Uma pequena reforma de muitas para o Estado
Atualmente, vem sendo adotado o modelo de administração pública gerencial implementado na maior parte do mundo, com algumas ressalvas. As características desse modelo têm sido questionadas como solução de gestão eficaz e eficiente para todas as administrações públicas em geral.
Portanto, algumas medidas da gestão pública gerencial acabam afetando o êxito do Estado, visto que os objetivos pretendidos vão em direção oposta, pois um cenário é diferente do outro.
A humanidade vive em um momento de globalização, de forte competitividade, rápidas mudanças tecnológicas e demais fatores que exigem dos administradores uma capacidade de percepção, adaptação e antecipação a essas mudanças.
São diversas técnicas que podem ser utilizadas em alguns modelos de gestão. Entre elas estão o Planejamento e a Gestão Estratégica, a gestão baseada em processos, a adoção de programas de qualidades, os modelos em rede e o balanced scorecard.
O melhor modelo a ser escolhido depende dos objetivos a serem alcançados e o papel do Estado a ser cumprido, assim, é fundamental conhecer a realidade local e regional para que medidas estratégicas possam promover o desenvolvimento social e econômico, e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida da população.
Autor: Sagias Junior
Artigos Relacionados
Análise Da Aplicação Da Gestão Por Processos
Afinal, O Que Vem A Ser Gestão Empresarial?
A Aplicação Empresarial Da Contabilidade Gerencial Como Um Instrumento De Informação Para Gestão Empresarial
O Perfil Do Servidor Da Assembleia Legislativa Do Ceará
Análise Comparativa Da Utilização Do Balanced Scorecard - Bsc E A Gestão Economica - Gecon
Planejamento E Replanejamento : Modelo De Gerenciamento Empresarial
Gestão Democrática Nas Escolas Públicas: Um Breve Estudo Sobre O Estado Do Amapá.