WEBQUEST: AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO - AÇÕES EDUCACIONAIS PARA CRIANÇAS ACOMETIDAS POR CANCER DE GERMINOMA



Anhanguera Educacional


Paulo Tadeu Ramos de Albuquerque
Artp_tadeu @hotmail.com
Juliana Lopes Leocádio
[email protected]


WEBQUEST: AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO - AÇÕES EDUCACIONAIS PARA CRIANÇAS ACOMETIDAS POR CANCER DE GERMINOMA
RESUMO
Esta WebQuest trata da importância do diagnóstico clínico psicopedagógico na vida escolar da criança com problemas de aprendizagem em decor-rência de câncer na glândula pineal,como ferramenta pedagógica oportuniza a viabilização da aquisição do conhecimento e autonomia - quesito requerido em todas as áreas presentes na sociedade contemporânea. Como profissionais da educação é relevante pensar e agir como pesquisadores, pois temos no dia a dia da vida docente um laboratório vivo e dinâmico num processo de transformação contínuo, no qual se pode aprender, refletir e produzir novos conhecimentos contribuindo para a riqueza da ciência educacional.


Palavras-Chave: WebQuest, ferramenta pedagógica, investigação psicopedagógico,câncer germinoma,melatonina.
ABSTRACT
This WebQuest addresses the importance of diagnosis clinical psychology in the school life of children with learning problems due to cancer pineal gland as a pedagogical tool to nurture feasibility of acquiring knowledge and autonomy -
item required in all areas at present contemporary society. As education professionals is relevant to think and act as researchers, because we in everyday life a living laboratory and teaching a dynamic process of continuous transformation, in which You can learn, reflect and produce new knowledge contributing to the wealth of educational science.


Keywords: WebQuest, a pedagogical tool, research psychology, germinoma cancer, melatonin.



1. INTRODUÇÃO
Esta Webquest foi desenvolvida e apresentada a Professora Neide Tavares em virtude da exigência da conclusão da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica do curso de pós-graduação em Psicopedagogia na Anhanguera Educacional ? Unidade Taboão.
Elaborado por:
Paulo Tadeu Ramos de Albuquerque e Juliana Lopes Leocádio
E-mail: [email protected]tmail.com e [email protected]

Introdução | Tarefa | Processo e Recursos | Avaliação | Conclusão | Créditos














Fonte: ww.arco-iris.org.br/includes/uploads/menino.jpg

INTRODUÇÃO

A importância do diagnóstico clínico psicopedagógico na vida escolar da criança com problemas de aprendizagem é uma oportunidade única para a viabilização da aquisição do conhecimento e sua autonomia - quesito requerido em todas as áreas presentes na sociedade contemporânea.

Muitos são os problemas de aprendizagem como também suas causas; nesta Webquest su-gerimos o estudo da problemática em decorrência de câncer de germinoma na glândula pineal.

Muito há para ser explorado no tema apresentado, no cenário da realidade brasileira foram registrados poucos casos de câncer de germinoma, pioneiramente podemos citar o Dr.Philip Pizzo como referência nesta área de conhecimento.

Como profissionais da educação é relevante pensar e agir como pesquisadores, pois temos no dia a dia da vida docente um laboratório vivo e dinâmico num processo de transformação contí-nuo, no qual se pode aprender, refletir e produzir novos conhecimentos contribuindo para a riqueza da ciência educacional.

RELATO DE CASO:

Maria ao socorrer o filho numa unidade hospitalar é atendida no centro pediátrico, ali, é informada que o filho apresenta um tipo raro de câncer o germinoma.

Os tumores de células germinativas (TCG) compreendem um grupo heterogêneo de neoplasias, originários de células germinativas primitivas, com migração incompleta no período embrionário, podendo, por isso ser encontrados em múltiplos sítios. Os TCG de SNC representam de 0,5 a 1% dos tumores do SNC em crianças e adolescentes, sendo que 90% dos casos ocorrem em menores de 20 anos, com predominância do sexo masculino. Os locais do SNC mais acometidos são glândula pineal e região supra-selar. (OSÓRIO, MELARAGNO 2009)

Tomada ciência da problemática existente quanto à saúde do filho, o pediatra encaminha a criança ao GRAAC para que ele seja tratado, nesta instituição ela é orientada a buscar também a ajuda de outro profissional - a figura do psicopedagogo para tratar problemas de aprendizagem.

