MARKETING POLÍTICO



1 OBJETIVOS

Compreender o processo e as estratégias de marketing político durante o processo eleitoral seja pelos meios de comunicação ou por outras vias.
Identificar no marketing político, que o produto é o candidato que precisa vender sua imagem ao eleitor.
Verificar como se estabelece uma relação entre o comportamento do eleitor e o seu processo de decisão do voto dentro das estratégias de marketing político.


2 JUSTIFICATIVA

O interesse pelo tema da pesquisa surgiu através das observações, das discussões e explanações que se observa na graduação, sobre o marketing político.
Como o público alvo do marketing político é o mercado eleitor, os profissionais de marketing direcionam as suas estratégias para satisfazer este segmento de maneira lucrativa. Em uma campanha eleitoral, depois de uma pesquisa detalhada dos eleitores, o composto mercadológico é direcionado aos resultados dessa pesquisa.
Ressalta-se que o marketing possui inúmeros campos de aplicação, dentre eles, o político. Neste contexto, o marketing é definido como a arte de informar e comunicar com o eleitor; orientar e direcionar as idéias do partido, candidato e governo, em função das necessidades que se detectam; é definir o seu público e satisfazê-los; é potenciar relações duradouras com os eleitores. Enfim, é o ajustar das medidas às necessidades do estado e da sociedade, aos anseios dos cidadãos, no sentido de os servir sempre melhor, aproximando o governo dos governados.
Embora dezenas de variáveis estejam envolvidas, a tomada de decisões em marketing pode ser dividida em quatro estratégias básicas, conhecidas como "quatro P?s": Produto, Preço, Ponto (distribuição) e Promoção. Seu conjunto forma o composto de marketing - mistura dos quatro elementos de estratégia para atender às necessidades e preferências de um mercado específico.
Segundo Rego (1985):

Marketing Político é um esforço planejado para se cultivar a atenção, o interesse e a preferência de um mercado de eleitores, é o caminho seguro para o sucesso de quem deseja vencer na política.
.

A Justificativa está em verificar se realmente faz necessário o marketing político nas campanhas eleitorais.


3 METODOLOGIA

O tema marketing político tem sido foco de discussões nos cursos de marketing e em outros, envolve questões relacionadas a valores, moral e educação.
Como o público alvo do marketing político é o mercado eleitor, os profissionais de marketing direcionam as suas estratégias para satisfazer este segmento de maneira lucrativa. Em uma campanha eleitoral, depois de uma pesquisa detalhada dos eleitores, o composto mercadológico é direcionado aos resultados dessa pesquisa.
Este trabalho poderá contribuir para o avanço do entendimento do marketing político como estratégia fundamental em um cenário de disputa eleitoral, desmistificar e mostrar à sociedade que o marketing político pode trazer muitos benefícios à democracia.
A metodologia aplicada a esse artigo foi uma pesquisa de cunho bibliográfico com base nos seguintes autores: Rego e Figueiredo. Para GIL (1987, p.19) a pesquisa cientifica consiste em "(...) procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos".

4 CRONOGRAMA

Mês de Início: Agosto/2010
Mês de Conclusão: Dezembro/2010

ANO 2010
MESES Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro
Levantamento bibliográfico X
Leitura e fichamento das obras X
Coleta e seleção de dados X
Revisão bibliográfica X
Análise critica do material X
Elaboração preliminar do texto X
Redação provisória X
Entrega ao orientador X
Revisão e redação final X
Entrega ao coordenador X
Apresentação do PIM x


5 BIBLIOGRAFIA

FIGUEIREDO, Marcus. "Estratégias de Persuasão Eleitoral: Uma Proposta Metodológica para o Estudo da Propaganda Eleitoral". Opinião Pública, vol. IV, nº 3, CESOP/ UNICAMP, Novembro de 1997.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987.

REGO, F. G. "Marketing político e governamental: um roteiro para campanhas políticas e estratégias de comunicação". São Paulo. Summus, 1985.

VEIGA, Luciana F. "A Utilização de Métodos Qualitativos na Ciência Política e no Marketing Político". In: Opinião Pública, Revista Cesop, vol. VII, nº 1, Maio de 2001.


Autor: Elder Paulo De Almeida


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