ÉTICA NA EDUCAÇÃO



INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo justificar a importância da ética na educação escolar e até que ponto as instituições de ensino preocupam-se e fazem a sua parte.
A pesquisa ética na educação visa questionar sobre alguns aspectos pertinentes a respeito da ética nas instituições públicas de ensino.
Na sociedade contemporânea é comum nos depararmos com ações que nos remetem a avaliar os programas de educação, que se propõem à formação de indivíduos autônomos, críticos e "éticos".
O ser humano cresce e se desenvolve num ambiente social. A interação com outras pessoas é primordial para o seu desenvolvimento. Para que esse desenvolvimento ocorra é imposta a sociedade um comportamento carregado de valores, princípios e regras. A discussão do tema da ética, da moralidade, vem desencadeando significados atribuídos a formação educacional contemporânea. A modernidade apresenta novas ideologias, agregando-as a novos valores. Estes indivíduos devem buscar qual é o papel fundamental da ética na educação escolarizada e sua contribuição para uma vida social equilibrada.
Com base neste tema, objetiva-se observar a ética na educação e quais são as conseqüências desse tema nas instituições públicas de ensino.
Dentre os estudos abordados ressaltam-se às formas de ensino sobre ética constante nos Parâmetros Curriculares Nacionais, o conceito referente ao tema ética. Outro ponto é a influência do estudo do tema ética nos alunos. E quais são os objetivos dos educadores.




1 JUSTIFICATIVA

O interesse pelo tema da pesquisa surgiu através da observação e inquietação diante dos valores comportamentais apresentados por alunos das instituições públicas de ensino.
Pode-se dizer, em sentido amplo, que a educação, definida como processo de transmissão de cultura, está presente em todas as instituições. Entretanto na sociedade é papel da escola a transmissão da cultura. Ela é o espaço que objetiva formar indivíduos e capacitá-los a participar como agentes na construção e transformação da sociedade.
Segundo VALSS (2004, p. 7):

A ética é tradicionalmente entendida como um estudo ou uma reflexão, científica ou filosófica, e eventualmente até teológica, sobre os costumes ou sobre as ações humanas. A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento.

São muitos os conceitos impregnados no modo de ser de cada aluno. A escola tem participação na formação moral de seu aluno. Os professores e os recursos didáticos utilizados para o desenvolvimento do aprendizado transmitem valores e regras que explicitam as formas de comportamentos exigidos pela sociedade.
A Justificativa está em verificar se realmente faz necessário que o aprendizado seja norteado pelo campo da ética.


2 OBJETIVOS

2.1 Geral
Compreender o processo de contribuição da ética nas instituições de ensino.

2.2 Específico
Identificar o conteúdo ético presente na escola.
Refletir sobre o futuro fundamentar em valores éticos no conteúdo escolar.


2.3 CONCEITO DE ÉTICA

A palavra Ética representa algo que tem inúmeras significações. È um vocábulo que permite ser interpretado de acordo com a cultura da região na qual é invocada. Quando as pessoas passaram a viver em comunidades, necessitaram de ética.
De acordo com (PCN, 1998, p.52):

A ética é a reflexão crítica sobre a moralidade. Ela não tem um caráter normativo, pois, ao fazer uma reflexão ética, pergunta-se sobre a consistência e a coerência dos valores que norteiam as ações, busca-se esclarecer e questionar os princípios que orientam essas ações, para que elas tenham significado autêntico nas relações. Há uma multiplicidade de doutrinas morais que, pelo fato de serem históricas, refletem as circunstâncias em que são criadas ou em que ganham prestígio. Assim, são encontradas doutrinas morais cujos princípios procuram fundamentar-se na natureza, na religião, na ciência, na utilidade prática.

No cotidiano, os conceitos de ética e moral se confundem ou se identificam. Não sem razão. Se recorrermos a origem etimológica das palavras, encontra-se os vocábulos ethos (grego) e mores (latino), que significam, ambos, costumes, jeito de ser, que remete a criação cultural.


2.4 ÉTICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR

A escola de hoje está deixando um pouco de lado a construção moral e a educação ética, atribuí-se prioridades a outros assuntos como o vestibular, a disciplina escolar, mas esquece que a formação do indivíduo é a mais importante, e que permeará por toda a sua vida. A criança que educa-se eticamente torna-se um adulto capaz de ir ao encontro do outro, reconhece-se com seu igual e não assume as regras morais como regras obrigatórias.
Portanto, o educador possui um papel fundamental na formação ética e moral do indivíduo, principalmente na educação infantil, onde inicia-se a vida escolar. Acredita-se que a ética e a moral na educação infantil vivendo-as, demonstrando-as aos nossos alunos através dos atos, da postura, das atitudes e dos valores. Não ensina-se moral e ética, vivencia-se.
Segundo o PCN (1998, p. 61) trazer a ética para o espaço escolar significa:
enfrentar o desafio de instalar, no processo de ensino e aprendizagem que se realiza em cada uma das áreas de conhecimento, uma constante atitude crítica, de reconhecimento dos limites e possibilidades dos sujeitos e das circunstâncias, de problematização das ações e relações e dos valores e regras que os norteiam. Configura-se, assim, a proposta de realização de uma educação moral que proporcione às crianças e adolescentes condições para o desenvolvimento de sua autonomia, entendida como capacidade de posicionar-se diante da realidade, fazendo escolhas, estabelecendo critérios, participando da gestão de ações coletivas. O desenvolvimento da autonomia é um objetivo de todas as áreas e temas transversais e, para alcançá-lo, é preciso que elas se articulem. A mediação representada pela Ética estimula e favorece essa articulação.



