Teologia bíblica: uma pequena introdução



Teologia Bíblica: uma pequena introdução


A Teologia Bíblica ou exegética se ocupa diretamente com o estudo dos textos que foram canonizados pela Igreja. Dado o fato de que a Bíblia foi escrita por diferentes autores em diferentes épocas, línguas e lugares, surgiu o que alguns estudiosos costumam chamar de "fenômeno de distanciamento". Os últimos textos do Novo Testamento , por exemplo, datam provavelmente do final do primeiro século da era Cristã. Cerca de dois milênios separam a atual Igreja dos autores do Novo Testamento. Esta distância aumenta ainda se comparada aos textos do Antigo Testamento . Assim, para tentar compreender o que os autores dos textos bíblicos pretenderam dizer, a Teologia Bíblica se vale de várias técnicas e disciplinas auxiliares como, por exemplo, o auxílio da exegese , da Hermenêutica e da história.
Além da distância cronológica dos textos bíblicos, nota-se também o fato de que não há textos originais. Sobre o Novo Testamento, por exemplo, o biblista Oscar Cullmann, observou que "Os manuscritos completos mais antigos que possuímos não remontam além do século IV" . Isto significa que os textos que foram conservados são cópias, das cópias dos textos originais . Há ainda aqueles casos em que os autores bíblicos não tiveram a preocupação de descrever com maiores detalhes sobre assuntos como, por exemplo, o aspecto cultural, social e político da época. Dessa forma, para compreender algumas passagens da Bíblia, o/a pesquisador/a da área bíblica investiga também documentos extra bíblico . Estas pesquisas geralmente são realizadas com o auxílio das ciências da história, da Arqueologia e da Antropologia.
Conforme Nelson Kilpp, "O termo Teologia Bíblica pode ser definido de diversas maneiras, dependendo do contexto em que for usado e da noção a que for contraposto" . Durante a Idade Média, por exemplo, "a teologia da Bíblia foi usada apenas para reforçar os ensinos dogmáticos da Igreja, os quais eram fundamentados na Bíblia e na tradição da Igreja" . Em contrapartida, os reformadores insistiram que a teologia dogmática (conhecida hoje como Sistemática) deveria estar fundamentada apenas na Bíblia . Em certo sentido, "a origem da teologia bíblica já reside no protesto da reforma. Afinal, esta já questionou radicalmente a autoridade da tradição eclesiástica, na proporção em que ela contrariava, ou parecia contrariar a Bíblia" .
Já no período pós-reforma, surgiram outros movimentos que, em certo sentido, tiveram grande importância para o desenvolvimento da Teologia Bíblica, como por exemplo: o pietismo alemão e o racionalismo moderno . Sendo um "movimento de renovação", o pietismo surgiu na Alemanha como reação à exegese dogmática do período escolástico protestante . Philip Jakob Spener (1635-1705), considerado o líder do re-avivamento pietísta, viu a Teologia Bíblica como uma espécie de "reforma" da teologia dogmática e da igreja, a partir da Bíblia . Para Spener, a teologia de sua época "estaria com muita construção de madeira, feno e palha - expressões da vaidade humana ? de tal maneira que nem se via [sic] mais o ouro" .
Depois de Phillip Spener, outro teólogo de linha pietista que contribuiu para o que veio a ser conhecido como Teologia Bíblica foi Johann Albrecth Bengel (1687-1752). O teólogo Antonius Gunneweg observou que para Johann Bengel:

"O sistema correto da teologia não é um arcabouço de idéias e conceitos construídos de modo especulativo, mas a oeconomia temporum (economia dos tempos), que aponta desde o começo da criação através dos tempos, para Cristo. [...] A descoberta da dimensão temporal e da história é um dos fatores que contribuíram para o surgimento da teologia bíblica".

Quanto ao racionalismo filosófico, vê-se que o mesmo tem uma relação muito próxima também da Teologia Bíblica. Na verdade, a Teologia Bíblica como disciplina distinta no campo teológico é um produto do impacto do Iluminismo sobre os estudos bíblicos .
Contudo, o principal responsável para o surgimento da Teologia Bíblica foi, talvez, o teólogo alemão Johann Philip Gabler (1753-1826). Gabler foi o primeiro teólogo a propor uma separação entre a Teologia Dogmática (sistemática) e a Teologia Bíblica. Em razão do discurso que Gabler proferiu na Alemanha em 1787 cujo titulo, "Discurso sobre a devida distinção entre a Teologia Bíblica e dogmática, e os objetivos específicos de cada uma", alguns estudiosos tem associado ao seu nome o surgimento da Teologia Bíblica como disciplina distinta no campo da teologia. Comentando sobre o método apresentado por Gabler, o teólogo Eugene Merril fez a seguinte observação:


"Gabler; ao apresentar seu próprio método, apresentou três pontos principais: (1) deve haver uma clara distinção entre Escritura divina e a humana; (2) deve haver distinção entre a teologia bíblica e a dogmática; (3) "nossa filosofia" (isto é, teologia dogmática), deve ser construída sobre a fundação da religião (ou seja, teologia bíblica)" .

