O ENSINO DE GRAMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO DO 9º ANO DA ESCOLA DE E. F. DOM JAVIER HERNANDEZ DE TIANGUÁ- CE1



RESUMO: Este artigo tem como principal objetivo abordar o ensino de gramática e mostrar que esse ensino não deve ocorrer apenas para proteger ou conservar a composição da língua, mas para auxiliar o usuário e falante no conhecimento de sua própria língua materna. O estudo se pautou com base nos teóricos como ANTUNES (2008), NEVES (2000), PCN (1998), TRAVAGLIA (2008), entre outros. Para uma melhor abordagem e compreensão do assunto, foi feito uma pesquisa de campo, onde foi entrevistado professores e alunos da rede pública do ensino fundamental II, mais precisamente do 9° ano. Foram discutidas no decorrer do artigo como está o o cstatadoosnsino. É notórioo pelossa situaçensino de gramática e as propostas que visam sua melhoria. Foi verificável que falta despertar nos alunos a consciência da funcionalidade da leitura e escrita, e isso só será possível quando os professores levarem em conta a bagagem que o aluno traz consigo, a respeito de sua língua materna.

PALAVRAS- CHAVE: Ensino. Gramática. Ensino fundamental. Língua Materna

Download do artigo
Autor: Valéria Araújo De Souza


Artigos Relacionados


Entrevista Com Professor E Aluno De Língua Inglesa - A Problemática Do Ensino De Inglês Hoje.

Monografia / Tcc - Educação Básica: O Desinteresse Dos Alunos Pelo Ensino Formal.

O Ensino De Língua Inglesa Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Como E Porque Ensinar

A Aplicabilidade Do Ensino De Língua Inglesa No Ensino Fundamental Das Escolas Públicas

O Que É A GramÁtica Na Escola?

Resenha Do Artigo “o Uso De Atividades Lúdicas No Ensino De Língua Inglesa Para Alunos Do 6° Ano Do Ensino Fundamental”

O Ensino Da Geometria Em Escolas Estaduais E Municipais .