Yhanes é um bonito garoto de nove anos, aparentemente é igual a outras crianças da mesma idade, na escola leva uma vida social como à dos pares, o que o difere dos demais é o tempo de resposta e condições para a aquisição de aprendizagem.

Maria relata no momento da entrevista que esta separada do marido e reside com os pais, possui quatro filhos no total e com exceção de Yhanes todos os outros tiveram um desenvolvimento normal.

A mãe expõe neste encontro da avaliação psicopedagógica que: o filho nasceu de parto nor-mal, andou rápido, caiu pouco, que na pré-escola não conseguiu desenvolver a escrita e não me-morizava nomes.

Aos sete anos o infante apresentou desenvolvimento precoce no órgão genital, este fato foi indicador a mãe de que algo de errado sucedia ao filho.

Nesta mesma época a criança apresenta o quadro convulsivo, seguido de coma, sinais de cegueira, muitas dores e também espumava na vomição.

No hospital, após avaliação clínica da criança uma tomografia foi requisitada, oportunidade em que se verificou a ocorrência de um AVC na parte pineal do cérebro.
A mãe se culpava muito pelo ocorrido e este sentimento era agravado em razão da avó da criança também responsabilizar a mãe pela situação que Yhanes estava atravessando.

No período em que Yhanes ficou internado lhe sobreveio diversas infecções apresentando em seguida um quadro de ventriculite numa área específica do cérebro, por conseqüência foi prescritos vários medicamentos para combater o contágio apresentado.

Ventriculite cerebral é o processo inflamatório resultante da destruição do epitélio dos ventrículos cerebrais, que se dilatam por obstrução do fluxo sanguíneo no cérebro. É uma complicação que ocorre em 20 a 90% dos casos de meningite neonatal causada por bactérias. É causada por enterobactérias gram-negativas em 70% dos casos. A in-fração da meninge pode ser provocada por disseminação hematogênica (25% dos ca-sos), inoculação secundária a trauma, neurocirurgia ou malformações congênitas do ti-po mielomeningocele. (Prieto, 1999)

Em outro hospital foi verificado que Yhanes apresentava índices hormonais de 3500 como também identificaram a presença do tumor. O germinoma diagnosticado neste nosocômio é tratado como um caso raro, o qual ocorre em razão de uma célula no momento da concepção não ser des-cartada originando este tipo de blastoma.

No período em que se deu o tratamento da criança, o qual compreende a comunicação e co-nhecimento do diagnóstico e terapêutica aplicada resultando na extinção do câncer pela radio e quimioterapia; Maria esteve acometida de elevado nível de stress.

A criança apresentou também dificuldades na fala (sua língua enrolou e ficou para dentro), por não conseguir se comunicar adequadamente Yhanes passou a travar uma nova luta para readquirir uma postura ideal de linguagem, para tanto, contou com a ajuda de um fonoaudiólogo e fisio-terapeuta - se alimentava por sonda ficou quatro meses sem andar.

Atualmente Yhanes faz uso de uma válvula o que não afetou sua rotina diária, o avo faleceu há um ano e vê o pai esporadicamente.

As expectativas da mãe ante a avaliação e oportunização do diagnóstico psicopedagógico são:

- Qual é a problemática apresentada pelo filho em relação à aprendizagem?
- Qual caminho a ser percorrido por Yhanes diante do desafio da aquisição do conhecimento?
- Quais os limites intelectuais do filho?

Na escola a professora de Yhanes diz que a criança é muito falante apesar de falar com difi-culdade em razão do problema na língua, apresentando também problemas de memorização.

