NOVAS ATITUDES DOCENTES





NOVAS ATITUDES DOCENTES

PERCÍLIO CARLOS DE FRANÇA NETO

Reconhecer o impacto das novas tecnologias da comunicação e informação na sala de aula (televisão, vídeo, games, computador, internet, CD-ROM etc.).
O tema abordado traz em si o avanço tecnológico em relação à educação, às vantagens que encontramos nesses recursos, onde o livro didático não é o único instrumento de aprendizagem.
Não podemos ignorar a TV, o vídeo, o computador, o telefone, enfim, muitos meios que facilitam o ensino aprendizagem, mas o professor tem que esta apta para todo esse avanço.
A tecnologia traz contigo também suas desvantagens e devemos estar atentos, para que isso não venha afetar na educação dos alunos.
O desenvolvimento tecnológico acarretou inúmeras transformações na sociedade contemporânea, principalmente nas ultimas décadas.
Foi na década de 40 nos EUA onde surgiram as primeiras referências da tecnologia educativa. A principal ferramenta foi os recursos audiovisuais.
Nos anos 50, houve uma incorporação que provocou o aparecimento de novos paradigmas educacionais, propiciando então a uma pesquisa mais ampla em relação à tecnologia educacional.
Na década de 60, houve um salto tecnológico nas comunicações, apoiado pelo radio e pela televisão e criando então a chamada "revolução eletrônica".
Nos anos 70 desenvolveu-se a tecnologia da informação com o surgimento da primeira geração de softwares educacionais; a partir daí vieram às mudanças nos anos 80 e 90 até nos dias atuais, em que temos inúmeros exemplos e incentivos para o uso da tecnologia da educação.
A sociedade de modo geral está constantemente se beneficiando dos progressos da tecnologia em muitas vezes ter consciência disso, ou seja, a tecnologia está presente direta ou indiretamente em atividades bastante comuns.
O campo da educação está muito pressionado por mudanças a qual é o caminho fundamental para transformar a sociedade, e a escola é o ponto de partida para que ocorra essa transformação. O professor deve está absolutamente apto para as mudanças, as praticas educativas e os processos educativos têm se feito chegar de maneira considerável no mundo contemporâneo.
A concepção do ensino e aprendizagem revela-se na prática de sala de aula e na forma como professores e alunos utilizam os recursos tecnológicos disponíveis, os quais devem servir para enriquecer o ambiente educacional propiciando a construção de conhecimentos, através de uma atuação ativa, critica e criativa por parte dos educandos e educadores.
A incorporação das inovações tecnológicas só tem sentido se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino; a simples presença de aparelho tecnológico na escola por si só, garantia de maior qualidade na educação; é necessário que haja uma capacidade crítica e procedimental para lidar com a variedade e qualidade de informação e recursos tecnológicos.
Conhecer e saber usar as novas tecnologias implica a aprendizagem de procedimentos para utilizá-los e principalmente de habilidades relacionadas ao tratamento da informação, integrá-las de forma inovadora para que haja, de fato, mudanças na educação e conseqüentemente na sociedade.
O desenvolvimento das tecnologias da informação permite que a aprendizagem ocorra em diferentes lugares e por diferentes meios, temos como exemplos educação a distancia o que possibilita a formação continua, trabalho cooperativo que permitem a atualização de conhecimentos, a socialização de experiências a aprendizagem permanente, etc. Portanto, cada vez mais as capacidades para criar, inovar, imaginar, questionar, encontrar soluções e tomar decisões com autonomia, assumem extrema importância.
A escola faz parte do mundo e para cumprir sua função de contribuir para a formação de indivíduos que possam exercer plenamente sua cidadania, participando dos processos de transformação e construção da realidade, deve estar aberta e incorporar novos hábitos, comportamentos, percepções e demandas para a vida em sociedade.
O campo tecnológico e uma parte fundamental na educação, só que o professor, não só o professor, mas como todos que estão no mercado de trabalho devem estar absolutamente aptos para receber essas transformações.
Com tudo isso não quer dizer que o professor esteja ficando de lado, mas sim acompanhando novos enriquecimentos educacionais. A cada dia que passa o nosso mundo, o nosso meio está mais avançado começando, por exemplo, com os cursos tele presenciais, o uso do telefone, o computador, etc. É um enriquecimento em recursos tecnológicos que estão disponíveis a enriquecer principalmente os nossos alunos.



















Autor: Percílio Carlos De França Neto


Artigos Relacionados


Tecnologias Na Escola

Internet Na Escola, Quem Tem Acesso?

Ação Docente Em Ambientes Virtuais De Aprendizagem

Professores Infoincluidos Refletem Em Melhoria Da Qualidade De Ensino

Reflexão Sobre Produção De Material Pedagógico

O Uso Das Tic Na ProduÇÃo De Material DidÁtico

A Tecnologia E A Educação No Século Xxi: Mudanças E Revoluções