Promoção de Cargos - Gestão de RH



A promoção de cargo é um enfoque para o redesenho de cargos para incrementar a motivação intrínseca e a satisfação no emprego . A motivação intrínseca é um termo utilizado para descrever o esforço gasto no cargo de um empregado para cumprir necessidades de crescimento tais como realização, competência e atualização.

Os cargos se enriquecem permitindo aos empregados uma maior responsabilidade de auto-direcionamento e a oportunidade de executar um trabalho interessante, que represente uma meta, e seja significativo, a promoção de cargo inclui passos como os seguintes: combinar vários cargo num cargo maior para que compreenda mais habilidades proporcionar em cada empregado uma unidade natural de trabalho, permitir aos empregados uma maior responsabilidade no controle de qualidade e a autodeterminação dos procedimentos de trabalho, permitir aos empregados trato direto com os clientes, proporcionar canais de retroalimentação para que um empregado possa controlar e auto-corrigir sua conduta no trabalho .

Ciências Do Comportamento

O homem se encontra imerso num universo que lhe resulta confuso a primeira vista; no entanto para sua sobrevivência trata de explicar-se a fim de poder manipular para seu próprio benefício os fenômenos que ocorrem nele. A própria curiosidade do homem é outro fator importante que lhe impulsiona a procurar uma explicação do que ocorre ao redor; pode inclusive recorrer à magia. A Monografias Ac tem como escopo auxiliar em sua pesquisa para sua monografia ou TCC

Por exemplo: se não chove, pode tratar de afagar ao deus da chuva mediante alguns ritos ao fim de conseguir sua benevolência; pode igualmente, recorrer em procura de explicações para aquilo que percebem em forma imediatamente. Por exemplo; via a terra e pensava que era plana. Sabemos que os sentidos nos enganam, nem a magia nem as percepções imediatas mostraram sua eficiência.

Então o homem recorre à ciência ; isto é à descrição objetiva e racional do universo. Para poder manipular os fenômenos é necessário saber em que circunstâncias se produzem; por isso urge descrevê-los adequadamente. Ademais se requer do que a descrição seja objetiva; isto é separada de nossas percepções imediatas, bem como de nossos prejuízos, gostos, idéias políticas ou religiosas, etc. Igualmente é requisito que essa descrição seja racional; ou, o que é o mesmo sistematicamente e baseada num raciocínio lógico.

O cientista percebe o que sucede no universo, pode imaginar ou opinar que o fenômeno sucede sob tais ou quais circunstâncias; estabelece explicações tentações, suposições e trata depois de conseguir que essas circunstâncias se repitam ao fim de determinar se ocorre ou não o fenômeno em questão. Portanto, o processo mediante o qual vai estruturando-se a ciência não é caótico ou casual senão, pelo contrário requer de uma série de passos realizados de forma sistemática e cuidadosa.

Diversos passos podem ser aplicados para tal estudo, assim como a elaboracao de uma monografia ou um TCC de Administracao de pessoas
O comportamento não é senão outro dos fenômenos que ocorrem no universo. O homem se dá conta que seus semelhantes e ele mesmo se conduzem de certa forma (por exemplo algumas pessoas preferem comprar um produto da marca X em lugar da marca Z; algumas outras são cumpridas em seu trabalho e outras não etc. ) e tratam de conhecer as causas das diversas condutas que observam, a fim de propiciar aquelas que consideram positivas e evitar a aparição das julgadas em forma negativa; para isso, pode recorrer também à magia ou à ciência . É inútil fazer questão de que só esta última pode conduzir a resultados adequados.

As ciências do comportamento tropeçam freqüentemente com maiores dificuldades do que as ciências físicas. Enquanto ultimas se enfrentam a sistemas com menores entradas, as primeiras se dedicam ao estudo de sistemas com um grau maior de abertura, o que equivale a dizer que os fatores que os influem são muito mais numerosos. Por conseguinte os sistemas estudados pelas ciências da conduta contêm um grau maior de incerteza ou, o que é o mesmo, são mais probabilísticos que os sistemas das ciências físicas; não obstante, estabeleceram-se diversos marcos teóricos que permitem entender o intercâmbio entre os sistemas, os subsistemas e os suprasistemas estudados pelas ciências do comportamento, bem como o processo de seus insumos e os resultados do mesmo.

O marco teórico permitirá ao administrador perceber relações no sistema denominado "organização" que de outra maneira, passariam inadvertidas.

Autor: Carlos Silva


Artigos Relacionados


A Naturalogia

Análise De Cargos: Uma Ferramenta Imprescindível

A MetafÍsica E As Outras CiÊncias

Motivação Na Prática: Voltada Ao Ambiente Corporativo

O Estudo Da Psicologia Na FormaÇÃo Do Administrador

Nasce Uma Teoria Realista Para A Criação

Competências Organizacionais