"RESPOSTA A MENSAGEM: 'COMO LIVRAR-SE DO SOFRIMENTO'



A falta de conhecimento da Palavra não acarreta em nós a inércia, mas sim a falta de conhecimento do nosso Senhor.
Quando cita o livro de Oséias dizendo que "sofremos porque estamos sem o entendimento espiritual para dar fim àquela aflição que nos atinge", engana-se ao pensar dessa forma. O fato de pegar um versículo bíblico isola-lo gera heresia e erros graves. Como cristãos devemos analisar o contexto do texto, no caso do livro de Oseias, vemos que Deus se irou com o povo devido a prostituição, a idolatria a outros deuses, ao pecado escancarado do povo. O Capitulo 4, citado por você, podemos observar que o sofrimento do povo foi causado pelo seus pecados diante do SENHOR. No versículo 2 do mesmo capitulo vemos o pecado do povo: "O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamento e homicídios sobre homicídios." Lendo o versículo 7 Deus diz que quanto mais multiplicaram, "tanto mais contra mim pecaram: eu mudarei a sua honra em vergonha". Podemos concluir com os versículos 10-12, os quais confirmam a prostituição do povo: "Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à sensualidade, mas não se multiplicarão, porque ao SENHOR deixaram de adorar. A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento. O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta; porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus."
O diremos do sofrimento do apostolo Paulo??? Que ele não tinha entendimento do Senhor??? Não!
Em II Coríntios 12:7-10 vemos que um espinho na carne de Paulo foi posto, para que ele não viesse a se ensoberbece, para que não viesse a gloriar-se. Vemos que Paulo pediu ao Senhor que tirasse o espinho da carne, no entanto, a resposta de Deus foi que "a minha graça te basta". No versículo 10 vemos que Paulo declara: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias, por amor de Cristo. Porque quando sou fraco, então, é que sou forte." Diante dessa declaração, podemos dizer que Paulo requereu de Deus alguma coisa? Que Paulo determinou sua "vitória", sucesso... para Deus? Não! Porque Paulo sabia que "todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que foram chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28). Paulo se gloriava na cruz de Cristo, não em ter coisas, não em livrar-se do sofrimento.
Quando diz que "viemos para ser vaso de honra nas mãos de Deus, sermos bem sucedidos, lembrados, queridos, não passando necessidade em nada", a saber que vaso de honra refere-se a SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS: "Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? Quem é tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro para desonra? Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios" (Romanos 9:19-24).
Ser prospero não significa ter posses, bens, ser rico... não é essa prosperidade que a Palavra de Deus nos ensina.
Quem somos nós para exigir de Deus alguma coisa? A única coisa que merecemos é a ira do Senhor.
"Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33, Lucas 12:31).
"Em resumo, viemos para sermos honrados por Deus em tudo." Não! "assim, como nos escolheu,nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da gloria da sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado." (Efésios 1:4-6)
"Nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as cousas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo." (Efésios 1:11-12).
"Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o que se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos." (II Coríntios 1:6). "Por isso, não desanimados; pelo contrario, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas cousas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." (II Coríntios 4:16-18).
O salmista Davi, reconhece a Soberania de Deus, reconhece suas fraquezas, debilidades e dependência de Deus, não há menção alguma de que Davi peça ao Senhor o livramento de seus sofrimentos. Um dos salmos mais conhecidos demonstra o reconhecimento de Davi frente as dificuldades, a sua confiança em Deus: "ainda que eu ande pelo vale das sombras da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam." (Salmos 23:4).

"1º reconhecer sinceramente a Deus como força da sua vida e libertador do seu sofrimento."
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não perca, mas tenha vida eterna." (João 3:16).