Entretanto, Johann P. Gabler não foi o único teólogo que começou um trabalho em direção a Teologia Bíblica, houve outros além dele . Contudo, embora outros teólogos tenham feito algo parecido, pode-se afirmar que Gabler foi o primeiro a apresentar de forma explícita a separação da Teologia Bíblica da Teologia Dogmática.
Dentro de um ponto de vista cada vez mais racionalista, outros teólogos da área bíblica passaram a executar os princípios metodológicos apresentados por Gabler . Georg Lorenz Bauer (1755-1806), por exemplo, fez uma "ruptura" entre o Antigo e o Novo Testamento . Com sua obra sob o titulo "Teologia do Antigo Testamento ou esboço dos conceitos religiosos dos antigos hebreus desde os tempos mais remotos até o começo da era cristã", Bauer foi apontado como um dos primeiros teólogos a elaborar uma Teologia do Antigo Testamento . "Desde então, a teologia do Antigo Testamento e a teologia do Novo Testamento foram tratadas em separado, formando disciplinas separadas" .
Diante desse panorama, a Teologia Biblica hoje tem se ocupado principalmente com a relação dos dois testamentos bíblicos. Em um sentido técnico dentro dos estudos teológicos, a Teologia Bíblica é uma categoria maior que contém tanto a Teologia do Antigo Testamento como a Teologia do Novo Testamento. Contudo, conforme o teólogo Klaus-Michael Bull:

"O principal problema de toda teologia biblica é a determinação da relação entre o Antigo e o Novo testamento. De forma que deve ser levado em consideração que essa questão levantada naturalmente só se transforma em problema a partir de uma perspectiva cristã. A partir da perspectiva judaica, Deus revelou definitivamente na história com o seu povo. Vista a partir de si própria, a Bíblia judaica de forma alguma foi necessariamente elaborada com o intuito de ter continuidade no Novo Testamento".

Assim, "Diante dessas questões, surgiram nos últimos tempos, com maior intensidade, tentativas de superar a justaposição de teologia do Novo Testamento e Teologia do Antigo Testamento através de uma teologia bíblica que abarque ambos os testamentos" . Há muitas questões que não foram ainda respondidas de modo satisfatório. Há várias implicações quando o assunto é tratar a Bíblia Hebraica (A.T) com o Novo Testamento. A discussão científica a respeito dessas questões ainda perdura .




___________________

Bibliografia


BRUCE, F. F. Merece confiança o Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1999.

BULL, Klaus -Michael. Panorama do Novo Testamento: História, contexto, teologia. São Leopoldo: Sinodal, 2009.

CULLMANN, Oscar. A formação do Novo Testamento. 11. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2001.

GUNNEWEG, Antonius. Teologia Bíblica do Antigo Testamento: uma historia de Israel na perspectiva bíblico-teológica. São Paulo: Teológica; Ed. Loyola, 2005.

LADD, George. Teologia do Novo Testamento. Rio de Janeiro: Juerp, 1985.

MERRIL, Eugene. Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Shedd Publicações, 2009.

NICODEMUS, Augustus. A Bíblia e seus interpretes. São Paulo: Cultura Cristã, 2007.

RICOEUR, Paul. A hermenêutica bíblica. São Paulo: Loyola, 2007.

ROSEL, Martin. Panorama do Antigo Testamento: História, contexto, teologia. São Leopoldo: Sinodal, 2009.

SCHOLZ, Vilson. Princípios de interpretação bíblica: introdução a hermenêutica com ênfase em gêneros literários. Canoas: ULBRA, 2006.

KAISER, Walter; SILVA, Moises. Introdução a Hermenêutica Bíblica. São Paulo: Cultura Cristã, [i 2002].

KORTNER, Ulrich. Introdução à hermenêutica Teológica. São Leopoldo: Sinodal, 2009.

WEGNER, Uwe. Exegese do Novo Testamento: manual de metodologia. São Leopoldo: Sinodal, 1998.

Autor: Ivan Macedo Fraga


Artigos Relacionados


Teologia PrÁtica

Bacharel Em Teologia

Curso De Formação Pastoral

Teologia Histórica - Uma Pequena Introdução

Estudo Sobre Teologia Sistematica

Teologia Prática E Teologia Pastoral: Qual A Relação?

Teologia Sistemática: Uma Pequena Introdução