ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA EM LAR DE ASSISTENCIA PERMANENCIA AO IDOSO
Segundo Freitas, Miranda e Nery (2002), o envelhecimento é um processo ativo e progressivo onde ocorrem modificações fisiológicas, psicológicas e morfológicas decorrentes da ação do tempo, tendo como principal conseqüência a interferência no desempenho funcional do indivíduo.
Mobilidade, capacidade de deslocamento do indivíduo pelo ambiente, execução das atividades diárias e manutenção da independência são componentes extremamente importantes na função física. Entretanto, na senescência ou na senilidade ocorre uma diminuição destas, afetando desfavoravelmente o equilíbrio do controle postural, diminuição da amplitude de movimento e acompanhadas do declínio da mobilidade (Oliveira, Goretti e Pereira, 2006).
Para Gonçalves e Vilarta (2004), o exercício físico produz aumento nas funções essenciais de aptidão física dos idosos. Realizadas regularmente promovem melhora do equilíbrio, coordenação, resistência e na força física, bem como na manutenção da saúde.
Para prolongar a qualidade de vida com saúde, devem-se promover fatores que possibilitem o retardo do processo de independência, autonomia do idoso, reduzir seu processo degenerativo e favorecer o tempo de vida saudável.
Autor: Diane Regina Graeff
Artigos Relacionados
Brasil De Cabelos Brancos: O Envelhecimento Populacional Brasileiro
Funcionalidade E Flexibilidade Em Idosos
O Processo De Envelhecimento E A Prática Correta Dos Exercícios.
Atividades Da Vida DiÁria E A RelaÇÃo Com A EducaÇÃo FÍsica Escolar: Uma PercepÇÃo Dos Idosos
Benefícios Da Atividade Física Na Melhor Idade - Cooperuso Saúde
Envelhecimento SaudÁvel É O Prato Do Dia
Grupo Melhor Idade