.) proporcionariam novas formas de produzir textos, de pesquisas, de interação (professor ? aluno) minimizando assim, as distâncias das tecnologias atuais e a sala de aula, com isso valorizar-se-ia o potencial criativo de cada aluno proporcionando uma aprendizagem mais significativa e "atual" do ponto de visto tecnológico.
As tecnologias que num primeiro momento são utilizadas de forma separada ? computador, celular, Internet, mp3, câmera digital ? e caminham na direção da convergência, da integração, dos equipamentos multifuncionais que agregam valor, num segundo momento começariam a "afetar" positivamente a educação culminando uma aproximação entre professor ? aluno e consequentemente levando ambos a vivenciar, na prática, a era que chamamos de pós-moderna.
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Penso que refletir sobre a "união" do método convencional e as TICs dentro da sala de aula e na elaboração de material pedagógico é fundamental, sobretudo porque quer queríamos ou não já estamos inseridos dentro de um contexto moderno, tecnológico. Repensar os métodos (não desprezando o existente) é uma forma de contribuir, em todos os sentidos, com o crescimento do aluno, do professor, da instituição e, sobretudo da sociedade que caminham, a passos largos, a avanços sem precedentes nesta área.
BIBLIOGRAFIA:
MOURAN, José Manoel. A integração das tecnologias na educação. Disponível em:
http://www.eca.usp.br/prof/moran/integracao.htm
SILVA, Marilene. Tecnologias de informação e comunicação no âmbito educacional. Publicado em 7/12/2010 em http://www.webartigosos.com
Autor: Eliza Barboza Dos Santos Gadêlha
Artigos Relacionados
O Professor Do Século 20 E O Aluno Do Século 21
Reflexão Sobre Produção De Material Pedagógico
Tecnologias De Informação E Comunicação No âmbito Educacional
As Novas Tecnologias Em Sala De Aula: Desafios A Se Transpor Em Busca De Uma Educação De Qualidade.
Produção De Material Pedagógico
O Domínio Das Novas Tecnologias Na Sala De Aula
Novas Tecnologias Na EducaÇÃo