Vida Ministerial: A Diferença Entre O Profeta E O Sacerdote



Isaias era um profeta. Você sabe o que isto significa? Profeta é o cidadão que Deus escolhe, não sei se pelo temperamento, não sei se pela santidade ou necessidade. Mas sei que, Deus encontra nos profetas algo que os diferencia e os faz ser sobre humanos, então, Deus conta a eles seus segredos.

O sacerdote é escolhido por Deus para dialogar com o povo, escutar suas lamúrias e levá-las até a Ele. A função do profeta é o contrário, é ouvir o que Deus está falando e transmitir isto ao povo. E por diversas vezes, profetas e sacerdotes não se entendem, surgem divergências.

A Função do sacerdote é erguer o altar; a do profeta é apontar os dedos e achar os defeitos. Mas ambos foram chamados por Deus, e são por Ele amados e sustentados. Um não é maior que o outro, são complementares e de igual importância. E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores (Efésios 4:11).

O profeta é intimo de Deus e nem sempre é compreendido pelos homens, profeta é chamado de louco, é perseguido, como aconteceu com João Batista. O Sacerdote geralmente é amado e respeitado pelo povo, se assenta em lugares de honra. O profeta recebe aplausos num dia e pedras no outro.


Autor: Pr. Marco Feliciano


Artigos Relacionados


Recado

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Livros Bíblicos Que Se Perderam

Os Misteriosos Urim E Tumim

Reformadores Do Pentateuco

Os Cinco Dons Ministeriais

O Eclesiastes