A Indústria Fonográfica Brasileira E Sua Estratégia De Marketing No Combate à Pirataria
A pirataria hoje tem causado um enorme prejuízo em vários setores do mercado, sejam têxteis, eletrônicos, fonográficos, etc. Este trabalho pretendeu mostrar como a pirataria tem evoluído, como tem ferido a lei de propriedade intelectual e como a tecnologia tem possibilitado este tipo de crime, facilitando sua disseminação. O tema proposto para este artigo procurou abordar o crescimento acelerado deste mercado ilegal e o que foi feito, até hoje, pelas empresas produtoras deste tipo de mídia.
A partir de algumas hipóteses, pudemos supor que a grande perda das empresas que trabalham com fonografia poderá ser revertida no momento em que houver sua conscientização no que se refere: a redução no preço dos produtos fonográficos originais, que são distribuídos pelas grandes empresas e que, em sua grande maioria não demandam, com o produto em si, um gasto tão astronômico que justifique preços tão elevados. Uma segunda hipótese seria a criação de meios eletrônicos que coibissem a cópia das mídias em aparelhos reprodutores comuns. A terceira, e principal, uma estratégia de mercado que possibilitasse ao consumidor entender os prejuízos que estão sendo causados aos artistas e a eles próprios, quando consomem um produto ilegal e de baixa qualidade. Foi utilizada a pesquisa aplicada, no que se refere à natureza, procurando os métodos e estratégias utilizadas para combater a pirataria fonográfica. A abordagem utilizou os dois tipos de pesquisa, qualitativa e quantitativa, levando em consideração a qualidade dos produtos originais e piratas, além da quantidade, em números, dos prejuízos causados. A pesquisa foi feita pela internet, em sites relacionados ao assunto.
Este trabalho se tornou importante por registrar o que tem sido feito no combate à pirataria, tanto pelas empresas de produtos fonográficos quanto por órgãos ligados a este meio e que, a partir destas informações, possibilite a abertura de novas idéias na criação ou desenvolvimento de novos meios de prevenção.
Autor: Alexandre De Léo Ribeiro
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