Banco De Dados De Marketing Como Estratégia Nas Empresas Do Setor De Tecnologia Da Informação



Centro Universitário de Belo Horizonte
Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão
Curso de Especialização “Lato Sensu” EM Marketing e Comunicação

Banco de Dados de Marketing como Estratégia nas Empresas do Setor de Tecnologia da Informação

Adriana Jussara Lima Rocha[1]

Luiz Antônio de Carvalho Godinho[2]  

Resumo

Este estudo pretende discutir a aplicação da ferramenta Database Marketing nas organizações do setor Tecnologia da Informação. Através de revisão bibliográfica na literatura existente, são inicialmente abordados os princípios e conceitos de sistemas de informações e database marketing, até suas estratégias nas empresas do setor tecnológico. É apresentado também, uma reflexão sobre o uso intensivo da tecnologia da informação, tecnologia essa que leva as empresas a abertura de canais de diálogo com consumidores, pesquisa, criação de comunidades virtuais de consumidores e personalização de produtos/serviços com fins de fidelização e obtenção de vantagem competitiva, além da multidimensionalização dos espaços onde as ferramentas de marketing e as práticas estratégicas se desenvolvem.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação, Marketing, Banco de Dados, Estratégia.

1  INTRODUÇÃO

Houve um tempo em que era possível fazer-se um atendimento personalizado. Os comerciantes sabiam o nome de cada cliente, conheciam os seus hábitos e preferências e, portanto, podiam ser mais eficientes no atendimento às suas necessidades. A ampliação dos mercados, a industrialização e a produção em massa trouxeram uma espécie de comoditização (processo em que um produto que não pode ser significativamente diferenciado de produtos dos competidores. Normalmente caracterizado por produtos de origem agropecuária e extrativista) de serviços e produtos, com os produtos cada vez mais semelhantes na forma e no preço. Nesse ambiente, o cliente individual desaparece para o surgimento de um mercado de massa onde o que importa para as empresas é o market share (fatia do mercado) ou parcela do mercado conquistada. 

Hoje, a tecnologia da informação, aliada a interatividade da Internet possibilitam um retorno ao atendimento individualizado e o acesso instantâneo aos dados do cliente e a utilização dessas informações para os atendimentos de suas necessidades específicas. 

O conceito de informações, gerenciamento de informações e database não é novidade. Na realidade, as soluções de processamento de dados para gerenciamento de informações foram aplicadas por um longo tempo para a indústria. As empresas não sobreviveriam se não fosse possível gerenciar grandes quantidades de dados de modo eficiente e tornar as informações valiosas.  Ao mesmo tempo em que os consumidores mudaram, a tecnologia e a proliferação da mídia estão transformando a ciência do marketing para esses novos consumidores. Agora, as empresas podem cada vez mais direcionar suas mensagens para clientes cuidadosamente escolhidos.

Na sociedade atual, a informação é o nosso principal recurso estratégico. O problema da sociedade moderna não é a falta de informações, mas sim conseguir acompanhá-las. Nem todos os clientes são iguais. Essa é a base do database marketing, que parte da premissa de que coletando, mantendo e analisando as informações sobre os clientes e/ou clientes em potencial, é possível implementar programas de comunicação de marketing mais efetivos e eficientes. Como recurso, o database pode tornar-se uma ferramenta muito importante para os seus programas de marketing.

O database marketing é um método de longo prazo, voltado para o cliente e profundamente baseado em informações. Pode ser utilizado para interligar e orientar os esforços de marketing atuais, assim como para construir uma base completa de informações, de modo a orientar futuros projetos.

A questão a ser abordada neste trabalho é a funcionalidade do database marketing como ferramenta estratégica empresarial no setor de Tecnologia da Informação. O presente trabalho se justifica pela realidade vivenciada no mundo atual, um ambiente de constante competição agressiva, sem fronteiras ou “globalizada”, com perspectivas de novos e competentes entrantes em todas as frentes. Os clientes estão mais conscientes, exigentes e protegidos pelos devidos mecanismos legais que, além de lhes darem mais garantias, instituem um padrão social devido à prestação de serviços e de produtos. A mão-de-obra ainda não está treinada, não percebe bem a interação da tecnologia da informação, da estratégia empresarial e dos recursos disponíveis para o gerenciamento das informações na direção estratégica de “ganho de clientes” como desejado. Além disso, existe na realidade, “tecnologia de sobra”, numa expressão que pode ser interpretada de diversas maneiras – número excessivo de ferramentas para armazenamento de dados e informações ou mesmo podemos considerar que muitas existem sem qualidade para aplicação – unindo recursos e assistência ou suporte – constituindo-se no que poderia ser chamado de “sobra” (sem qualidade, abusando de uma expressão vulgar).

O objetivo geral do presente trabalho é verificar a funcionalidade do Database Marketing como ferramenta estratégica para o gerenciamento otimizado das informações que irão compor um acervo integrado para tomada de decisões de marketing e para a efetiva implantação de uma estratégia nas organizações tecnológicas.

Este estudo utilizou a pesquisa qualitativa exploratória feita por meio de um levantamento bibliográfico, estudos secundários, constituído por busca de informações em livros e artigos na internet, procurando uma melhor compreensão do fenômeno.

É apresentada aqui, uma discussão das funcionalidades do database marketing como ferramenta estratégica nas empresas, a orientação do database e a importância de se manter um banco de dados, todos voltados para organizações que trabalham com tecnologia da informação.


Autor: Adriana Rocha


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