O que é mídia? Para que serve?



O que é mídia? De onde vêm? Para que serve a mídia? Quem trabalha com mídia?
A partir desses aspectos, podemos investigar os principais instrumentos que o conhecimento humano coloca a nossa disposição a cerca deste assunto (mídia). Pode-se dizer que a mídia faz parte do nosso dia a dia desde a antiguidade, o homem se preocupa em encontrar instrumentos intelectuais que o ajudam a propagar e a o livrar de informações falsas.

A palavra mídia é derivada do latim "media", plural de "medium" e que tem como significado as palavras "meio" ou "forma". A mesma palavra é derivada de outros vocabulários como o inglês "media", que no Brasil é mais utilizado através da palavra "mídia", derivada da pronuncia inglesa. Baseando-se no significado da palavra, começamos a definir melhor o que vêm a ser mídia.

A verdade é que a mídia faz parte do processo de comunicação que se apresenta em três etapas subdivididas, como processo de comunicação devemos entender que este compreende todos os elementos da comunicação, como emissor, mensagem e o receptor.

Como emissor, podemos definir que este é a pessoa que pretende comunicar uma mensagem, pode ser chamada de fonte ou de origem. Dentro desse contexto de emissor nos deparamos com o "significado" que corresponde à ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar. Além desse "significado" temos também o codificador que é constituído pelo mecanismo pelo qual a mensagem é elaborada para que possa ser transmitida.

No contexto do processo de comunicacção do qual a mídia faz parte, encontra-se a "mensagem" que vem a ser a ideia em que o emissor deseja se comunicar, através do canal (conhecido no atual processo de comunicação como veículos de comunicação ou meios midiáticos).

E para finalizar este processo de comunicação temos o chamado "receptor" que é o índividuo que recebe a mensagem enviada através dos meios midiáticos.

No meio midiático encontra-se o chamado "profissional de mídia", profissional que na maioria das vezes trabalha em agências de propaganda e de comunicação. Conforme Lupetti (2001, p. 126), "[...] a função do mídia é propor caminhos para que a mensagem chegue ao público-alvo. Para propor tais caminhos, a mídia procura identificar meios e veículos de comunicação que atinjam o público na quantidade e na qualidade exigidas pelo anunciante".

O objetivo, na verdade, é encontrar a melhor combinação de veículos, empregando de forma correta e eficiente a verba do cliente de acordo com as necessidades do anunciante, negociando e dando todas as instruções de negociações junto aos veículos de comunicação. A partir desses pontos, é que o departamento de mídia de uma agencia de propaganda elabora o plano de mídia.
Este departamento também é o responsável pelo respectivo controle das verbas do anunciante, o que implica em um excelente planejamento e uma habilidade de negociação. Conforme Lupetti (2001, p. 126), "Uma vez definida a estratégia de mídia, parte-se para a definição de táticas, que compreende audiência, custo por mil, freqüência, horário, custos, e outros".

O plano de mídia é, portanto, um conjunto de ações que utiliza-se de abordagens elaboradas de acordo com o público a que esta é destinada compostas de ações de comunicação que tem como objetivo realizar a consolidação da mensagem enviada ao receptor.

Autor: Carlos Antonio Furtado Dutra


Artigos Relacionados


ComunicaÇÃo

Publicidade Criativa!

Outra Causa Para O Caos Atual

Mídia De Massa E As Histórias Em Quadrinhos - O Lado Histórico Das Publicações

A Mídia E O Mercado Nos Desafios De Um Mundo Globalizado.

O Direito Das Crianças E Adolescentes à Mídia De Qualidade

Os Meios De ComunicaÇÃo: InformaÇÃo Ou MassificaÇÃo Amoral?