Os sintomas causados por um tumor em um hemisfério cerebral vão depender de sua localização. Os sintomas mais comuns incluem:
- convulsões
- problemas na fala
- mudanças de humor, como depressão
- mudança de personalidade, como apatia
- dormência, fraqueza ou paralisia de parte do corpo
- alterações na visão, audição e sensações.
(Hospital A.C.Camargo, 2010)


Na escola as matérias que Yhanes mais gosta são: educação física, educação artística e mantém ótimo relacionamento com colegas.

A professora de Yhanes relatou ainda que ficou surpresa ao perceber que após a criança dormir em sala de aula memorizava tudo o que aprendia e ao contrario acaba esquecendo.

As expectativas da professora são:

- Conhecer a problemática apontada e como agir para obter sucesso no processo de ensino aprendizagem.

Durante a aplicação das técnicas de avaliação psicopedagógica a criança se irrita com facili-dade quando não realiza uma atividade proposta em seguida dirige sua atenção a qualquer outra coisa ou objeto a fim de esconder sua angustia e frustração diante da não realização do desafio su-gestionado.

DICA:
Graac ? trata crianças com câncer e foi à instituição que orientou a mãe para encaminhar "Yhanes" a avaliação do psicopedagogo.
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RECURSOS

Site:

ALENCAR, Alexandre. GERMINOMA - Germinomas cerebrais (teratomas atípicos da pineal). Ger-minomas cerebrais (teratomas atípicos da pineal)/ Cerebral germinomas (atipical teratomas of the pineal region). Mem. Inst. Oswaldo Cruz 76(4): 329-341, ILUS. 1981. Relato de caso. www.scielo.org. Acesso em Dezembro de2009

CALDAS, JOSÉ GUILHERME; DOYON, DOMINIQUE; LEDERMAN, HENRIQUE; CARLIER, ROBERT. Estudo por ressonância magnética da região da pineal: pineal normal e cistos simples . cistos da pineal. Arq. Neuro-Psiquiatr. 56(2): 237-244, FIG TAB. 1998 Jun. disponível em: www.scielo.org. Acesso em Dezembro de2009.

GERMINOMA, Descrição. Neoplasia malígna do tecido germinativo das gônodas, mediastino ou re-gião pineal. DECS, Descritores em Ciência da Saude. Disponível em: http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/? IsisScript=../cgi-bin/decsserver/decsserver.xis&task=exactterm&previouspage= home-page&interfacelanguage=p&search_language=p&search_exp= Germinoma&show _tree_number=T%20. Acesso em Dezembro de2009

INCA, Brasil. Instituto Nacional de Cancer. Caracteristicas do Cancer da Criança e do Adolescen-te,Segundo a Classificação de Tumores Infantis: www.inca.gov.br/tumores_infantis/pdf/5_caracteristicas_cancer_crianca_adolescente.pdf - Pagi-nas 11 e 12. Acesso em Dezembro de2009

MELATONINA. Psiqweb- Melatonina é um neuro-hormônio produzido pelas glândula pineal e, acre-dita-se, apresenta como principal função regular o sono. Disponivel em: www.uol.com.br/gballone/geriat/melatonina.html Acesso em Dezembro de2009

MOREIRA, Gisele Machado da Silva. (Catálogo USP) A criança com câncer vivenciando a reinser-ção escolar: estratégia de atuação do psicólogo ? Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-27082004-145234/. Acesso em Dezembro de2009

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TAREFA:

Em grupo, pesquisar outras situações que possam envolver este tipo de problema com crianças e elaborar um parecer do que foi pesquisado e discutido.
Elaborar relatório do diagnóstico e intervenção psicopedagógica a ser aplicada para com a criança, família e professora, apresentação com o parecer do grupo em relação a pesquisa e as conclusões sobre o tema estudado.
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PROCESSO

1º Passo analisar casos semelhantes ao apresentado.
.
2º Passo pesquisar e levantar informações sobre o tipo de câncer acometido na criança e quais se-qüelas apresenta.
3º Passo entrevista com os Pais
.
4º Passo entrevista com Professor

5º Passo entrevista com a criança

6º Passo levantar informações sobre tipo de câncer acometido na criança e quais seqüelas apre-senta

7º Passo analisar diagnóstico clínico psicopedagógico aplicado
- hora lúdica
- hora do jogo
- par educativo e família cinética
- EOCA(Entrevista operatória centrada na aprendizagem após 10 anos)
- desenhos histórias
- provas operatórias de Piaget

8º Passo elaborar apresentação com parecer do grupo sobre o que foi concluído de acordo com a pesquisa realizada.

