AFINAL À INCLUSÃO?
MUNDO DE HOJE TANTO SE FALA DE INCLUSÃO, MAS SERA QUE ESSA INCLUSÃO ESTA MESMO ACONTECENDO DE FORMA TÃO AMPLA E ABERTA A TODOS. NA ESCOLA NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO SENDO INCLUIDADES NA FORMA EM QUE A LEI NOS DIZ.
Introdução
Como afirma Ghiraldelli (2009), já não sabemos mais onde e por que queremos incluir tudo e todos. O verdadeiro conceito de inclusão dificilmente é utilizado.
Muitas vezes quando a criança chega a escola professores estão despreparados para atender essa criança, não conseguindo dar uma resposta a essa criança que vem atrás de seus direitos a uma educação em sala de classe regulares com um contato com outra crianças e assim se socializando, a socialização é um processo interativo e necessário para o desenvolvimento da criança e satisfazendo suas necessidades. Segundo a Lei de diretrizes
[...] a) formação em cursos de licenciatura em educação especial ou em uma de suas áreas, preferencialmente de modo concomitante e associado à licenciatura para educação infantil ou para os anos iniciais do ensino fundamental, e b) complementação de estudos ou pós-graduação em áreas específicas da educação especial, posterior à licenciatura nas diferentes áreas de conhecimento, para atuação nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Nossos governantes devem e precisam preparar os nossos professores para uma educação especializada e de qualidade para essas crianças. E deve também atualizar sempre oferecendo formação continuada com profissionais das área para atualizar sempre de forma prazerosa.
Segundo as Diretrizes (2001, p. 60), é também direito do aluno com necessidades especiais a educação profissional, que visa sua integração na vida social.
Deve efetivar-se nos cursos oferecidos pelas redes regulares de ensino públicas ou pela rede regular de ensino privada, por meio de adequações e apoios em relação aos programas de educação profissional e preparação para o trabalho, de forma que seja viabilizado o acesso das pessoas com necessidades educacionais especiais aos cursos de nível básico, técnico e tecnológico, bem como a transição para o mercado de trabalho.
A educação precisa e deve ser algo de qualidade para formarmos futuramente profissionais de qualidade para ter um futuro próspero.O sucesso do bom profissional vem de uma educação de qualidade e de professores de qualidade.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Secretaria de Educação Especial. MEC; SEESP, 2001. 79 p.
GHIRALDELLI, P. O que é inclusão? Disponível em: . Acesso em: 12 DEZ. 2010.
Autor: Lenice Zanelatto
Artigos Relacionados
Nova Perspectiva De Inclusão
Inclusão
A FormaÇÃo Dos Profissionais Da EducaÇÃo Para A EducaÇÃo Inclusiva.
Uma ReflexÃo Sobre EducaÇÃo Inclusiva
Educação Especial
A EducaÇÃo FÍsica Como Mediadora Para O Desenvolvimento Congnitivo Das CrianÇas Nas SÉries Iniciais Na Escola Da Rede Municipal De AraguanÃ-to
A InclusÃo Da Libras No Curriculo Escolar