Análise de cargos: uma ferramenta imprescindível



Antes de se iniciar qualquer atividade voltada ao gerenciamento de recursos humanos, é necessário que se compreenda o que vêm a ser um cargo, este mesmo critério também, se dá para uma análise e avaliação de cargos, pois para desempenhar tais atividades, se faz necessário entender o que entendemos por cargos.
Em uma empresa todos os dias são desempenhados, um número bem diversificado de tarefas, o que irá constituir um número de trabalho. Conclui-se, assim, que toda empresa dispõe de postos de trabalhos na mesma proporção de colaboradores destinados a preencher seu quadro funcional.
Chiavenato diz então que: "[...] um grupo de posições (ou postos de trabalho) que são idênticos no que se diz respeito às suas tarefas às suas tarefas principais ou significativas, portanto, um cargo pode ser considerado como sendo um grupo de posições ou postos de trabalhos que são suficientemente semelhantes para serem englobados numa mesma análise. Apesar disto, o analista deve sempre tratar um cargo como sendo desempenhado por um único trabalhador, embora seja a sua análise um composto de diversas posições".
Torna-se então, importante desempenhar a atividade de análise de cargos. O que é análise de cargos? Podemos dizer que este é o processo que visa variados aspectos como: obter, analisar e registrar informações que são relacionadas com os cargos.
Sendo assim, a análise de cargos torna-se um instrumento importante e atualmente indispensável para a gestão de pessoas de uma organização, pois tem por propósito central realizar uma pesquisa das atividades de execução dos trabalhos realizados pelos colaboradores de uma empresa, bem como investigar as demandas sobre a mão-de-obra, independente do tipo e nível do cargo.
Sendo uma classificação impessoal, a análise de cargos está direcionada unicamente no cargo e não em seu ocupante. Contudo vale ressaltar novamente que a análise de cargos se preocupa como já mencionado em analisar as atividades desempenhadas em cada cargo e não em seu ocupante.
Antes de continuarmos, convém fazermos a distinção entre: análise de cargos, avaliação de cargos e classificação de cargos.
Análise de cargos: é o processo que tem como objetivo determinar e registrar informações relacionadas com a natureza de um cargo especifico;
Avaliação de cargos: é o processo pelo qual é definido o valor que um cargo tem para a empresa, avaliando a relação que este cargo tem junto aos outros cargos pertencentes a mesma empresa;
Classificação de cargos: é o processo de agrupamento dos diversos cargos pertencentes a uma organização, de acordo ao mesmo nível salarial. Esses cargos podem ser de natureza diversa, mas tem em comum uma remuneração bastante parecida.
Desta maneira pode-se dizer que a avaliação de um cargo se inicia com a análise de cargos. Posteriormente, esses cargos são comparados entre si (avaliação), agrupados em classes (classificação) para as quais serão definidos os critérios de remuneração do cargo.
Como podemos perceber a análise de um cargo depende de um estudo cuidadoso de cada cargo, cujo propósito é verificar os seguintes critérios:
1. O cargo que envolve;
2. O que o ocupante do cargo faz;
3. Como executa suas tarefas;
4. Que condições são exigidas para a execução do trabalho; e
5. Que qualificação especifica são necessárias ao ocupante do cargo.

Referência: Chiavenato. Administração de Recursos Humanos-Atlas-1981.
Autor: Carlos Antonio Furtado Dutra


Artigos Relacionados


Análise De Cargos

Competências Organizacionais

Competências Organizacionais

Desvio De FunÇÃo E TransposiÇÃo De Cargos Constitui Ato Ilicito Administrativo

Análise E Descrição De Cargos: Como Fazer Corretamente

Plano De Cargos E Salários

A Liderança Segundo Maquiavel 2