9º Passo apresentação em PowerPoint do grupo ao docente da disciplina e aos demais grupos que compõem a turma do curso.
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BIBLIOGRAFIA
GONZÁLES, Eugenio. Necessidades educacionais específicas Intervenção psicoeducacional ? Art-med 2007 Cap. 15 e 19

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AVALIAÇÃO

20% participação nas tarefas individuais do grupo
10% participação nas apresentações dos outros grupos
10% pontualidade e assiduidade para os cumprimentos dos passos das tarefas
60% apresentação da conclusão da pesquisa realizada em PowerPoint e trabalho digitado dentro das normas da ABNT

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CONCLUSÃO

Ao finalizar esta WQ os alunos dominarão elementos suficientes para se aproximarem intimamente da questão que envolve as ferramentas psicopedagógicas no diagnostico psicopedagógico, como também da intervenção a ser realizada não só com a criança, mas ainda com pais e professores.
Certo que o desenvolvimento infantil se trata da soma dos conjuntos de saúde física e mental, no passo a passo da aquisição do conhecimento, este, se faz de grande valia para o processo evolutivo, que pode ou não estar ocorrendo de forma satisfatória.
É condição fundamental conhecer como se processa a aquisição do conhecimento e quais estratégias a serem utilizadas para que seja elaborado diagnostico psicopedagógico da intervenção a ser realizada.

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CRÉDITOS
Esta WebQuest foi produzida pelos professores Paulo Tadeu Ramos de Albuquerque e Juliana Lopes Leocadio, Alunos da pós-graduação em psicopedagogia da Anhanguera Educacional S/A, unidade FTS.

REFERÊNCIAS
Hospital A. C. Camargo. Cérebro e Sistema Nervoso Central em Crianças. 2010 Disponível em : http://www.hcanc.org.br/index.php?page=504. Acesso em Dezembro de 2010.

OSÓRIO, R. P.; MELARAGNO, A. L. P. Derivação Ventricular Externa: Cuidados Prestados Pelo Enfermeiro em Oncopediatria. INSTITUTO DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA ? 2009 Disponível em : http://www.oncopediatria.org.br/taxonomy/term/417 Acesso em 20 Dezembro 2010

PIZZO, Philip A. M.D. Decano da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, Membro do Centro de Câncer http://med.stanford.edu/profiles/Philip_Pizzo/. Acesso em Dezembro 2010.

PRIETO,Ana C.R. - I; ALMEIDA,Fátima C.P. -I; LIMA, Gláucia Macedo de. - II; JUNIOR,Figueiredo - III; FILHO, Antonino Barros. - IV Ceftriaxona intraventricular em ventriculite cerebral: relato de casos. Enfermaria de Lactentes e Berçário anexo à Maternidade do Hospital U-niversitário Antônio Pedro ? HUAP -Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense - Niterói ? RJ ? 1999 pag.2 - Acesso em: Dezembro de 2010. Disponível em: http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/ index.php?p=html&id=407
I- Médicas residentes da Pediatria e Neonatologia do HUAP ? UFF
II- Mestre em Pediatria pela UFF, médica assistente da enfermaria de lactentes do HUAP-UFF
II- Docente da Disciplina de Pediatria da UFF, responsável pela enfermaria de lactentes do HUAP-UFF
IV- Docente da Disciplina de Pediatria da UFF, chefe do Departamento Materno-Infantil - HUAP-UFF. (Ver exemplo da WEBQUEST regras de Search & Seizure Cases)

Autor: Paulo Albuquerque


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