Teologia Histórica - uma pequena introdução
A Teologia Histórica tem como objetivo apresentar a ligação existente entre contexto e teologia (MCGRATH, 2005, p. 181). Ela trata da origem, do desenvolvimento e da dispersão das doutrinas cristãs. Para entendemos essa relação contexto/teologia, tomemos como exemplo as doutrinas da 'Trindade' e a doutrina das 'duas naturezas de Jesus Cristo' (Divino e Humano). Com poucas exceções, essas duas doutrinas são amplamente aceitas como verdadeiras pela maioria dos cristãos, mesmo quando não são bem-entendidas. Assim, para esclarecer as doutrinas, a Teologia Histórica tem como função investigar a origem das mesmas, considerando o contexto, as controvérsias e principalmente a importância dessas doutrinas para Igreja.
A Teologia Histórica, como o próprio nome sugere, é feita também de história**. Ela tem estreita conexão com duas áreas muito importantes: a história da Igreja e a teologia cristã (MATOS, 2008, p. 15 ). Conforme o teólogo Henry Clarence Thiessen, a Teologia Histórica também "abrange história bíblica, história das missões, história da doutrina e a história dos credos e confissões" (THIESSEN, 2001, p. 21). É quase que impossível separar a Teologia Histórica dessas outras áreas.
Portanto, de modo resumido, pode-se afirmar que a Teologia Histórica é uma ferramenta pedagógica, pois procura oferecer informações sobre o desenvolvimento dos grandes temas teológicos. "A teologia histórica não é simplesmente uma história da teologia cristã, mas ela mesma implica fazer teologia" . Assim, a teologia histórica "é o estudo histórico de como os cristãos em diferentes períodos entenderam os vários tópicos teológicos" .
___________________________
* Essas definições podem variar de acordo com cada autor. Alguns preferem apenas designar ?teologia histórica?. Cf. MATOS, Alderi. Fundamentos da Teologia Histórica. São Paulo: Mundo Cristão, 2008.p.15.
** Conforme o historiador francês Jean Glénisson, existe uma relação muito próxima entre o cristianismo e o desenvolvimento da ciência que conhecemos hoje por História. É sabido que com a ascensão da mentalidade cristã os estudiosos entenderam ser necessário uma divisão da História baseada nas escrituras. Mais detalhes, ver: GLENISSON, Jean. Iniciação Aos Estudos Históricos. 6. ed., Rio de Janeiro: Editora Bertand S.A., 1991. p. 43-44.
______________________
Bibliografia
GLENISSON, Jean. Iniciação Aos Estudos Históricos. 6. ed., Rio de Janeiro: Editora Bertand S.A., 1991.
MATOS, Alderi. Fundamentos da Teologia Histórica. São Paulo: Mundo Cristão, 2008.
MCGRATH, Alister. Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica. São Paulo: Shedd. 2005.
THIESSEN, Henry. C. Palestras em Teologia Sistemática. São Paulo: Editora Batista Regular, 2001.
Autor: Ivan Macedo Fraga
Artigos Relacionados
Teologia PrÁtica
Teologia Prática E Teologia Pastoral: Qual A Relação?
Teologia HistÓrica, Seu Significado
Estudo Sobre Teologia Sistematica
Conceituando A Palavra Teologia
Teologia Sistemática: Uma Pequena Introdução
?teologia?: Etimologia E DefiniÇÕes