Noites encarnadas
Na minha mente confusa de homem de letras vagueiam inúmeras idéias. Não duvido se resolvo no meio desse esboço começar o meu conto. É um lance de impulso. Mas, eu não quero enganar a mim mesmo, eu não tenho uma boa história. Não. Isso eu tenho, o que eu não tenho é a frase inicial. Toda história é interessante quando a frase de abertura é bem burilada. Li certa vez que o escritor irlandês Oscar Wilde disse que poucos não se deixam guiar pela primeira impressão. Acho que ele falava de livros e de gente. Não sei, sempre que escrevo penso nessas palavras de Wilde. Acho que falta um bom começo para narrar a história dos gatos que minha amiga cria. Será que essa história de gatos é mesmo boa? Ou será que devo narrar as estórias das vendas das telas a óleo que minha mãe pinta? Ou será que devo ser acadêmico tipo Álvares de Azevedo narrando contos fantásticos ou conto policial tipo Ágata Christie? Acho que gostaria de escrever sobre as heresias religiosas do povo. Esse soa cômico. Será que o povo espera sorrir? Sim, creio que o povo queira sorrir, mas e a comissão julgadora? Quero escrever algo que impressione primeiro a comissão julgadora e depois o público. Meu conto deve estimular o leitor a prosseguir com a leitura e esse estímulo depende da frase inicial, de abertura, ela é o cartão de visita de uma obra. Dizem que é a mais difícil, depois que conseguimos parir esta, o resto é moleza. Se o espírito não me engana foi o escritor Garcia Márquez que passava meses elaborando a primeira frase: "ela deve ser o laboratório onde se resolve tudo". Li isto em algum lugar.
Mas, já se passaram trinta dias e eu não consegui escrever nada a não ser o título, como vou conseguir dentro de vinte e quatro horas? Só se acontecesse um milagre. Mas, o que falta? Falta a definição do meu conto e a maneira nova de dizer, porque tudo já foi dito como eu disse no início. Outro dado importante numa obra são os detalhes. Nisso eu vou caprichar, tipo Saramago. Vou investir numa grande metáfora e nela vou insistir até o fim, sem medo, sem hesitação. Como devo começar? Descrevendo uma paisagem como os romances realistas franceses? Ou algo bem nosso como Graciliano Ramos em Vidas Secas: "Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes..." Em poucas palavras ele descreveu a imagem completa da caatinga. Não. Vou optar por abrir o capítulo descrevendo os traços fisionômicos de uma personagem. Todos os contos ruins começam de maneira parecida, já os bons começam cada um de um jeito diferente. Aqueles que causam estranheza são os melhores. O relógio me diz algo. Acabo de ler o esboço do meu conto, o qual se intitularia "Noites Encarnadas", tive uma idéia de enviar esta tentativa para concorrer. Mudaria apenas o título para "A tentativa", ou "Contagem Regressiva", talvez eu use um pseudônimo: Alberto Caeiro ou S. Drummond ou Kafka, ainda não sei...
Autor: Helena Conserva
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