O EXAME LINGUAL NA ACUPUNTURA



Ao orientar uma monografia relacionada à acupuntura, percebemos que o exame lingual não é comumente abordada em monografias ou TCC sobre a anamnese corporal anterior ao início do tratamento. Desta forma, este artigo tem como premissa o estudo lingual para a determinação do estado do paciente.
A Cor do Corpo da Língua
Uma língua pálida é menos vermelha do que uma língua normal, e indica síndromes de deficiência e de frio causados por uma deficiência de Qi yang ou por uma insuficiência de Qi e sangue.
Uma língua vermelha é de cor vermelho intenso e mais vermelha do que uma língua normal. Esta cor indica diversas síndromes de calor incluindo as síndromes de calor interior por excesso e síndromes de calor interior por deficiência.
Uma língua de cor vermelha escuro indica uma situação de calor extremo. Em caso de transtornos exógenos febris, esta cor indica uma invasão de calor patogênico. Nas doenças endógenas, indica deficiência de yin, o qual conduz a uma hiperatividade do Fogo.
Uma língua azul violeta indica um estancamento de sangue relacionado com frio ou calor. Uma língua de cor azul violáceo muito escuro, e ainda seca e sem brilho, está relacionada com o calor, enquanto que uma língua úmida de cor púrpura pálido está relacionada com o frio. A presença de manchas de cor púrpura na superfície da língua também indica estancamento do sangue.
Forma adequada da língua
Uma língua inflamada, logicamente, é maior do que o normal. Se uma língua inflamada apresenta ainda um aspecto frágil e uma cor pálida, e com odontogramas nas bordas, o diagnóstico aponta então para uma deficiência de yang de baço e de rim. Esta condição se deve a uma má circulação do Fluido Corporal, o qual produz águas prejudiciais, retenção de fluidos e umidade. Se a língua inflamada é de cor vermelha escuro em todo o espaço da boca, estamos ante um excesso de calor no coração e no baço.
Se a língua inflamada é de cor azul violáceo escuro, isto é um indicativo de toxicose.
Uma língua fina é menor e, claro está, mais fina do que o normal. Uma língua fina e pálida indica deficiência de Qi e sangue. Uma língua delgada e muito vermelha indica hiperatividade de fogo devido a deficiência de yin na qual se consomem o Fluido Corporal.
Uma língua de bordas entrecortadas indica que o Fluido Corporal está sendo consumido por excesso de Calor. Uma língua entrecortada pode ser algo completamente normal se as gretas não são profundas e se se mantêm sem mudanças importantes.
Uma língua denominada como espinha ou graficamente representada pelo símbolo (as papilas gustativas se inflamam a tal ponto que ao tato parecem espinhas) e vermelha indica acumulação de calor patogênico interno. Quanto mais profuso seja o calor patogênico, mais dilatadas e profusas serão as .
Uma língua torta é um indicador de apoplexia ou de sinais precoces de acidente cérebro vascular ou embolia.
Uma língua rígida carece de flexibilidade e é difícil de se mover, retrair ou dobrar. Uma língua rígida em combinação com alguma doença exógena febril com freqüência indica a invasão do pericardio por calor, retenção de fleuma turva no interior, ou calor patogênico excessivo que consome o fluido corporal.
Uma língua rígida em combinação com alguma doença endógena indica embolia ou sinais precoces de embolia.
Uma língua flácida se move debilmente e, com freqüência, indica deficiência extrema de Qi ou sangue, ou desgaste de fluido Yin, o qual priva a língua de nutrição. Se a língua é flácida e ademais pálida, isto indica deficiência de Qi e sangue. Se é de cor vermelha escuro, indica colapso do yin.

Autor: Carlos Silva


Artigos Relacionados


Educação Oralista Para Surdos

Metodologia Aplicada No Ensino De LÍngua Inglesa Na Escola Estadual Tobias Barreto

Ensino Bilingue: Língua Portuguesa Para Surdos

Preconceito Lingüístico

Língua

O Ensino De Língua Inglesa Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Como E Porque Ensinar

Sentido Do Gosto