A URBANIZAÇÃO DE LAVRAS NOVAS E O COMÉRCIO LOCAL



Hugo Lopes
Letícia Rodrigues
Roger Rafael Hugo
Samuel augusto
Centro Universitário de Belo Horizonte

RESUMO:
Este artigo tem como finalidade abordar assunto referente ao comércio e urbanização de Lavras Novas, distrito de Ouro Preto, com base em relatos de moradores da localidade, artigos e sites relacionados. Ainda foi realizada uma visita á cidade pelos alunos do Centro Universitário de Belo Horizonte onde os mesmos realizaram entrevistas com moradores do lugar.

ABSTRACT:
This articles aims to address treat involving the trade and urbanization of Lavras Novas district of Ouro Preto,Based on reports from local residents, articles and related sites. Still it was a visit to the city by the students of the University Center of Belo Horizonte where they conducted interviews with local residents.

1. INTRODUÇÃO
Lavras Novas é um sub-distrito de Ouro Preto e está situado a aproximadamente 22 km da sede do município e a 120 km de Belo Horizonte, na região sudeste do quadrilátero ferrífero, na serra de mesmo nome, no contraforte da Serra do Espinhaço, em sua porção sul. Abrange uma área aproximada de 46 km² e suas coordenadas geográficas são: S 20° 28.243? e W 043°31.085?.

Lavras novas é uma cidade cercada de mitos e lendas com relação a seu surgimento e existência. Alguns dizem que a cidade é reminiscência de quilombo devido sua disposição espacial que se assemelha com este tipo de organização comunitária e devido à maioria de sua população ser negra.

E para contradizer esta tese sobre seu surgimento, alguns se utilizam do argumento de que a cidade era muito vigiada, devido à extração de ouro na localidade, não sendo possível a formação de quilombos.

São muitos os mitos que dizem dar origem a cidade, mas a cidade surgiu efetivamente no SÉCXVIII por volta de 1780 onde a capela dedicada a Nossa Senhora dos prazeres foi construída e tinha uma irmandade formada.

Ultimamente Lavras Novas tem se despontado como uma das muitas cidades brasileiras fortes em potencial para o turismo devido sua beleza paisagística e sua calma interiorana que atrai quem quer fugir do barulho das grandes cidades.

Isto resulta em um potencial fonte de renda para a população local que até então era desprovida de recursos e fontes econômicas.
Através de entrevistas realizadas com moradores, percebe-se que a presença do turismo é muito bem aceita na cidade, pois atrai investimentos e renda, sejam eles por parte da venda de artesanatos ou alugueis de pousadas.
Autor: Letícia Rodrigues Da Silva.


Artigos Relacionados


Atrativos De Belo Horizonte

Imóveis Em Belo Horizonte - Investir E Se Estabelecer -

Ouro Preto Recebe Ajuda Para Preservação De Patrimônio Histórico E Cultural Da Humanidade

Cidade De Torres Novas

Cidade De Seia

Cidades Históricas De Minas Gerais

Cidade De Figueira Da Foz