Se a escola deixa de cumprir o seu papel de educador em valores, a referencia ética de seus alunos estará limitada à convivência humana que pode ser rica em se tratando de vivências pessoas, mas pode estar também carregada de desvios de postura, atitude comportamento ou conduta, e mais, quando os valores não são bem formal ou sistematicamente ensinados, podem ser encarados pelos educandos como simples conceitos ideais ou abstratos, principalmente para aqueles que não os vivenciam, sejam por simulações de práticas sociais ou vivenciados no cotidiano.


3 METODOLOGIA

O tema ética na educação tem sido foco de discussões no sistema educacional, envolve questões relacionadas a valores, moral e educação.
No âmbito educacional, a ética tem recebido uma atenção especial, fazendo parte do currículo escolar com tema transversal, mais ainda carregado de valores morais da parte de quem apresenta o tema. E é preciso pensar no que é preciso fazer no espaço escolar para superar os problemas, éticos.
A metodologia aplicada a esse artigo foi uma pesquisa de cunho bibliográfico com base nos seguintes autores: Valss, Rios e os PCNS. Para GIL (1987, p.19) a pesquisa cientifica consiste em "(...) procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos".


4 RESULTADOS ESPERADOS

O trabalho apresentado aborda um tema constantemente discutido nos dias atuais, recebemos um bombardeio de informações sobre como é importante a ética na educação nos vários meio de comunicações. Mas sempre nas discussões e debates fica a cargo da sociedade o trabalho de conscientização sobre a ética, não se pode ser contrário a esta idéia, mas a sociedade como um todo deve estar envolvida não tem como separar a educação formal da não formal. Se a sociedade passa por uma crise independente de qual for, em questões éticas ou outras a educação também sofrerá a mesma crise.
Portanto a educação deveria estar acompanhando de perto todo esse processo ético, deveria estar à frente das discussões que se desenrolam no mundo, deveria conhecer e entender as causas e, mais que isso, ser capaz de propor soluções. Afinal a educação é uma ferramenta que garante a continuidade e expansão do conhecimento sobre nós mesmos e do universo em que vivemos. Os profissionais da educação são responsáveis por formar, orientar e conduzir o desenvolvimento das atuais e novas gerações, transmitindo lhes os conhecimentos adquiridos pela humanidade ao longo de sua existência e clareando os caminhos à frente na construção do futuro.
É preciso, é fundamental, que os educadores parem para refletir sobre suas escolhas pessoais e coletivas, as responsabilidades perante as atuais e futuras gerações. Assim, essas discussões em torno da implementação da ética na Educação, possa ultrapassar as paredes burocráticas e chegar, rápido, às salas de aula, e isso não pode acontecer apenas por obra de um professor, um grupo, uma escola, uma rede. Essas discussões têm de ganhar status de política de Estado e permear toda sociedade.
È possível termos aulas teóricas e praticas abordando temas éticos nas escolas. Mas deve haver com grande urgência uma revisão das grades curriculares. E a capacitação de profissionais para atuarem em sala de aula.
Com relação à Ética na Educação, muito ainda há de ser feito, tanto na escola quanto na sociedade em geral. O trabalho desenvolvido até o presente momento serviu apenas para disparar, tornar visíveis, muitos aspectos que devem ser aprofundados.
Acredita-se que esta pesquisa ira contribuir não apenas para apontar à falta de uma política educacional voltada a ética na educação, mais para a elaboração de um currículo escolar que nos leve a compreender as origens das idéias e valores que nos cercam. Apontar novas perspectivas para a educação que se esta fazendo ou que se pretende fazer.


REFERÊNCIAS


PCNS: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 1998.
PCNS: apresentação dos Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 1998.
RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e competência. 17ª ed. São Paulo, Cortez, 2007

VALSS, Álvaro L. M. O que é ética. 9ª ed. São Paulo, Brasiliense, 1994





Autor: Elder Paulo De Almeida


Artigos Relacionados


A Ética E A Moral Na Educação

Ética Na Educação

Afinal, O Que é ética? Todos Sabem Usa-lá?

Ética

A Importância Do Tema Ética Como Conteúdo Nas Séries Iniciais Do Ensino Fundamental

Sobre Moral E Meio Ambiente

Ética Pedagógica: é Falar De Uma Convivência Humana.