Jesus nos diz: "No mundo, passais por aflições; mas tende bom animo; eu venci o mundo" (João 16:33).
Em Lamentações vemos Jeremias falando sobre suas aflições: "Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? Acaso, não precede do Altíssimo tanto o mal como o bem? Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados." (Lamentações 3:37-39)
Jeremias, mesmo diante de tanta aflição, tribulação sabia que sua esperança estava no Senhor. (Lamentações 3:21).

"2º invocar o Nome do Senhor"
O segredo da força espiritual esta em reconhecermos a nossa fraqueza pessoal: "Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor." (Isaias 40:29).
"Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus" (II Timóteo 2:1).
"Não seja, porém, o eu quero, mas o que tu queres" (Marcos 14:36)

"3º clamar a Deus"
"... Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres" (Tiago 4:2b-3)

Devemos pedir em conformidade com a vontade de Deus e não para nossos próprios desejos, prazeres.

"Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:10).

"4º receber o socorro de Deus"
"Evangelho quer dizer boa noticia, ou seja, soluções para os sofrimentos humanos. É o próprio Senhor nos alcançando com coisas favoráveis"

"ANTES DE TUDO, VOS ENTREGUEI O QUE TAMBEM RECEBI: QUE CRISTO MORREU PELOS NOSSOS PECADOS, SEGUNDO AS ESCRITURAS." (I Corintios 15:3).
"SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA APENAS A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS" (I Coríntios 15:19).

"Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a gloria a ser revelada em nós." (Romanos 8:18).
Cristo nos libertou dos sofrimentos??? Ou dos pecados???
"Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? (Romanos 8:35).
"Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as cousas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 8:38-39).
Portanto, o que Deus nos deu foi a vida eterna em Cristo Jesus, não disse que não teríamos aflições, tribulações.



"Somos chamados para seguir o exemplo de Cristo, para a companhia de Seus sofrimentos, e para ser participantes em Seu serviço. Assim como a Cristo "a si mesmo se esvaziou" (Filipenses 2:7), assim devemos fazer. Assim como Ele "veio para servir, e não para ser servido" (Mateus 20:28), assim devemos ser. Assim como Ele "não agradou a si mesmo" (Romanos 15:3), assim devemos fazer. Assim como Ele lembrou dos outros, assim devemos lembrar: "Lembrai-vos dos encarcerados, como se presos com eles; dos que sofrem maus tratos, como se, com efeito, vós mesmos em pessoa fôsseis os maltratados" (Hebreus 13:3).
"Portanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á" (Mateus 16:25). Palavras quase idênticas a estas são encontradas novamente em Mateus 10:39, Marcos 8:35, Lucas 9:24; 17:33, João 12:25. Certamente, tal repetição mostra a profunda importância de notar e prestar atenção a esta dito de Cristo. Ele morreu para que nós pudéssemos viver (João 12:24), e assim devemos fazer (João 12:25). Como Paulo, devemos ser capazes de dizer "Em nada tenho a minha vida por preciosa" (Atos 20:24). A "vida" que é vivida para a gratificação do ego neste mundo, está "perdida" para eternidade; a vida que é sacrificada para os interesses próprios e rendida a Cristo, será "achada" novamente, e preservada durante toda a eternidade" (Arthur W. Pink ? "Vá para Cruz e morra")

"ENTÃO, DISSE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS: SE ALGUEM QUER VIR APÓS MIM, A SI MESMO SE NEGUE, TOME A SUA CRUZ, E SIGA-ME" (Mateus 16:24).

Deus abençoe!

Olivia Eulália Cenchi Cavalhieri
24/01/2011







Autor: Olivia Cenchi Cavalhieri


Artigos Relacionados


Somos Escolhido De Deus.

Resposta Ao Artigo: "passos Para SalvaÇÃo"

Deus Nos Concede Tudo De Bom.

Resposta: "voce NÃo Precisa Mudar So Precisa Deixar Ele Te Mudar"

Mais Que Vencedores!!!

O Que Preciso Fazer Para Ser Salvo?

É Na Esperança Que Somos Salvos