O psicopedagogo na lida



A psicopedagogia é ainda hoje uma profissão relativamente nova. O valor dos benefícios da psicopedagogia é vista dentro das escolas, no trabalho com crianças e adolescentes. Se bem que existem milhões de crianças e adolescentes no Brasil e grande parte delas com problemas de aprendizagem. O psicopedagogo ainda não se apresenta como um elemento básico quanto aos professores no campo do desenvolvimento da criança. Por conseguinte a oferta de emprego neste campo profissional é pouca, refletindo-se na falta de vagas em concursos públicos.

O índice de crianças com problemas de aprendizagem no Brasil é de 1 em cada 10 crianças em idade escolar. A necessidade está latente, mas o aumento de procura por psicopedagogos é baixo. Não quer dizer que tendo mais psicopedagogos a juventude brasileira será poupada de qualquer disfunção no processo de aprendizagem. A família é um dos principais atores neste processo, porém o psicopedagogo fornece a orientação necessária e os diagnósticos pertinentes para guiar o educando na resolução dos problemas de aprendizagem.

A participação do professor é certamente básica, desde a observação, avaliação e identificação de comportamentos que possam ser bem encaminhados. Mas sendo o professor um dos funcionários públicos mais mal pagos, a expectativa de dedicação e afinco neste papel "é de rir", isto apesar daqueles que trazem a vocação no sangue e no coração.
Em 2011 e sempre a educação devia ser uma prioridade. As instituições educativas deviam levar mais em conta a importância do psicopedagogo. Mas os concursos públicos para essa área apresentam na maioria das ocasiões uma só vaga, a concorrência é acirrada.

Muitas vezes nem é bem definido se requer diploma em psicologia ou em pedagogia para participar. As provas variam enquanto a parte de conhecimentos específicos, mesmo que tenham autores em comum. Desde Bossa, Nadia ; Sisto, Fermino ; Fernandez, Alicia ; Fonseca, Vitor da ; Bassedas, Eulalia ; Barkley, Russel ; Levin, Esteban ; Moyles, Janet ; Perrenoud, Philippe ; Rotta, Newra ; Sukiennik, Paulo ; Wagner, Adriana ; Scoz, Beatriz ; Weiss, Maria Lucia dos Santos, Dilaina ; Savoia, Mariangela ; ou Strick e Smith.. Neste caso o concursando até tem várias opções para facilitar sua preparação. Uma delas é passaremconcursopublico.com que se especializa na psicopedagogia e nos conhecimentos específicos.

O psicopedagogo na lida é aquele que vai atrás dessas crianças e adolescentes que precisam tanto de ajuda. Dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia, TDAH e mais dificuldades são parte do que o psicopedagogo pode corrigir e orientar. Mas, nesta profissão que em sua maioria tem mulheres, precisaria também ter maior valorização, reconhecimento. Melhores salários, aumento de vagas em concursos públicos para psicopedagogos, definição e consideração do espaço do psicopedagogo no processo de aprendizagem e sobre tudo nas escolas.


Autor: Beto Pirandello


Artigos Relacionados


Psicopedagogia...

Pesquisa De Campo: Dificuldades De Aprendizagem

Regulamentação Da Profissão De Psicopedagogo

Regulamentação Da Profissão De Psicopedagogo

Qual A Função Do Psicopedagógo ?

Qual A FunÇÃo Do PsicopedagÓgo ?

O Psicopedagog E As IntervenÇÕes Nas Dificuldades De Aprendizagem