O OTARIADO



O OTARIADO
O termo não é meu. A primeira vez que fiquei sabendo dele foi lendo um artigo do João Ubaldo Ribeiro. E nada mais próprio para definir todos nós, o otariado.
Vamos raciocinar: os impostos no Brasil estão beirando a casa dos 40% de tudo que produzimos, certo? No momento em que eu escrevia este artigo, o Impostômetro (www.impostometro.org.br) já caminhava para registrar R$104 bilhões apenas em janeiro/2011 e o mês nem ao menos acabou. Significa que este imenso volume de dinheiro vai para apenas três instâncias ? municipal, estadual e federal ? cujos administradores têm a incumbência de distribuir a riqueza, beneficiando toda a sociedade. Eu diria que, na hipótese de serem todos honestos e bem intencionados, nem que eles tivessem dons divinos seriam capazes de bem cumprir tarefa tão grande e complexa.
Desse dinheiro todo, quanto você acha que volta para nos beneficiar? O impostômetro nos diz que poderiam resolver o déficit de casas populares, ou poderiam resolver o problema do saneamento básico, que é também de saúde, e assim por diante... Mas eles não fazem, nem vão fazer, porque antes têm que custear a máquina pública, têm que pagar salários e aposentadorias. Na verdade, o governo nada mais é do que um grande administrador de folha de pagamentos. Uma folha inchada por sua própria incompetência e pelas necessidades políticas.

Sem contar que aquela dinheirama toda nas mãos de poucos aguça os seus motivos mais torpes. Tem gente que é capaz de furtar merenda escolar e até remédios de hospital público.

E nós aqui. A política não nos interessa, pagamos nossos impostos, cumprimos nosso dever e damos graças a Deus por viver numa democracia. Melhor dizendo, nós legitimamos o que dizem ser uma democracia para que ela legitime nossos representantes. E eles vão cumprir (ou descumprir) as suas obrigações para conosco, o otariado.

Autor: Marcelo Diniz


Artigos Relacionados


O Imposto É Imposto A Todos NÓs !

Geração Coca-cola ( Sem Gás )

Rio De Janeiro

O Caos Na SaÚde PÚblica

A Crise No Sus

O Papel Da Sociedade Na Política

Quero Ver O Elefante Todo.